Quais são as características da educação em Esparta?
A educação em Esparta era pública e obrigatória. A criança espartana era entregue ao Estado logo após completar sete anos de idade. A educação era direcionada pela ideologia militarista, em que a prioridade era a formação de bons guerreiros. … Somente aos 30 anos, o soldado tornava-se um cidadão espartano.
Qual era a principal característica da educação espartana?
Tinha como um de seus principais objetivos fazer de seus cidadãos modelos de soldados, fortes, corajosos, bem treinados e obedientes. Dessa maneira, toda a educação espartana estava voltada para o caráter militarista, tendo a criança desde pequena, que se preparar para se tornar um soldado futuramente.
Como era o treinamento dos espartanos?
Os espartanos — em ginásios cercados por fossos — só treinavam o corpo, já que o seu conceito de civismo excluía a eloquência.
Quais as principais características da educação ateniense?
Como era a educação dos atenienses A educação formal grega praticada em Atenas era direcionada somente aos homens a partir dos sete anos de idade e visava o desenvolvimento físico e intelectual do ser humano, baseando-se em três pilares: a ginástica, a música e a escrita.
Como era a educação espartana e ateniense?
As instituições atenienses se preocupavam em desenvolver um equilíbrio entre mente e corpo. Dessa forma, a educação buscava conciliar a saúde física e o debate filosófico. Já em Esparta, dada sua intensa tradição militarista, privilegiava-se o treinamento do corpo.
Como os espartanos lutavam?
Este era um período de guerras heróicas, onde táticas de combate eram simples, frequentemente não consistindo de mais que uma simples investida dos dois grupos de soldados, e onde era comum que se combatesse até a morte – era comum que exércitos inteiros fossem perseguidos e mortos após uma debandada.
Como eram feitos os treinamentos dos espartanos no que se refere a história da educação física?
Entre os sete e os doze anos a criança recebia os conhecimentos fundamentais para que conhecesse a organização e as tradições de seu povo. Depois disso, era dado início a um rigoroso treinamento militar onde seria colocado em uma série de provações e testes que deveriam aprimorar as habilidades do jovem.
Quais são as principais características da educação grega?
A educação grega era centrada na formação integral do indivíduo. Quando não existia a escrita, a educação era ministrada pela própria família, conforme a tradição religiosa. A transmissão da cultura grega se dava também, através das inúmeras atividades coletivas (festivais, banquetes, reuniões).
Quais eram as principais diferenças entre a educação espartana e a ateniense?
As instituições atenienses se preocupavam em desenvolver um equilíbrio entre mente e corpo. Dessa forma, a educação buscava conciliar a saúde física e o debate filosófico. Já em Esparta, dada sua intensa tradição militarista, privilegiava-se o treinamento do corpo.
Quais são as principais diferenças entre Esparta e Atenas?
Atenas viveu um momento de domínio político, mas também cultural. Houve um florescer das artes, da ciência, do pensamento filosófico e da própria construção urbana. Esparta, por outro lado, apostava em uma educação militar e rígida, educando homens desde os sete anos de idade nesta lógica.
Qual a semelhança entre a educação espartana e ateniense?
Em Esparta, o papel da educação era produzir uma força militar disciplinada e saudável, com cidadãos-soldados. Em Atenas, o objetivo era proporcionar cidadãos treinados tanto para a guerra quanto para a paz, e tinha um foco nas artes.
Porque os espartanos lutavam tanto?
Eles eram guerreiros por excelência, criados desde a infância para suportar terríveis sofrimentos e dificuldades. A personalidade espartana é perfeitamente resumida nos contos sobre a Batalha das Termópilas, em 480 a.C.
Qual era a principal atividade dos nobres espartanos?
Este grupo era composto por homens livres, que portanto não trabalhavam sob regime de servidão, e que tinham por tarefas executar atividades de agricultura, artesanais e até mesmo comerciais.
Por que os espartanos precisou ter um treinamento militar diferenciado?
Essa educação militar estava envolta na necessidade de manutenção do poder da elite espartana, bem menor numericamente em relação aos demais grupos sociais, que viviam subjugados pela força.
Comentários