Para que serve o exame de creatinina sérica?
O exame de creatinina é um exame que serve para avaliar a saúde dos rins e descobrir se existe alguma doença renal no organismo. Quando os níveis estão altos, isso significa que os rins não estão conseguindo eliminar a creatinina, o que acaba causando um acúmulo no sangue.
Qual a taxa normal de creatinina sérica?
O valor normal de creatinina deve estar entre 0,7 e 1,3mg/dl (homens) e entre 0,6 e 1,2mg/dl (mulheres). E quando o exame revela que o paciente apresenta alto nível desta substância, a sua função renal pode já estar comprometida.
O quê é creatinina sérica alta?
Se houver identificação de creatinina alta, significa que os rins não estão trabalhando corretamente, nem para a eliminação da substância, bem como na dispersão de resíduos metabólicos que, em muitos casos, podem ser prejudiciais à saúde.
Qual a diferença entre creatinina é creatinina sérica?
A creatinina sérica provém do metabolismo muscular. Os níveis séricos de creatinina dependem da massa muscular corporal: quanto major a massa muscular, mais elevado o nível de creatinina tanto no soro quanto na urina.
Quando a creatinina é preocupante?
Assim, é considerado que a creatinina está aumentada nos homens quando a concentração é superior a 1,2 mg/ dL e nas mulheres quando é superior a 1,0 mg/ dL.
Quais são os sintomas da creatinina baixa?
Inchaço das pernas ou braços; Sensação de falta de ar; Confusão frequente; Náuseas e vômitos.
O que faz baixar a creatinina?
Para controlar o aumento da creatinina na insuficiência renal crônica é necessário: Mudanças na dieta: é importante reduzir o consumo de alimentos que aumentam o potássio como abacate, banana-nanica, banana-prata, figo, laranja, maracujá, melão, tangerina, uva, mamão, goiaba, kiwi, feijão, chocolate.
O que fazer se a creatinina estiver alta?
Para controlar o aumento da creatinina na insuficiência renal crônica é necessário: Mudanças na dieta: é importante reduzir o consumo de alimentos que aumentam o potássio como abacate, banana-nanica, banana-prata, figo, laranja, maracujá, melão, tangerina, uva, mamão, goiaba, kiwi, feijão, chocolate.
O que é a ureia sérica?
É a principal fonte de excreção do nitrogênio. Produto do metabolismo hepático das proteínas, e excretada nos rins. Desta forma, a uréia e diretamente relacionada a função metabólica hepática e excretória renal. Sua concentração pode variar com a dieta, hidratação e função renal.
Qual o limite da creatinina?
Níveis acima do limite de normalidade podem indicar doença renal. Para mulheres, o recomendado é entre 0,5 a 1,1 mg/dL e, para homens, de 0,6 a 1,2 mg/dL.
O que significa valor baixo de creatinina?
Creatinina baixa Valores baixos de creatinina podem indicar quadros de desnutrição ou perda de massa muscular causada pelo avançado da idade ou por doenças como distrofia muscular e miastenia gravis.
O que acontece quando a creatinina está baixa?
❇Creatina baixa é um produto da decomposição da creatina, que é uma proteína muscular. Sendo assim, seus valores baixos podem ocorrer em pessoas que têm menor quantidade de massa muscular, como por exemplo: mulheres, idosos e pessoas que estão doentes.
Quais os alimentos que ajudam a baixar a creatinina?
Uma dieta hipoproteica, com restrição sobretudo de carne vermelha de origem animal é recomendada. Pacientes com problemas renais devem também restringir sal, alimentos muito ricos em potássio ( como água de coco, banana ) e obrigatoriamente evitar carambola.
Qual o chá é bom para baixar a creatinina?
Os chás que valem a pena conferir são os de folha de urtiga e raiz de dente-de-leão. A ideia é que esses chás estimulam os rins e causam um aumento da produção de urina. Como tal, mais creatinina pode ser eliminada do corpo.
Comentários