O que é a técnica de Kaltenborn?

Quais os efeitos fisiológicos do método Kaltenborn?

A ação manual sobre os tecidos é realizada dentro dos limites da mobilidade fisiológica. Este conjunto de métodos e de atos poderão desencadear assim mesmo respostas vegetativas e estimular também a circulação linfática e/ou sangüínea.

Quais são os graus de mobilização de acordo com Kaltenborn?

Seu método preconizava a criação de três graus de mobilização articular: os graus I e II, utilizados para alívio de dor e o grau III, para ganho de amplitude de movimentos.

Qual o objetivo da mobilização?

É um tipo de exercício que serve para movimentar as articulações dos braços (ombro, cotovelo, punho) e das mãos; das pernas (quadril, joelho, tornozelo) e pés. Para que serve a mobilização? A mobilização serve para movimentar as articulações e evitar que fiquem enrijecidas (enferrujadas).

O que é a técnica de Maitland?

O Conceito Maitland é uma técnica de manipulação e mobilização articular, que pode ser realizada em qualquer articulação respeitando as direções, as amplitudes do movimento a orientação das superfícies articulares e a individualidade anatômica de cada indivíduo, aplicando de forma eficiente o grau de mobilização …

Quais os efeitos fisiológicos importantes da terapia manual?

Diversos mecanismos neurofisiológicos estão envolvidos com os efeitos das técnicas de terapia manual. Os principais efeitos da aplicação das técnicas são: hipoalgesia, inibição do espasmo muscular por influência na excitabilidade do motoneurônio, melhora do controle motor e repercussões no sistema nervoso autônomo.

Quais são os efeitos da mobilização passiva?

A mobilização passiva de membros inferiores e de membros superiores provocou aumentos da frequência cardíaca, do duplo produto e do consumo ou captação de oxigênio pelo miocárdio com diferença estatisticamente significante. Entretanto a pressão arterial média não apresentou diferença significativa.

Quais são os graus de mobilização articular?

Método Maitland

  • Grau I: mobilização de pequena amplitude que não chega à barreira restritiva;
  • Grau II: mobilização de grande amplitude que não chega à barreira restritiva;
  • Grau III: mobilização de grande amplitude que chega à barreira restritiva;
  • Grau IV: mobilização de pequena amplitude que chega à barreira restritiva;

Quantos e quais são os graus de mobilização articular?

Grau I: mobilização de pequena amplitude que não chega à barreira restritiva; Grau II: mobilização de grande amplitude que não chega à barreira restritiva; Grau III: mobilização de grande amplitude que chega a barreira restritiva; Grau IV: mobilização de pequena amplitude que chega a barreira restritiva; Grau V: …

Qual o objetivo da mobilização articular?

A mobilização articular refere-se aos movimentos acessórios passivos que visam à recuperação da artrocinemática, ou seja, dos movimentos de giro, rolamento e deslizamento entre as superfícies articulares3,4.

Quais são os objetivos da mobilização articular?

As técnicas de mobilização articular são eficazes para recuperar a mobilidade articular e reduzir a dor, pois a restauração dos movimentos acessórios permite restabelecer a amplitude normal do movimento.

Qual a diferença entre a técnica Mulligan e Maitland?

Maitland argumenta que a resposta da dor comparável “é quase sempre encontrada com o movimento não fisiológico em vez do movimento fisiológico”. Por outro lado, Mulligan aplica movimento em simpatia com o movimento fisiológico. … Mulligan não prescreve graus de movimento ou movimentos oscilatórios.

Quais os graus de Maitland?

Método Maitland

  • Grau I: mobilização de pequena amplitude que não chega à barreira restritiva;
  • Grau II: mobilização de grande amplitude que não chega à barreira restritiva;
  • Grau III: mobilização de grande amplitude que chega à barreira restritiva;
  • Grau IV: mobilização de pequena amplitude que chega à barreira restritiva;

Quais são os princípios para uso do recurso terapêutico manual?

As técnicas de terapia manual são manipulações, mobilizações e exercícios específicos com objetivo de estimular a propriocepção, produzir elasticidade a fibras aderidas, estimular o líquido sinovial e promover a redução da dor. Suprimindo todos os seus bloqueios e pode o livrar das suas algias.

Qual a importância da terapia manual?

A Terapia manual é um conjunto de técnicas utilizadas para prevenir e tratar as mais variadas disfunções. Seu objetivo é obter de forma direta reações fisiológicas que equilibram e normalizam alterações musculares, osteoarticulares, orgânicas e funcionais, assim como as manifestações de dores.