Que criou a Lua?
Os planetesimais que bombardearam a Terra nos estágios primordiais do Sistema Solar colidiram e formaram a Lua a partir dos restos da colisão. Um grande planetesimal, possivelmente da massa de Marte, colidiu com a Terra e arrancou uma grande massa de matéria que formou um disco em torno e formou a Lua a partir dele.
Como foi que surgiu a Lua?
A principal teoria de formação da Lua é de 1975 e considera que um corpo celeste do tamanho de Marte, chamado Theia, colidiu com a Terra há cerca de 4,5 bilhões de anos, quando nosso planeta ainda estava em formação e era uma grande bola pastosa e quente. Um pedaço do globo terrestre teria se soltado e formado a Lua.
É verdade que a Lua já fez parte do planeta Terra?
Segundo as novas pesquisas, a Lua é um pedaço da Terra, desprendido depois de uma colisão gigante há bilhões de anos. Os pesquisadores já sabiam que a Lua teria sido formada depois da queda de algum astro na Terra.
Qual é o planeta que se chocou com a Terra?
Theia
Quando Theia chocou com a Terra a uma velocidade de 40 mil quilómetros por hora, o impacto foi suficiente para vaporizar o planeta. Parte substancial do seu núcleo ferroso afundou na Terra e integrou o núcleo terrestre. O restante material foi projectado para o espaço. A acreção dos destroços deu origem à Lua.
Porque é que a Lua existe?
Existem diversas explicações para o surgimento da Lua, mas a teoria mais aceita entre os estudiosos é a de que ela nasceu a partir da colisão da Terra com algum tipo de corpo celeste menor. O encontro teria feito com que diversos pedaços ficassem em torno do nosso planeta, formando o que conhecemos hoje como Lua.
Qual a lenda da Lua?
Diz a lenda que a Lua era um deus que namorava as mais lindas jovens índias e sempre que se escondia, escolhia e levava algumas moças consigo. Em uma aldeia indígena, havia uma linda jovem, a guerreira Naiá, que sonhava com a Lua e mal podia esperar o dia em que o deus iria chamá-la.
Como surgiu a Lua Brainly?
A teoria mais aceita hoje diz que a lua se formou através de uma colisão entre o planeta Terra e um corpo do tamanho de Marte, há aproximadamente 4,6 bilhões de anos. Acredita-se que o choque entre os dois corpos aconteceu na última fase do processo de formação da Terra, quando parte do seu núcleo se perdeu.
Em que ano a Lua foi descoberta?
de 1969
Esse aconteceu em 20 de julho de 1969, um domingo, quando o engenheiro aeroespacial e astronauta Neil Alden Armstrong, então com 38 anos, colocou o pé esquerdo pouco antes da meia noite (horário de Brasília) em solo lunar.
Qual é a importância da Lua para o nosso planeta?
Além de nos proporcionar visões espetaculares durante a noite, a Lua é essencial para as marés no nosso planeta e até para a dinâmica climática da Terra.
Quando Theia se chocou com a Terra?
Cientistas encontraram evidências do mundo que teria colidido com a Terra há bilhões de anos e, assim, formado a Lua. Análises recentes de rochas lunares recolhidas pelos astronautas da missão Apollo identificaram resquícios do “planeta”, chamado Theia.
Onde Theia bateu?
A teoria do grande impacto diz que nosso planeta se chocou com outro, do tamanho de Marte, chamado Theia. Foi um cataclismo tão violento que nosso planeta desapareceu por algumas horas. Uma pequena parte se separou e se misturou com os restos de Theia, transformados em rocha fundida após a colisão.
O que não existe na Lua?
O nosso satélite não tem atmosfera para proteger o ser humano ou outro ser vivo da exposição direta às radiações solares, como a radiação ultravioleta. Também não existe água e nem vulcões porque, ao contrario da Terra, a Lua tem a parte mais interna em estado sólido (não apresenta magma).
Como seria o mundo se a Lua não existisse?
Se a Lua não existisse, a precessão seria mais lenta e o eixo de rotação seria mais instável. A Terra poderia se inclinar um pouco e, em vez de uma inclinação de 23 graus, poderia chegar a 40 graus, ou, num caso extremo, como acontece com Urano, cuja inclinação é de 90 graus, o que faz com que gire tombado.
Qual a lenda do Sol e da Lua?
A lenda do Sol e da Lua é uma história bastante difundida no território brasileiro, a qual busca contar como estes dois astros foram habitar o céu. Assim como grande parte das lendas brasileiras, esta lenda possui origem indígena, tendo sido bastante difundida principalmente entre os habitantes da região amazônica.
Comentários