O que é a aprendizagem é como ela ocorre?

Que é aprendizagem é como ela ocorre?

Aprendizagem é um processo de mudança de comportamento obtido através da experiência construída por fatores emocionais, neurológicos, relacionais e ambientais. Aprender é o resultado da interação entre estruturas mentais e o meio ambiente. … O professor exerce a sua habilidade de mediador das construções de aprendizagem.

O que é a aprendizagem?

Aprendizagem é um fenômeno ou um método relacionado com o ato ou efeito de aprender. A aprendizagem estabelece ligações entre certos estímulos e respostas equivalentes, causando um aumento da adaptação de um ser vivo ao seu meio envolvente.

Qual é a concepção de aprendizagem?

De acordo com ela o fenômeno da aprendizagem pode ser representado basicamente de duas formas, segundo uma concepção quantitativa e segundo uma concepção qualitativa. As concepções de aprendizagem podem ser definidas como o significado que o fenômeno da aprendizagem possui para os alunos.

Como ocorre o processo de aprendizagem segundo Piaget?

O desenvolvimento cognitivo, que é a base da aprendizagem, se dá por assimilação e acomodação. … Quando na assimilação, a mente não se modifica. Quando a pessoa não consegue assimilar determinada situação, podem ocorrer dois processos: a mente desiste ou se modifica.

O que é aprendizagem para Paulo Freire?

Permite a troca de informações, contribuindo para uma melhor socialização entre aluno-aluno e aluno-professor. Concepção de aprendizagem segundo Paulo Freire. “Este é um pensar que percebe a realidade como processo, que capta em constante devenir e não como algo está,tico. Não se dicotomiza a si mesmo na ação.

Qual é a importância da aprendizagem?

O aprendizado contínuo permite não apenas desenvolver novas habilidades, mas também aperfeiçoar as já existentes e que apenas precisam ser “lapidadas”. Inclusive, o processo de aprendizagem evidencia quanto sabemos “pouco” sobre qualquer assunto, por isso é algo intermitente: sempre há algo novo a se aprender.

Quais são as três concepções de aprendizagem?

Desta forma, a prática pedagógica do professor tem a necessidade de conhecer as concepções de aprendizagens existentes, sendo elas: concepção inatista, concepção ambientalista e interacionista.

Quais são as concepções de desenvolvimento e de aprendizagem?

A primeira pressupõe a independência entre os processos de desenvolvimento e de aprendizagem (enfocada principalmente por Piaget); a segunda categoria afirma que aprendizagem é desenvolvimento (proposta, entre outros, por William James); e a terceira é uma teoria dualista, segundo o autor, pois pressupõe que o processo …

Como se dá o processo de aprendizagem?

Existem diversos modelos de processos de aprendizagem, mas a base de todos eles é que a aprendizagem compreende três tipos principais de domínio: psicomotor, cognitivo e afetivo.

Quais são as etapas do processo de aprendizagem?

as 5 etapas do aprendizado são:

  • Compreender;
  • Reter;
  • Praticar;
  • Disseminar;
  • Criar;

Qual é a concepção de aprendizagem de Paulo Freire?

Sua filosofia baseia-se no diálogo entre professor e aluno, procurando transformar o estudante em um aprendiz ativo. Nesse sentido, ele criticava os métodos de ensino em que o professor era tido como o detentor de todo o conhecimento, e o aluno apenas um “depositório” — o que ele chamava de “educação bancária”.

O que é aprendizagem para alguns autores?

Coelho e José (1999) definem aprendizagem como o resultado da estimulação do ambiente sobre o indivíduo já maduro, que se expressa, diante de uma situação- problema, sob a forma de uma mudança de comportamento em função da experiência.

Qual a importância da aprendizagem na Educação?

A função dessa habilidade é o de perceber, integrar, compreender e responder adequadamente a todos os estímulos do ambiente de uma pessoa. Vale ressaltar que isso leva o indivíduo a pensar e a avaliar como e o que fazer para cumprir uma tarefa ou uma atividade social.

Quais são as concepções da aprendizagem?

De acordo com ela o fenômeno da aprendizagem pode ser representado basicamente de duas formas, segundo uma concepção quantitativa e segundo uma concepção qualitativa. As concepções de aprendizagem podem ser definidas como o significado que o fenômeno da aprendizagem possui para os alunos.