Que material são feitas as estrelas?
As estrelas nascem nas nebulosas, que são imensas nuvens de gás compostas basicamente de Hidrogênio e o Hélio (os elementos mais comuns no Universo).
Porque é que as estrelas brilham?
Quase todas as estrelas são compostas principalmente de um gás chamado hidrogênio. O núcleo de uma estrela é muito quente. Quando uma grande pressão o comprime, uma parte do hidrogênio se transforma em outro gás, chamado hélio. Esse processo produz uma enorme quantidade de energia e faz a estrela brilhar.
Como é que as estrelas morrem?
Se o núcleo dessa estrela possuir entre 1,4 e 3 massas solares, o colapso continua até os elétrons e prótons se combinarem, formando nêutrons. Dessa forma, surgem as estrelas de nêutrons. Se a massa for maior que 3 massas solares, o núcleo da estrela colapsa completamente, até formar um buraco negro.
O que as estrelas são de verdade?
Elas são, na verdade, esferas gigantes compostas de gases que produzem reações nucleares mas, graças à gravidade, podem se manter vivas (sem se explodir) por trilhões de anos. Na nossa galáxia – a Via Láctea – existem mais de cem bilhões de estrelas. O Sol é uma delas.
Qual é o combustível básico de uma estrela?
As estrelas passam cerca de 90 % da sua vida fundindo hidrogênio para produzir hélio em reações a altas temperaturas e pressões próximo ao núcleo.
Onde nascem as estrelas?
As estrelas nascem a partir de nuvens de gás e poeira (nebulosas) existentes no espaço interestelar. Estas nuvens são, regra geral, muito extensas e muito frias. Se a nuvem for perturbada (por exemplo pela passagem de uma estrela nas suas proximidades, pela explosão de uma estrela vizinha,…)
Por que as estrelas brilham somente à noite?
As estrelas não brilham somente à noite. Elas brilham o tempo inteiro! Nós é que só conseguimos enxergá-las depois que o Sol se põe. Isso porque, durante o dia, a luz solar se espalha pela atmosfera e impede que vejamos o que acontece no espaço.
Porque as estrelas piscam e mudam de cor?
Por causa de uma ilusão de ótica. O que pisca, na verdade, não são as estrelas, mas sim as imagens que nós vemos delas. A luz brilhante desses corpos celestes atravessa mais de 100 quilômetros de atmosfera da Terra antes de chegar aos nossos olhos.
Por que as estrelas explodem?
Uma vida, três mortes diferentes Quando acaba o combustível —e a fusão chega a queimar elementos mais pesados como o ferro— e o reator nuclear é desligado, a estrela não pode mais suportar o peso das camadas que estão próximas ao núcleo dela. Ela então explode, em um fenômeno chamado de supernova.
Como nasce vive e morre uma estrela?
“Todas as estrelas nascem da mesma forma: pela união de gases”, diz o astrônomo Roberto Boczko, da Universidade de São Paulo (USP). Partículas de gás (geralmente hidrogênio) soltas no Universo vão se concentrando devido às forças gravitacionais que puxam umas contra as outras.
É possível tocar em uma estrela?
Se considerarmos o Sol, precisamos lembrar que a temperatura de sua superfície é de 5780 graus Kelvin (em torno de 6050 graus Celsius), uma temperatura que vaporizaria qualquer material. Portanto não é possível fisicamente tocar-se em uma estrela como o Sol.
O que ilumina as estrelas?
O brilho das estrelas é produzido por parte de sua energia, que se irradia pelo espaço sob a forma de luz. As estrelas não duram para sempre. Elas “nascem”, evoluem e “morrem”. Esse mesmo processo ocorre com o Sol, pois ele também é uma estrela.
Quais os três componentes básicos para formar uma estrela?
Quais os três componentes básicos para formar uma estrela?…No núcleo de uma estrela são fundido hidrogênio em:
- Hélio.
- Níquel.
- Carbono.
- Nitrogênio.
- Hidrogênio novamente.
Quem tem luz própria no Sistema Solar?
O SOL É UMA ESTRELA E POSSUI LUZ PRÓPRIA. ELE FORNECE LUZ E CALOR A TODOS OS ASTROS DO SISTEMA, INCLUSIVE A TERRA. OS SATÉLITES SÃO ASTROS QUE GUIAM EM TORNO DAS ESTRELAS.
Comentários