Quais são as leis do Espiritismo?
Segundo a Doutrina Espírita, a lei divina (ou lei natural) abrange as leis físicas e as leis morais. … A lei divina é eterna, imutável (como o próprio Deus), perfeita, igual para todos, inscrita na consciência dos homens e revelada em todos os tempos (de acordo com a capacidade e compreensão dos homens).
Qual é a diferença entre progresso moral e progresso intelectual?
O desenvolvimento do livre-arbítrio acompanha o da inteligência e aumenta a responsabilidade dos atos”. Assim, o progresso moral acompanha sempre o progresso intelectual, mas nem sempre o segue imediatamente. Como fazemos para o progresso moral acompanhar o intelectual?
O que é progressão espiritual?
Como um dos princípios fundamentais do Espiritismo, a evolução é para o Espírito uma dádiva de Deus, permitindo o progresso constante da criatura em sua jornada. As diferenças intelectuais e morais observadas entre os Espíritos são decorrentes da posição evolutiva por eles alcançada. …
Quais são os mundos espirituais?
Existem dois mundos distintos, o corporal composto de Espíritos encarnados e o Espiritual formado pelos Espíritos desencarnados. Enquanto os homens, devido à materialidade do corpo, estão na Terra, o mundo espiritual ostenta se por toda parte, em nosso redor ou no espaço.
Quantas são as leis morais do espiritismo?
Ao registrar as dez leis, iniciando pela Adoração e encerrando com o mais completo dos enunciados – Amor, Justiça e Caridade, – o Codificador e os Amigos Espirituais mostram-nos as leis naturais na primeira abordagem e a perfeição moral como a culminância para apontar que viemos de Deus e a Ele retornaremos na condição …
Qual é a lei que o espiritismo prega?
São elas: Leis de adoração, trabalho, reprodução, conservação, destruição, sociedade, progresso, igualdade, liberdade, e, por fim, a de justiça, amor e caridade. KARDEC, Allan. O livro dos espíritos. Questões 647 e 648.
Como o progresso intelectual pode auxiliar no desenvolvimento do progresso moral?
O progresso intelectual e o progresso moral raramente marcham juntos, mas o que o Espírito não consegue em dado tempo, alcança em outro, de modo que os dois progressos acabam por atingir o mesmo nível. Eis por que se vêem muitas vezes homens inteligentes e instruídos pouco adiantados moralmente, e vice-versa.
O que é evolução moral?
O comportamento moral surgiu por meio de mutações e os indiví- duos que as portam seriam selecionados pela sua capacidade de interagir e formar laços sociais mais duradouros. Estes além de reduzir a intensidade de conflitos, favoreceriam a estabilidade da estrutura social.
Como funciona a evolução espiritual?
A evolução espiritual é sempre um estado de expansão de consciência e de maior liberdade. É quando passamos a entender tudo, observar a nós mesmos e ver todas as nossas facetas. É quando a luz da nossa alma brilha cada vez mais e se torna mais potente do que o nosso ego.
Como é o mundo de regeneração?
No mundo de Regeneração nós não teremos mais são expiações. Estamos nos reajustando com nós mesmos e uns com os outros, antigos inimigos se encontram para sanar as desavenças – seja dentro da mesma família, seja através de obsessões: a obsessão é uma oportunidade de reajuste.
Quais são os 7 planos?
Os planos
- Plano físico.
- Plano astral.
- Plano mental.
- Plano búdico.
- Plano espiritual.
- Plano divino.
- Plano logoico e monádico.
Onde está o mundo espiritual?
As colônias espirituais estão nas regiões umbralinas (da primeira a quarta esfera espiritual acima da crosta terrestre), mas não são Umbral, pois são extensões extraterritoriais dos planos espirituais superiores (da quinta a sétima esfera espiritual acima da crosta terrestre).
Quantas são as leis naturais?
As leis mais conhecidas são a lei do amor, a lei da evolução, a lei da atração, a lei do trabalho e a lei da prosperidade. Essas leis foram criadas por uma inteligência suprema, Deus, e tem o caráter da impessoalidade, da permanência, e da universalidade, ou seja, dirigem-se a tudo e a todos.
Quem criou as leis morais?
As leis morais são a conexão entre as três revelações divinas no Ocidente, intermediadas por Moisés, Cristo e pelos Espíritos Superiores. Elas são a aplicação da mensagem de Jesus em nossas vidas, por retratar as principais recomendações para a fraterna relação social entre os homens.
Comentários