O que é a doença raquitismo?

Que doença de raquitismo?

Estamos falando de uma doença rara que atinge especialmente crianças. Causado por deficiência nutricional de vitamina D, cálcio ou fósforo e por fatores genéticos, o raquitismo atinge os ossos, deixando-os fracos e predispostos a envergarem.

Quais as consequências do raquitismo?

Além disso, nos casos mais graves o raquitismo pode causar deformações no esqueleto, que podem incluir pernas arqueadas, retardo na erupção dos dentes, hipoplasia do esmalte dentário, fraqueza muscular, dores, espessamento dos ossos do crânio, chamada de fronte olímpica, e maior risco de infecções.

Quais as principais causas do raquitismo?

A causa mais comum de raquitismo é a deficiência de vitamina D. A vitamina D é absorvida pelo organismo, de alimentos como o leite e seus derivados, a gema de ovo, os cogumelos e alguns tipos de peixe.

Como é uma pessoa com raquitismo?

Diagnóstico de Raquitismo Bebês com raquitismo tem ossos mais moles e podem demorar para fechar as fontanelas (pontos fracos do crânio) Pernas com curvatura exagerada. Anormalidades nas costelas e ossos do peito. Pulsos e tornozelos mais grossos que o normal.

Qual é a vitamina que combate o raquitismo?

A vitamina D é uma vitamina lipossolúvel e tem como função auxiliar na absorção e utilização do cálcio e na utilização do fósforo pelo organismo. Diante disso, tem papel fundamental na formação óssea. A sua deficiência é uma das principais causas de raquitismo e osteomalácia.

Como diagnosticar o raquitismo?

Os primeiros sinais de Raquitismo são o alargamento da placa de crescimento e perda da definição da zona de calcificação provisória na interface epifiseal/metafisário. Conforme a doença progride, a desorganização da placa de crescimento torna-se mais evidente, com formação de esporões corticais.

Quais são os tipos de raquitismo?

O raquitismo é dividido em dois tipos: hipofosfatêmico e hipocalcêmico. Apesar de apresentarem causas diferentes, esses dois tipos de raquitismo há hipofosfatemia (redução de fosfato no sangue).

Quais os alimentos que contêm vitamina D?

Tendo esses números em mente, conheça agora 6 alimentos saudáveis com alto teor de vitamina D:

  1. Salmão. Nossa lista começa com um peixe popular e delicioso. …
  2. Sardinha em conserva. …
  3. Atum enlatado. …
  4. Gema de ovo. …
  5. Óleo de fígado de bacalhau. …
  6. Cogumelos.

18 de mai. de 2021

Quais as causas do raquitismo e osteomalácia?

A deficiência de vitamina D é uma das principais causas tanto de raquitismo como de osteomalacia. Esta vitamina normalmente é sintetizada na pele humana exposta a raios UVB e é transformada em 25-hidroxivitamina D no fígado, que é a forma mais abundante da vitamina e é medida como marcador de suficiência da mesma.

Para que serve a vitamina B12 no corpo humano?

A vitamina B12, também conhecida como cianocobalamina, é uma vitamina muito importante para o nosso organismo, pois ela está envolvida na formação das nossas células sanguíneas e na também atua diretamente sobre o sistema nervoso, ajudando na formação dos neurônios.

Como podemos evitar El raquitismo?

Prevenção e tratamento do raquitismo A exposição solar também auxilia na prevenção, para isso, deve-se estar atento aos horários de exposição, a fim de evitar outros problemas de saúde. A ingestão de alimentos ricos em vitamina D, fósforo e cálcio também auxilia na prevenção.

Qual exame detecta osteomalácia?

Para diagnosticar a osteomalácia, o médico pode solicitar exames de sangue e de urina, de forma a avaliar os níveis de vitamina D, fósforo e cálcio, fosfatase alcalina e hormônio paratireoidiano, que geralmente se encontram alterados.

O que é raquitismo crescimento?

O raquitismo é uma mineralização deficiente na placa epifisária dos ossos longos que resulta em retardo de crescimento. Se a afecção subjacente não for tratada, ocorrerá deformidade óssea, tipicamente causando pernas arqueadas e espessamento das extremidades dos ossos longos.

Qual a diferença entre raquitismo e osteomalácia?

A osteomalácia ocorre por defeito na mineralização da matriz óssea, se apresenta na vida adulta e é uma das causas de baixa densidade mineral óssea; raquitismo é o defeito de mineralização das cartilagens de crescimento na criança e se apresenta com retardo no crescimento e deformidades esqueléticas (1).