O que defende Cipriano Luckesi?
Na prática educativa, Cipriano Luckesi argumenta que existem quatro atos básicos fundamentais: acolher o educando, nutrir, sustentar e confrontar. Ele defende que, sem acolher o estudante, não existe um ato educativo. Pois, segundo o pesquisador, "acolher é abrir mão da minha história para acolher a do outro".
Qual é a teoria de luckesi?
De acordo com Luckesi (1995), provas/exames têm a finalidade de verificar o nível de desempenho do educando em determinado conteúdo, com o fim de aprovação ou reprovação. Tal prática tem como consequência a exclusão.
Como Cipriano Luckesi entende a educação?
Por conse- guinte, a avaliação da aprendizagem escolar não implica aprovação ou reprovação do educando, mas sim orientação permanente para o seu desenvolvimento, tendo em vista tornar-se o que o seu SER pede. A qualidade de vida deve estar sempre posta à nossa frente.
O que diz Luckesi sobre os processos de avaliação escolar?
Luckesi (1999) define avaliação da aprendizagem como um ato amoroso no sentido de que a avaliação por si só deve ser um ato acolhedor e inclusivo, que integra, diferentemente do julgamento puro e simples, que não dá oportunidades, distingue apenas o certo do errado partindo de padrões predeterminados.
Quem é o educador na visão de luckesi?
O educador que avalia a aprendizagem é o adulto da rela- ção pedagógica; por isso, deve possuir a disposição de acolher o que ocorre com o educando e, a partir daí, encontrar um modo de agir que seja construtivo. Sem essa disposição, não há avaliação. Só a partir desse ponto é possível agir construtiva- mente.
Qual é o principal objetivo da avaliação?
Avaliação é um processo abrangente da existência humana que implica uma reflexão crítica sobre a prática, no sentido de captar seus avanços, suas resistências, suas dificuldades e possibilitar uma tomada de decisão sobre o que fazer para superar os obstáculos.
Quais são os 4 tipos de avaliação?
Dessa forma, é essencial conhecê-los para aplicar o método ideal para cada etapa educacional. Entre as avaliações principais, destacamos a formativa, somativa, diagnóstica e normativa. É válido ressaltar que, em determinadas situações, essas concepções podem abrir mão de alguns instrumentos avaliativos tradicionais.
O que é planejamento para luckesi?
Luckesi, (1992, p. 121) cita que é “um conjunto de ações coordenadas visando atingir os resultados previstos de forma mais eficiente e econômica”. Sendo assim podemos afirmar que o planejamento é também uma ação de organização, fundamental a toda ação educacional.
O quê Cipriano fala sobre avaliação?
No caso que nos interessa, a avaliação subsidia decisões a respeito da aprendizagem dos educandos, tendo em vista garantir a qualidade do resultado que estamos construindo. Por isso, não pode ser estudada, definida e delineada sem um projeto que a articule.
O que é mesmo o ato de avaliar a aprendizagem Cipriano?
O ato de avaliar implica a busca do melhor e mais satisfatório estado daquilo que está sendo avaliado. A avaliação da aprendizagem, deste modo, nos possibilita levar à frente uma ação que foi planejada dentro de um arcabouço teórico, assim como político.
O que é mesmo o ato de avaliar a aprendizagem de Cipriano Luckesi?
O ato de avaliar implica a busca do melhor e mais satisfatório estado daquilo que está sendo avaliado. A avaliação da aprendizagem, deste modo, nos possibilita levar à frente uma ação que foi planejada dentro de um arcabouço teórico, assim como político.
Quais são os 5 tipos de avaliação?
As avaliações diagnósticas, formativas, comparativas e somativas estão entre as principais modalidade de avaliação escolar. Em alguns casos, esses tipos de avaliação podem lançar mão dos mesmos instrumentos de aplicação, mas é fundamental observar que as intencionalidades de cada um se diferem.
Quais são os três modelos de avaliação?
Os principais tipos de avaliação são diagnóstica, formativa e somativa e a principal diferença entre elas é quanto à finalidade. Conheça mais sobre o assunto para saber quando usar cada uma. Como o nome já sugere, a avaliação diagnóstica visa identificar o que o estudante já conhece, ou seja, fazer o diagnóstico.
Quais são os passos do processo de avaliação defendido por luckesi?
Do ponto de vista de Cipriano Luckesi (2011) o processo de avaliar passa, basicamente, por três passos: 1) conhecer o nível de desempenho do aluno em forma da constatação da realidade; 2) comparar, constatação da realidade, com aquilo que é considerado importante no processo educativo; 3) tomar decisões que …
Quais são as formas de avaliação?
Os principais tipos de avaliação que existem são: diagnóstica, formativa e somativa, que diferem entre si principalmente pela finalidade com que os resultados são utilizados.
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