O que conta a lenda da erva-mate?

O que diz a lenda da erva-mate?

Segundo conta a lenda, a ervamate surgiu após o pedido de um velho pajé ao Deus Tupã. O chefe índio que antes era tão vivaz e feliz estava cada vez mais triste, pois percebeu que a velhice também haveria de chegar para ele. Com isso uma preocupação passou a lhe perturbar: quem seria seu sucessor.

Quem conta a lenda da erva-mate?

Os Guarani contam a lenda da Caá-Yaríi ou lenda da ervamate. Uma tribo indígena nômade se deteve nas ladeiras das serras onde nasce o Rio Tabay. Quando retomou seu caminho, um dos membros da tribo, um índio velho e cansado pelos anos, ficou refugiado na selva, na companhia de sua filha Yaríi, que era muito bonita.

Qual a lenda do chimarrão?

Conta a lenda da erva-mate que um velho guerreiro guarani vivia triste em sua cabana pois já não podia mais sair para as guerras, nem mesmo para caçar e pescar, vivendo só com sua linda filha yari, que o tratava com muito carinho, conservando-se solteira para melhor dedicar-se ao pai.

Qual o objetivo da lenda Iara?

A lenda da Iara ou lenda da mãe d’água, como também é conhecida, faz parte de umas das narrativas mais populares do folclore brasileiro. Ela narra a história de uma sereia que sai do mar todas as noites em busca de homens distraídos, e os leva para as profundezas com a intenção de matá-los.

Qual a relação da erva-mate com os indígenas?

Para os índios, a ervamate possuía propriedades místicas. Ela oferecia força e vitalidade, e também estava ligada à fertilidade. … Apesar disso, diante da força do costume, a tradição indígena acabou sendo incorporada não só pelos jesuítas como pelos bandeirantes, que difundiram o costume.

Porque o cacique guarani andava infeliz?

O cacique guarani estava infeliz pois a sua única filha tinha a intenção de se casar com um jovem guerreiro.

Qual é a tribo indígena que aparece no texto a lenda da erva-mate?

A tribo indígena que aparece no texto são os Guaranis. 03 – Qual era o produto plantado por essa tribo? Eles plantavam mandioca e milho.

Qual é a origem do chimarrão?

O chimarrão é uma herança dos índios guaranis que habitavam o território do que são hoje a República do Paraguai e o estado do Paraná, e difundida pelos padres jesuítas, no tempo das Reduções.

Quem foi o criador do chimarrão?

Os índios guaranis, que habitavam a região definida pelas bacias dos rios Paraná, Paraguai e Uruguai, foram os primeiros povos que fizeram uso do chimarrão; seguidos pelos índios caingangues, que habitavam o Misiones, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Qual a história da lenda da Iara?

Primeiramente a lenda da iara foi influenciada por traços da cultura grega, que falava na existência de sereias, isto é, seres com canto irresistível e que atraíam os homens. A sereia para os gregos, no entanto, era parte mulher e parte pássaro. A forma parte mulher e parte peixe, acredita-se, surgiu em Portugal.

Como o texto descreve a Iara?

IARA É UMA PERSONAGEM DO FOLCLORE BRASILEIRO.DE ACORDO COM A LENDA DE ORIGEM INDÍGENA,IARA É UMA SEREIA COM CORPO DE MULHER DA CINTURA PARA CIMA E DE PEIXE DA CINTURA PARA BAIXO,MORENA DE OLHOS CASTANHOS E CABELOS NEGROS. A LENDA CONTA QUE A LINDA SEREIA FICA NOS RIOS DO NORTE DO PAÍS ONDE COSTUMA VIVER.

Qual era a importância do consumo da erva mate para os povos indígenas?

Para os índios o ato de tomar chimarrão vai além de ser um mero costume, relaciona-se especialmente com a vida espiritual da tribo. No interior do Paraná a ervamate também está servindo como geração de renda para duas aldeias que estão exportando a planta para os Estados Unidos.

O que o chimarrão tem em comum com a cultura indígena Guarani?

No Rio Grande do Sul, o chimarrão foi trazido pelos índios Guaranis. A infusão da erva era feita em porongo e sorvida por meio do tacuapi, uma espécie de bomba feita de taquara. … Tem pessoas que não são adeptas ao movimento tradicionalista, mas consomem o chimarrão como um hábito alimentar – completa a historiadora.

Quando o problema do cacique guarani começou a ser resolvido?

Questão 4 – O problema do cacique guarani começou a ser resolvido quando o deus Tupã: a) “ouviu a prece e mostrou para o índio um erval”. b) “ensinou a colher, secar, torrar e moer essas folhas”.