O que as planárias se alimentam?

Qual o tipo de alimentação das planárias?

Em laboratório, planárias geralmente são alimentadas com pedaços de invertebrados. A alimentação, duas vezes por semana, com fígado, foi por nós empregada uma vez que é também adequada, conforme dados da literatura (Galtsoff, 1959), para manter animais em laboratório.

Como as planárias se alimentam e como fazem sua digestão?

As planárias possuem a boca na região ventral e uma faringe protátil (exteriorizada), o que facilita a captação de alimento, sugando. As tênias não possuem sistema digestório, se alimentam por difusão, absorvendo os nutrientes pré-digeridos do hospedeiro.

Onde e como vivem as planárias?

Esses animais buscam refúgios úmidos e com pouca luminosidade, como troncos e galhos caídos. As planárias aquáticas vivem sobre o fundo de córregos ou lagoas e em ambientes costeiros – em mares ou oceanos. … As planárias podem ser utilizadas como indicadoras das características do ambiente onde vivem.

Qual a doença que a planária transmite?

Uma doença é provocada por platelmintos, a esquistossomose é conhecida como Barriga d’água e também chamada de Bilharzíase, é uma doença que pode afetar a bexiga urinária, o fígado e outros órgãos. Ela é provocada pela infecção por meio de vermes parasitas de água doce, em alguns países tropicais e subtropicais.

Como é o sistema digestório de uma planária?

O sistema digestivo é simples e composto apenas pela boca (usada tanto para ingestão quanto para egestão) e intestino. A digestão é feita inicialmente no exterior das células através de enzimas e posteriormente no interior de células especializadas.

O que a planária causa no ser humano?

Alimenta-se de outros invertebrados, podendo, por isso, ser útil na extinção de pragas provocadas por micro-organismos, como fungos, por exemplo. Não causa doença ao homem.

Onde se encontra planárias?

Medindo cerca de 1,5 cm de comprimento, a planária pode ser encontrada em córregos, lagos e lugares úmidos. Elas locomovem-se com ajuda de cílios e alimentam-se de moluscos, de outros vermes e de cadáveres de animais maiores, entre outros exemplos.

Onde são encontradas as planárias?

Existem espécies de planaria habitando corpos d’água doce e salgada em todo o mundo, bem como alguns exemplares terrestres que sobrevivem em locais extremamente úmidos, como florestas tropicais.

É verdade que as planárias são parasitas?

Conhecidas popularmente como planárias, a classe Turbellaria (turbelários) é composta por espécies de vida livre (isto é, não são parasitas).

Como uma pessoa pode se contrair a doença teníase?

Teníase, popularmente conhecida como “solitária”, é uma verminose causada pelos platelmintos das espécies Taenia solium e Taenia saginata. A doença é contraída por meio da ingestão de carne malcozida ou crua de suínos ou bovinos contaminados.

Quais animais têm sistema digestivo incompleto?

Organismos como a hidra e a planária apresentam um tubo digestivo incompleto que inclui uma cavidade digestiva, a cavidade gastrovascular, com uma única abertura, que funciona simultaneamente como boca e ânus.

Como é o sistema digestivo dos moluscos?

O sistema digestório dos moluscos é do tipo completo, ou seja, eles possuem boca e ânus, além de esôfago, estômago e intestino. … No estômago existe uma região glandular que secreta enzimas digestivas. Após o estômago há um intestino longo e enrolado que, por fim, desemboca no ânus.

O que acontece depois que o alimento é engolido pela planária?

Geralmente a boca está localizada na superfície ventral do corpo. O alimento é capturado vivo. A planária enrola-se na presa e envolve-a com uma substância viscosa prendendo-a ao substrato por meio de órgãos adesivos.

Qual a função das planárias?

As planárias apresentam grande capacidade regenerativa. A reprodução das planárias pode ocorrer por meio da fissão. Nesse caso, o animal sofre constrição do seu corpo, separando a cabeça da cauda, dando origem a dois indivíduos. Esses animais também apresentam incrível capacidade de regeneração.