Quando se usa estaca?
A fundação com estacas é indicada para solos com pouco resistência, como aterros por exemplo. Nestes tipos de solo é necessário cavar muito para conseguir achar um solo firme para fazer as fundações. A estaca é um cilindro que liga as fundações rasas (sapatas, viga baldrame e radier) com o solo mais firme.
Quando usar tubulão?
Esse tipo de fundação é utilizado em obras que precisam suportar cargas elevadas, como na construção de pontes, viadutos e edifícios de grande porte, em áreas com dificuldade de adoção de técnicas de fundação mais mecanizadas.
Qual a diferença entre broca e estaca?
Os diâmetros comerciais da estaca escavada são de 25 a 90 cm, suportando uma carga de 200kN a 2.500kN. Já a estaca broca, por ser uma estaca de execução mais simples possui como diâmetros comerciais mais usuais 25 e 30 cm, suportando carga de até 150kN.
Quais as variações dos tubulões e quais as diferenças entre si?
Os tubulões podem ter ou não base alargada e serem executados com ou sem revestimento que podem ser de aço ou de concreto. Os tubulões se dividem em tubulões a céu aberto e a ar comprimido.
Quando usar estaca de concreto?
Além do controle de qualidade, as estacas pré-moldadas de concreto são excelentes opções para execução de fundação em solos com lençol freático próximo ao nível do solo e colaboram com uma obra mais limpa, uma vez que não há escavação, eliminando custos de bota fora e limpeza da obra.
Quando usar estacas de madeira?
Estaca de madeira As estacas em madeira são cravadas por bate-estaca e muito utilizadas em obras provisórias. Nos casos de obras permanentes, é imprescindível que a estaca receba tratamento antifungos e bactérias. É recomendado por norma que as estacas tenham diâmetro maior que 15 cm na ponta e 25 cm no topo.
Quando é usado o tubulão a céu aberto?
Os tubulões a céu aberto são estacas escavadas mecânica ou manualmente nas quais existe um alargamento da base. São indicados quando as cargas da estrutura são elevadas, quando o solo garante estabilidade ao furo e nos casos em que o nível d’água não está presente.
Qual a profundidade máxima de um tubulão?
A profundidade pode chegar a 34 m abaixo do nível d’água. Com isso os trabalhos de escavação e concretagem podem ser executados normalmente.
Quando utilizar estaca broca?
A estaca tipo broca é a mais rudimentar existente, utilizada normalmente em construções simples e executadas in loco, ou seja, moldadas no lugar. É necessária a perfuração do terreno, que sempre deve ser auxiliada pelo trado, sendo que a escavação pode ser feita tanto de forma manual como automática.
O que é uma broca na construção civil?
É o tipo mais rudimentar de estaca moldada no local, são executadas sem molde, por perfuração no terreno com o auxílio de um trado, sendo o furo posteriormente preenchido com o concreto apiloado (FABIANI, s.d.).
Quais as diferenças entre as estacas escavadas e cravadas?
Detalhe importante: neste tipo de fundação não há descida de operários. As estacas podem ser: Cravadas: por percussão (golpes de martelo), prensagem (com macaco hidráulico) ou vibração. … Escavadas: há retirada de material, podendo ser do tipo Strauss, trado rotativo, hélice contínua ou estaca raiz.
Qual a diferença entre a fundação de transmissão direta e indireta em uma edificação?
Na fundação direta, as cargas da edificação são transmitidas ao solo pela base da fundação, enquanto, na indireta, as cargas da edificação são transferidas ao solo pelo atrito que ocorre entre a fundação e o solo.
Quais são os usos mais adequados para estacas Pré-fabricada em concreto?
Em obras de infraestrutura, as estacas pré–fabricadas e pré-moldadas de concreto encontram aplicação na construção de pontes, aeroportos e arenas esportivas, entre outros.
Qual a grande desvantagem da estaca Pré-moldada de concreto?
– Desvantagens: por serem de concreto armado ou protendido, são produtos muito pesados, o que limita as seções e comprimentos em função do transporte, cortes e emendas. Por se tratar de um processo importante e complexo, é altamente indicado que seja realizado por uma empresa especializada em execução de fundação.
Comentários