O que é a Bacia Sedimentar Amazônica?

O que são bacias sedimentares?

Bacias Sedimentares são formações rochosas localizadas em áreas de depressões relativas ou absolutas, que acumulam espessas camadas ou estratificações formadas por rochas sedimentares.

Como se formou a Bacia Sedimentar Amazônica?

A maioria dos estudos sobre a origem da bacia Amazônica é unanime em afirmar que ela se formou a partir da deposição de detritos, oriundos de formações geológicas circunvizinhas. … A bacia amazônica é, portanto, uma bacia sedimentar, isto é, formada por material depositado, sedimentos entulhados.

O que é a Bacia Amazônica e onde fica?

A Bacia do rio Amazonas consiste no conjunto de todos os recursos hídricos convergindo para a área banhada pelo Rio Amazonas e seus afluentes, na América do Sul. Cerca de 40 % de sua área localiza-se no Brasil, estendendo-se para países como o Peru, Bolívia, Colômbia, Equador e Venezuela.

O que é uma área sedimentar?

A bacia sedimentar é um tipo de formação geológica rochosa formada nas depressões de relevo (áreas rebaixadas) que com o tempo, foram acumulando sedimentos, daí surge seu nome. São formadas por várias camadas de sedimentos superpostas que podem ser restos de animais e vegetais, rochas, conchas, ossos, dentre outros.

Quais são as bacias sedimentares?

Elas são divididas em três tipos diferentes: Bacia sedimentar de grande extensão – exemplos: bacia Amazônica, bacia do Parnaíba, bacia do Paraná e bacia Central. Bacia sedimentar de menor extensão – exemplos: bacia do Pantanal Mato-Grossense, bacia do rio São Francisco, bacia do Recôncavo Tucano e bacia Litorânea.

O que são bacias sedimentares e como se formam?

As bacias sedimentares são um tipo de estrutura geológica caracterizada pela sua presença em áreas de depressão relativa ou absoluta resultantes do acúmulo de sedimentos (partículas de rochas), formando várias camadas de rochas sedimentares.

Como se dá a formação das bacias sedimentares?

As bacias sedimentares são depressões da superfície terrestre formadas por abatimentos da litosfera, nos quais se depositam ou depositaram os sedimentos, onde são soterrados e convertidos em espessas pilhas de rochas sedimentares.

Como se formam as rochas sedimentares?

São rochas que se formam na superfície da crosta terrestre sob temperaturas e pressões relativamente baixas, pela desagregação de rochas pré-existentes seguida de transporte e de deposição dos detritos ou, menos comumente, por acumulação química.

Onde é que fica a bacia?

Nos seres humanos a pelve (ou popularmente chamada de bacia) é a região de transição entre o tronco e os membros inferiores. O períneo, na anatomia humana, é geralmente definido como a região superficial entre a sínfise púbica e o cóccix, tanto em homens quanto em mulheres.

Quais são as principais características da Bacia Amazônica?

A bacia do Rio Amazonas possui cerca de sete milhões de metros quadrados. É a bacia com maior volume de água doce do planeta, sendo composta pelo maior rio do mundo, o Amazonas. … São cerca de 20 mil quilômetros aptos à navegação na região do Rio Amazonas e adjacências, além de um excelente potencial hidrelétrico.

Quais são as áreas de deposição de sedimentos?

Quando a planície é formada pela deposição de sedimentos trazidos pelas águas dos rios, é chamada de planície fluvial. Já se as águas oceânicas são as responsáveis pelo processo de sedimentação, temos então a planície marítima ou planície costeira.

Qual a maior bacia sedimentar do Brasil?

Bacias sedimentares de grande extensão (bacia da Amazônia, do Parnaíba, também chamadas de Meio-Norte, do Paraná ou Paranaica e Central); Bacias sedimentares de menor extensão: (bacias do Pantanal Mato-Grossense, do São Francisco, também denominada Sanfranciscana, do Recôncavo Tucano e a Litorânea);

Quais são as bacias sedimentares brasileiras?

Elas são divididas em três tipos diferentes: Bacia sedimentar de grande extensão – exemplos: bacia Amazônica, bacia do Parnaíba, bacia do Paraná e bacia Central. Bacia sedimentar de menor extensão – exemplos: bacia do Pantanal Mato-Grossense, bacia do rio São Francisco, bacia do Recôncavo Tucano e bacia Litorânea.

Quantas bacias sedimentares existem no Brasil?

Existem 30 bacias sedimentares no Brasil, 29 com potencial para descobertas de reservatórios comerciais de petróleo e gás natural. Das 30 bacias, 13 são terrestres (onshore) e 16 são marítimas (offshore), sendo que a Bacia Potiguar é tanto terrestre quanto marítima, conforme apresentado na tabela abaixo.