O que diz a lenda da Iara?

O que diz a lenda da Iara?

Na lenda indígena, conta-se que a Iara era a filha de um pajé e era bastante famosa por ser uma exímia guerreira. As qualidades de Iara despertavam a inveja alheia, fazendo com que ela fosse vítima de seus irmãos, que se uniram para matá-la. Durante a emboscada, Iara resistiu e, na luta, matou todos os seus irmãos.

Quem se apaixonou pela Lua?

Conta a lenda que uma bela índia chamada Naiá apaixonou-se por Jaci (a Lua), que brilhava no céu a iluminar as noites.

Qual é a lenda da sereia?

Na lenda, diz-se que a Iara é uma sereia, sendo parte mulher e parte peixe. Ela mora dentro de um rio e possui grande beleza física, uma bela voz e muitas riquezas. A lenda conta que Iara usa esses atributos (a beleza, a voz e a riqueza) para seduzir homens que estão navegando no rio ou que estão às margens dele.

O que diz a lenda da Vitória-régia?

Segundo essa lenda indígena e amazônica, a vitória-régia é originalmente uma índia que se afogou após se inclinar no rio para tentar tocar o reflexo da Lua. Para os índios, a Lua era Jaci, deusa da Lua na mitologia tupi, que transformava as índias que escolhia em estrelas do céu.

Qual é a lenda do Curupira?

A lenda caracteriza o curupira como um menino de tamanho pequeno, de cabelos vermelhos, dentes afiados e pés virados para trás. Seu objetivo é desorientar caçadores. Para isso, ele usa assobios ensurdecedores e suas pegadas ao contrário.

O que a Iara fazia?

A Iara era uma jovem indigena muito conhecida nas tribos do rio Solimões por ser considerada uma excelente indígena guerreira. Os irmãos de Iara sentiram muito inveja dela pois o pai dela a elogiava muito pelo fato que Iara fazia função de guerreira melhor que os irmãos.

Qual é a lenda da Lua?

Para os índios tupis-guaranis, por exemplo, o surgimento da Lua estava ligado ao mito da criação da noite. Segundo essa lenda,era sempre dia nas aldeias – o sol ia do leste ao oeste e depois retornava, sem nunca se pôr. Até que um dia, um homem tocou no frágil Sol para saber como ele era, e ele se quebrou.

O que a Lua costumava fazer com as moças?

A cultura indígena diz que a lua (guerreiro forte), ao se esconder por detrás das montanhas, levava para si as moças de sua preferência e as transformavam em estrelas.

Quem criou as sereias?

Um dos relatos mais remotos sobre as sereias vem da Antiguidade, mais especificamente na mitologia grega. Eis as sirenas, que seduziam os navegantes com suas melódicas vozes e os atraía para a morte, ao abandonarem seus navios para se atirarem nas perigosas águas marítimas.

Qual é a lenda do caipora?

A caipora é um ser do folclore brasileiro que atua como protetora dos animais da floresta e age enganando ou aterrorizando os caçadores que matam mais animais do que precisam. Segundo a lenda, a caipora residiria no interior das florestas brasileiras e de lá protegeria os animais de caçadores.

O que diz a lenda do Uirapuru?

O Uirapuru é uma lenda que fala do amor de um índio por uma bela indiazinha da sua tribo. Por ser um amor proibido, o índio pediu ao deus tupã para ser transformado em pássaro. E pelo resto da vida o seu maravilhoso canto foi ouvido pela sua amada e por toda a floresta.

Porque a vitória-régia só abre a noite?

ENTRETANTO, UAPÊ SÓ ABRE SUAS PÉTALAS À NOITE, PARA PODER ABRAÇAR A LUA, QUE SE VEM REFLETIR EM SUA AVELUDADA COROLA. EIS AÍ, COMO NASCEU, DA IMAGINAÇÃO FÉRTIL E CRIADORA DE NOSSO ÍNDIOS, A HISTÓRIA DA VITÓRIA RÉGIA, OU UAPÊ, OU IAPUNAQUÊ-UAPÊ, A MAIOR FLOR DO MUNDO.

Qual é a lenda do boto rosa?

O botocor-de-rosa é uma lenda do folclore brasileiro, sendo muito influente na região Norte do país. Fala de um boto que se transforma em um homem belo e sedutor. Na forma humana, o boto seduz mulheres para engravidá-las. Essas mulheres são abandonadas pelo ser, que retorna para o rio em sua forma animal.

Como a Iara virou uma sereia?

Diante disso, com muito medo da punição de seu pai, o pajé da tribo, Iara resolve fugir, mas seu pai consegue encontrá-la. Como castigo pela morte dos irmãos, ele resolve lançá-la ao rio. Os peixes do rio resolvem salvar a bela jovem transformando-a na sereia Iara.

Como nasce a lenda da Iara?

Acredita-se que em cada fase da lua, Iara aparece com escamas diferentes e adora deitar-se sobre bancos de areia nos rios para brincar com os peixes. Também de acordo com a lenda, é vista penteando seus longos cabelos com um pente de ouro, mirando-se no espelho das águas.

Qual é a lenda do Sol?

O Sol, Kuandú para os índios, é um homem pai de três filhos. Cada um deles é o sol, mas apresentam características distintas. Um deles é o sol que aparece sozinho e é mais forte, o outro aparece em tempos mais úmidos e até chuvosos, enquanto o terceiro é o sol que surge quando seus irmãos estão cansados.

Qual a lenda do Sol E a Lua?

O amor ardente do Sol vai queimar tudo e a Lua com as suas lágrimas inundaria toda a Terra. Por isso não podem se casar. A Lua apagaria o fogo e o Sol evaporaria a água. A Lua não se importou com isso.

Qual era o desejo de Nayara?

Em uma aldeia indígena, havia uma linda jovem, a guerreira Naiá, que sonhava com a Lua e mal podia esperar o dia em que o deus iria chamá-la. Os índios mais experientes alertavam Naiá dizendo que quando a Lua levava uma moça, essa jovem deixava a forma humana e virava uma estrela no céu.