Qual a função das células da teca?
As células da teca são células somáticas presentes no folículo em desenvolvimento. … As células da teca também protegem o folículo em desenvolvimento, dando suporte estrutural e vascular até á ovulação. Após a ovulação as células da teca tornam-se a origem e suporte hormonal para a gravidez.
O que a teca produz?
Ao redor do folículo há a formação da teca interna, cujas células diferenciam-se em células secretoras de esteroides (produzidos a partir de colesterol), produzem androstenediona e testosterona sob efeito do LH.
Qual a função das células granulosa e teca?
As células da granulosa e da teca produzem activadores do plasminogénio em resposta à FSH e LH que activam esta substância para produzir plasmina, a qual promove o aparecimento de colagenase activa que induz a ruptura da parede folicular.
Quais são os hormônios que atuam sobre as células da teca e as células foliculares?
As células da teca e as células foliculares vão exercer influência em um hormônio que é o LH (hormônio luteinizante).
Quais as organelas predominam nas células da teca interna e qual hormônio elas secretam?
As células da teca interna sintetizam um hormônio esteroide – a androstenediona – que é transportado para a camada granulosa no interior do folículo. As células da granulosa, sob influência do FSH, sin- tetizam uma enzima aromatase, que transforma androstenediona em estradiol.
O que é teca Histologia?
A teca externa representa o estroma ovariano, onde se observam numerosas células e fibras do tecido conjuntivo, além de vasos sangüíneos.
Quem produz a Inibina?
Na mulher, a principal fonte de inibina B são as células da granulosa de folículos em crescimento, enquanto a inibina A é secretada principalmente pelo corpo lúteo e pela placenta.
O que as células da granulosa produzem?
Na mulher adulta normal as células da granulosa produzem principalmente estradiol e progesterona. Entretanto, a produção de estradiol requer cooperação das células da teca.
O que são as células da granulosa?
As células da granulosa são as células que rodeiam o oócito no folículo. Estas células têm como funções a proteção e o suporte do gâmeta feminino necessários para o seu desenvolvimento.
Quais são os hormônios que atuam sobre as células da teca e as células foliculares e quais são os hormônios ou substâncias que essas células produzem?
O LH e a inibina estimulam a produção de mais andrógenos pelas células da teca. A produção de andrógenos, precursores dos esteroides, posteriormente será controlada pelo IGF-1, ativina, BMPs e EGF (Driancourt, 2001).
Qual o hormônio responsável pelo recrutamento folicular?
hormônio folículo estimulante
O hormônio folículo estimulante (FSH) é uma glicoproteína heterodímera sintetizada e secretada na porção anterior da hipófise (adenohipófise). O FSH desempenha ações relevantes nos estádios mais avançados do desenvolvimento e maturação folicular.
Quais células secretam estrógeno?
O estrogênio, conhecido como o hormônio sexual feminino, é secretado principalmente pelos ovários. Entretanto, vale salientar que esse hormônio é produzido também em outras partes do corpo, como nas glândulas adrenais. No caso do estriol, sua produção acontece em maior quantidade no fígado e em tecidos periféricos.
O que é Teca externa?
A teca externa representa o estroma ovariano, onde se observam numerosas células e fibras do tecido conjuntivo, além de vasos sangüíneos. O limite entre a teca interna e as células foliculares é bem evidente, pois, estão separadas por uma lâmina basal, porém, o mesmo não pode ser observado entre as duas tecas.
Como ocorre a Foliculogenese?
A foliculogênese, ou formação do folículo (gameta feminino), ocorre com a formação de receptores para LH nas células da Teca e para FSH nas células da Granulosa em um folículo chamado pré-antral, que após o surgimento desses receptores passa a ser chamado de antral.
Comentários