O que é a psicologia?

Qual é o conceito de psicologia?

A psicologia é a ciência que estuda os processos mentais (sentimentos, pensamentos, razão) e o comportamento humano. Deriva-se das palavras gregas: psiquê que significa “alma” e logia que significa “estudo de”.

Qual é a função da psicologia?

A Psicologia busca a compreensão acerca de como o ser humano cria a sua história, e o papel do psicólogo é utilizar essa ciência para conduzir uma pessoa à autodescoberta, à compreensão sobre as suas dificuldades e a forma com que se relaciona com o seu “mundo interior” e exterior.

Quais são os princípios da psicologia?

São princípios da psicologia: Construção e desenvolvimento do conhecimento. Atuar em diferentes contextos visando promover a qualidade de vida. Múltiplos referenciais e interfaces do conhecimento psicológico.

Qual é a origem da psicologia?

Hoje em dia, o que conhecemos por Psicologia tem origem da filosofia grega, com importantes contribuições do médico grego Alcmeão de Crotona. Segundo Alcmeão, a Psicologia diz respeito à vida mental, sendo uma função permanente do cérebro para compreendermos os mistérios e o funcionamento da mente humana.

O que faz um psicólogo?

O psicólogo é um profissional de saúde, não um médico. Utilizando técnicas científicas, faz avaliação psicológica, acompanhamento, elucida algumas questões e ajuda a pessoa a resolver os conflitos, lidar com situações difíceis, etc.

Quais os princípios mais importantes?

  • Princípio do devido processo legal. CF/1988 – Art. …
  • Princípio do juiz natural. CF/1988 – Art. …
  • Princípio do contraditório e ampla defesa. …
  • Princípio da motivação das decisões judiciais. …
  • Princípio da publicidade do processo e dos atos processuais. …
  • Princípio da razoável duração do processo. …
  • Princípio do duplo grau de jurisdição.

3 de dez. de 2019

Quais os três princípios da psicologia científica?

Além disso, são apresentados dois princípios funda- mentais de seu projeto psicológico, a saber, o princípio do paralelismo psicofísico e o princípio da sínte- se criadora. Ao final, alguns mal-entendidos são desfeitos, sugerindo a atualidade do pensamento de Wundt para os debates contemporâneos na psicologia.

Quem foi que inventou a psicologia?

Wilhelm Wundt
Wilhelm Wundt (1832-1920) é geralmente celebrado nos manuais de história da psicologia como o fundador da psicologia científica.

Quem é o verdadeiro pai da psicologia?

Wilhelm Maximilian Wundt (1832-1920) foi filósofo, médico e psicólogo alemão, considerado o pai da Psicologia por toda sua contribuição para a área. Depois de estudar Medicina, Wundt trabalhou como um fisiologista na Universidade de Heidelberg e mais tarde na Universidade de Leipzig.

Quais são as perguntas de um psicólogo?

Será uma conversa leve, em que o psicólogo pergunta informações básicas sobre a vida do paciente: quem ele é, o que faz, com o que trabalha etc. Além disso, também questionará sobre as razões que o levaram até à terapia.

O que um psicólogo pode fazer?

As 12 principais áreas de atuação da Psicologia

  1. Psicologia Educacional. …
  2. Psicologia Organizacional ou Empresarial. …
  3. Psicologia Esportiva. …
  4. Psicologia do Trânsito. …
  5. Psicologia Clínica e Hospitalar. …
  6. Psicologia Social. …
  7. Psicologia Ambiental. …
  8. Neuropsicologia.

Quais são os princípios?

Os princípios constitucionais são os valores básicos da ordem jurídica. Incluem os princípios políticos-constitucionais (ou fundamentais) e os princípios jurídicos-constitucionais. Os princípios políticos-constitucionais são os valores do estado democrático de Direito (respeito aos direitos e garantias fundamentais).

Quais são os 5 princípios constitucionais?

Os cinco princípios básicos da Administração Pública estão presentes no artigo 37 da Constituição Federal de 1988 e condicionam o padrão que as organizações administrativas devem seguir. São eles: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.

Quais são as características da psicologia científica?

A psicologia científica responde ao senso comum demonstrando as contradições expressas em vários provérbios, aponta a indefinição de fronteiras e das circunstâncias em que se aplica, apresenta resultados de investigações psicológicas contra-intuitivos e ressalta a existência de áreas em relação às quais o senso comum …