Qual a função da matriz BCG?
O que é e como fazer uma matriz BCG? A Matriz BCG é uma metodologia desenvolvida para analisar os produtos ou serviços de uma empresa com o objetivo de identificar qual a função dos produtos da carteira da companhia e também para embasar decisões sobre os produtos – se eles continuarão na carteira ou não.
Quem foram eles e qual é o principal objetivo do uso da matriz BCG para uma organização?
A Matriz BCG é uma análise gráfica desenvolvida por Bruce Henderson para a empresa de consultoria empresarial americana Boston Consulting Group em 1970. Seu objetivo é suportar a análise de portfólio de produtos ou de unidades de negócio baseado no conceito de ciclo de vida do produto.
Como deve ser utilizada a matriz BCG?
Desenho da estrutura da matriz BCG Comece desenhando um gráfico cartesiano com duas linhas, uma horizontal e outra vertical. O segredo da representação está nas duas linhas que compõem a matriz. A linha vertical indica a taxa de crescimento de mercado do produto em questão. A marcação dela deve ir de 0 a 20%.
Quem criou matriz BCG?
Bruce Henderson
SOBRE A FERRAMENTA: Inicialmente, entenda a Matriz BCG como a “análise” da Matriz BCG. É um erro frequente só fazer a matriz e não estudá-la. Esta análise tem o nome de BCG porque foi idealizada em 1970 por Bruce Henderson, que fundou uma consultoria muito famosa, a Boston Consulting Group (BCG).
Qual a principal utilidade para o gestor estratégico da matriz BCG no seu dia a dia uma vez que ele precisa tomar decisões diariamente?
Com a matriz BCG, você consegue entender qual o rumo que determinados produtos estão seguindo. Dessa forma, alinha as estratégias da sua empresa com mais facilidade. O ponto de equilíbrio também é conquistado em relação aqueles produtos que geram lucro e aqueles que ficam parados no estoque da sua empresa.
Quem idealizou a matriz BCG e em que ano?
É um erro frequente só fazer a matriz e não estudá-la. Esta análise tem o nome de BCG porque foi idealizada em 1970 por Bruce Henderson, que fundou uma consultoria muito famosa, a Boston Consulting Group (BCG).
Quando foi criada a matriz BCG?
Matriz BCG é uma ferramenta desenvolvida pela empresa de consultoria Boston Consulting Group – daí sua sigla –, no final dos anos 60.
Qual a importância da matriz BCG para o desenvolvimento das estratégias?
A matriz BCG é uma forma prática e lúdica de avaliar a performance e a projeção de vendas dos seus produtos. O seu papel é fornecer informações que possam ajudar gestores e profissionais de marketing e vendas a gerenciarem um portfólio de ofertas.
O que é a matriz BCG e como ela pode apoiar a formulação da estratégia corporativa?
O que é a matriz BCG e como ela pode apoiar a formulação da estratégia corporativa? R: A Matriz BCG é uma análise gráfica desenvolvida em 1970. … Ela apoia a formulação da estratégia concentrando-se em duas dimensões de uma unidade de negócio: Participação relativa no mercado e na taxa de crescimento do mercado.
Quando foi criada a Matriz BCG?
Matriz BCG é uma ferramenta desenvolvida pela empresa de consultoria Boston Consulting Group – daí sua sigla –, no final dos anos 60.
Como foi criada a matriz BCG?
A matriz BCG é um modo de análise criada por Bruce Henderson para uma empresa de consultoria americana chamada Boston Consulting Group no ano de 1970. O objetivo da matriz era fazer com que a empresa tenha um portfólio de produtos com diferentes taxas de crescimento e diferentes participações no mercado.
Qual a importância da matriz BCG e da análise do ciclo de vida do produto para a gestão do portfólio de produtos das empresas?
A matriz BCG e o ciclo de vida do produto são aspectos sobre os produtos que precisam ser acompanhados. Tanto para quem faz a gestão e precisa analisar estratégias, lançamentos e descontinuações no portfólio quanto para quem opera diretamente com o planejamento comercial.
Qual a importância da matriz BCG na elaboração de estratégias adequadas para as empresas?
Um dos principais benefícios da matriz BCG é a possibilidade de alocar os seus recursos de forma mais bem direcionada. Essa categorização das ofertas facilita, inclusive, a criação de estratégias próprias de gestão de estoque, marketing e vendas para os produtos – tornando-os mais competitivos.
O que é a matriz BCG quais são os elementos que a compõem?
Os componentes da Matriz BCG No geral, a Matriz BCG é dividida em duas partes (ou dimensões) principais, que são: a taxa de crescimento do mercado e a participação relativa do mercado, que é a participação da empresa em comparação com a participação de seu maior concorrente.
Comentários