O que é a proposta triangular de Ana Mae Barbosa?

Quais são as proposta triangular de Ana Mae Barbosa?

A Proposta Triangular foi empregada por Ana Mae Barbosa nos anos 80. Esta proposta é constituída por três eixos: Fruição, Reflexão e Produção. A fruição está ligada ao modo como os alunos apreciam, leem e interpretam a obra de arte.

O que é a abordagem triangular de Ana Mae Barbosa?

Aluna de Paulo Freire, desenvolveu um método de ensinar por meio da arte, conhecido como Abordagem Triangular, que se sustenta em três pilares: conhecer a história, o próprio fazer artístico, e saber apreciar uma obra de arte. …

O que significa proposta triangular?

A Proposta Triangular consiste em três abordagens para se construir conhecimentos em arte: Contextualização histórica (conhecer a sua contextualização histórica); Fazer artístico (fazer arte); Apreciação artística (saber ler uma obra de arte).

Qual a origem dessa proposta chamada de triangular?

A proposta triangular surgiu em e foi o primeiro programa educativo do gênero e consiste no apoio do programa de ensino de Arte em três abordagens para efetivamente construir conhecimentos em Arte: Contextualização histórica (conhecer a sua contextualização histórica); Fazer artístico (fazer arte); Apreciação artística …

Quem criou a proposta triangular?

Anna Mae Barbosa
Prática criada pela educadora Anna Mae Barbosa e adotada em muitas escolas baseia-se na contextualização, na apreciação e no fazer artístico.

Como são determinadas as categorias do conhecimento?

Kant (1991) definiu como categorias do Conhecimento Sensível, a percepção, a intuição, a imaginação, a emoção e a sensibilidade. Compreendia uma interação entre as categorias que vê como elementos distintos. Acredita que essas categorias correspondem a uma maneira particular de ver o mundo.

Quando surgiu a abordagem triangular?

Atenta à falta de sistematização no ensino da arte, Anna desenvolveu em 1987 a Abordagem Triangular, baseada em três pilares: contextualização histórica; apreciação artística; e fazer artístico.

O que vem a ser o fazer artístico?

O fazer artístico possibilita que se estabeleçam conexões entre os conteúdos teóricos, ao passo que, tais propostas são sejam conduzidas com preparo adequado.

Como a arte está presente no dia a dia das crianças?

Por meio dos desenhos, pinturas, dança, música, teatro, os pequenos conseguem se expressar e se colocar no mundo. Além disso, o contato com a arte colabora para o desenvolvimento da sensibilidade e das habilidades cognitivas, além de estimular a criatividade.

O que tem do artista no educador e o que tem do educador no artista?

A Arte é o sensibilizante. O artista é o piloto comandante da viagem interior e descoberta, experiência que promove a educação sensível, socializa a Cultura e aprimora a Vida em seu todo. A tarefa de educar o homem por meio da arte sinaliza mudança à vista.

Quais são as categorias do conhecimento Sensível?

As categorias do conhecimento sensível são: imaginação, emoção, intuição, percepção e criação.

O que é conhecimento para a educação?

O conhecimento, ao qual estamos nos referindom é aquele capaz de “empurrar a fronteira da educação”, um conhecimento baseado em evidências práticas e científicas, que promova no professor a capacidade de desenvolver plenamente o potencial de seus estudantes.

Qual contexto histórico social e artístico da sistematização da proposta triangular?

Essa proposta surge da necessidade de uma prática de ensino pós-moderno de arte e da procura de uma alternativa para prática de livre expressão do ensino moderno de arte que já não corresponde as inúmeras tendências e aspectos da realidade contemporânea.

O que significa DBAE?

Este artigo pontua dimensões sobre Arte-Educação (ensino da arte) e Arte-Edu- cação baseada em Disciplinas (DBAE).