O que causou o desastre de Capitólio?

O que causou o desastre de Capitólio?

Estudos técnicos apontaram que a queda do bloco de rocha no lago de Furnas se deu como desdobramento de eventos naturais, sem influência da ação humana. Segundo as investigações, houve um processo geológico de remodelamento de relevo que é comum na região, o que torna possível que outras rupturas venham a ocorrer.

Porque a pedra caiu em Capitólio?

A chuva frequente que cai na região nos últimos 30 dias pode ser parte da explicação para a queda do enorme bloco de pedra, pois a água da chuva foi se acumulando entre as fendas.

Porque Capitólio?

A palavra Capitólio vem do Latim, “Capitolium”, nome de um templo da Roma antiga, dedicado a Júpiter, o pai dos deuses entre os romanos da antiguidade. O termo Capitolium, por sua vez, se origina do radical “capitis, caput” que significa cabeça, topo.

Como ocorreu o tombamento do bloco de rocha em uma escarpa em Capitólio MG?

Desabamento foi causado por fratura na rocha

O tombamento é condicionado pela presença de fraturas nas rochas, que separam os blocos fragilizados do maciço original.
Em cache

Como se formam os cânions de Capitólio?

Resumo. Os canyons de Furnas estão localizados no lago homônimo, próximo à cidade de Capitólio, Minas Gerais. Eles foram esculpidos a partir da circulação das águas em um sistema de fraturas conjugadas nos quartzitos do Grupo Araxá.

Como ficaram os corpos da tragédia em Capitólio?

Os policiais também relataram que alguns corpos ficaram mutilados, o que dificulta na identificação. Os mortos, ainda conforme os agentes, estavam em uma única lancha, que seria de propriedade de um morador de São José da Barra, cidade próxima a Capitólio.

Como se formou o lago de Capitólio?

Paredões rochosos

Casas, fazendas e municípios foram inundados pelos rios Grande e Sapucaí, dando origem a um dos maiores lagos artificiais do mundo, o Lago de Furnas, com cerca de 1.440 km² de área. Para se ter uma ideia, é o equivalente a quase quatro vezes o tamanho da Baía de Guanabara.

Como surgiu o Capitólio?

Em 1939, o Distrito de Capitólio foi elevado à categoria de vila, Vila de Capitólio. Depois de uma tentativa fracassada, em 1943, Capitólio conseguiu sua independência político-administrativa no dia 27 de dezembro de 1948, transformando-se em Município de Capitólio.

Qual a profundidade do lago de Capitólio?

70 metros

Na região, há partes em que a profundidade do reservatório chega a ser de 70 metros, segundo prefeituras e a associação dos municípios.

Qual a profundidade do canyon de Capitólio?

A profundidade alcança até 45 metros, e diversas espécies de peixes podem ser admiradas. Parte da cidade de Capitólio ficou debaixo d'água depois da criação da represa. O local é mais freqüentado por mergulhadores nos períodos em que chove pouco.

Quem foram as vítimas da tragédia de Capitólio?

Cinco corpos foram identificados nesta segunda-feira (10). Os identificados foram Geovany Teixeira da Silva, de 37 anos; Geovany Gabriel Oliveira da Silva, 14 anos, Thiago Teixeira da Silva Nascimento, 35 anos; o piloto Rodrigo Alves dos Anjos, 40 anos e Carmem Pinheiro da Silva, de 43 anos.

Quem são as pessoas que morreram em Capitólio?

Lista com as vítimas:

Julio Borges Antunes, 68 anos, natural de Alpinópolis. Maycon Douglas de Osti, 24 anos, nascido em Campinas. Camila da Silva Machado, 18 anos, nascida em Paulínia. Sebastião Teixeira da Silva, 64 anos, natural de Anhumas.

Como surgiu Capitólio em Minas Gerais?

O município surgiu no início do século 20 com o nome de Casa de Pedras, uma referência aos paredões rochosos. Na seqüência, passou a se chamar “Arraial dos Cabeças” em homenagem a produtores rurais que lideravam a região. Em 1920 recebeu o nome de Capitólio. A palavra vem do latim “capit”, que significa cabeça.

Qual a altura da rocha que caiu em Capitólio?

Eles relataram aos agentes a ocorrência de uma cabeça d'água na região dos cânions, que teria provocado a queda da rocha. As causas do acidente, contudo, ainda não foram elucidadas. Os bombeiros calculam que a pedra despencou de mais de cinco metros de altura.

Pode nadar em Capitólio?

Durante o passeio de lancha por Capitólio, você poderá nadar sob a queda d'água de diversas cachoeiras, além de curtir bares flutuantes e restaurantes com linda vista para o Lago de Furnas.

Como se formaram os Canyons de Capitólio?

O arenito que estava submerso sofreu uma série de alterações químicas ao longo do tempo e, entre 600 milhões e 680 milhões de anos atrás, passou por um evento de metamorfose conhecido como “deformação brasiliana”, que o transformou em quartzito, a rocha naturalmente fraturada que forma o cânion atualmente.

Como ficaram os corpos das vítimas de Capitólio?

Até o momento, oito mortes foram confirmadas. O único com nome divulgado oficialmente é o de Júlio Borges, natural de Alpinópolis (MG), cidade da região onde ocorreu o acidente. O corpo dele estava íntegro e foi liberado para ser enterrado pela família.

Quantos mortos na tragédia de Capitólio?

RIO — A Polícia Civil de Minas Gerais apresentou, nesta sexta-feira (4), a conclusão do inquérito sobre a tragédia de janeiro deste ano no Largo de Furnas, em Capitólio (MG), que deixou dez mortos após o tombamento de um bloco de rocha sobre uma lancha turística no local.