Que lição podemos aprender com a história de Jonas?
O que podemos aprender com essa história sobre tentar evitar as responsabilidades que o Senhor nos deu? (Ajude os alunos a identificar um princípio semelhante a este: O Senhor vai exigir que prestemos conta das responsabilidades que Ele nos deu, mesmo que as tentemos evitar.)
Qual a principal mensagem do livro de Jonas?
Enquanto os profetas ameaçam as nações pagãs, o livro de Jonas relata a conversão dos ninivitas e anuncia a misericórdia a esse que foi um dos povos mais odiados por Israel. Os profetas estão solidamente enraizados na situação político-social; Jonas parece estar solto no ar.
Porque Jonas não quis ir à cidade de Nínive pregar?
Jonas era considerado um profeta insensível, que não tinha interesse que os homens de Nínive, cruéis e inimigos de Israel se convertessem e fossem salvos. Jonas queria que Deus cumprisse o Seu juízo sobre eles. Por isso não foi para Nínive.
Qual o contexto do livro de Jonas?
Contexto histórico do Livro de Jonas O Livro de Jonas reage a uma teologia racial que surgiu no pós-Exílio da Babilônia quando os judeus estendem para os exilados os preceitos de santidade e de afastamento em relação aos opressores.
Qual foi a desobediência de Jonas na Bíblia?
Quando Jonas desobedece à ordem de Deus e toma um barco para Társis ao invés de pregar em Nínive, inicia-se um conjunto de eventos que traz consequências a pessoas que não estavam envolvidas diretamente com esta má decisão: os marinheiros trabalharam mais, perderam bens materiais e passaram por grande terror, por conta …
Qual o versículo chave do livro de Jonas?
‘ (Jonas 4,1-11).
Qual é o significado do nome Jonas?
Jonas: Significa “pombo”. O nome Jonas vem do hebraico Yonah, mesma raiz deu origem ao nome feminino Yoná, e que significa “pomba”. No contexto religioso, a pomba é o símbolo do Espírito Santo de Deus, representando a paz e a harmonia entre os seres humanos.
Qual foi a pregação de Jonas na cidade de Nínive?
Jonas 1:1–2—Jonas é chamado para ir a Nínive pregar arrependimento ao povo. Jonas 1:3–7—Jonas foge em um navio, é jogado ao mar e é engolido por um grande peixe. Jonas 2:1–2, 10—Jonas ora ao Senhor e é vomitado em terra seca pelo peixe. Jonas 3—Jonas profetiza a queda de Nínive.
Porque o profeta Jonas desobedeceu a Deus?
Porque eu fazia coisas erradas e/ou desobedecia quando não queria fazer determinada tarefa dada por meus pais. No contexto do livro de Jonas, é afirmado que Deus determinou que Jonas viajasse para pregar em Nínive.
Qual foi o castigo de Jonas?
Jonas é milagrosamente salvo por ser engolido por um peixe grande, em cuja barriga ele passa três dias e três noites. Enquanto estava no grande peixe, Jonas ora a Deus em sua aflição e se compromete a agradecer e a pagar o que prometeu. Deus então ordena que o peixe vomite Jonas.
Qual foi a consequência da desobediência de Joás?
Após a morte de Joiada, Joás não conseguiu manter-se inteiramente fiel ao Senhor, passou a adorar ídolos (2 Cr 24.18) e a confiar em suas próprias forças (2 Rs 12.17-18). Qual foi a consequência da desobediência de Joás? Seu reino entrou em decadência e ele acabou assassinado por dois de seus servos.
O que quer dizer a passagem de Jonas?
No judaísmo, a história de Jonas representa o ensino de teshuvá, que é a capacidade de se arrepender e ser perdoado por Deus. No Novo Testamento, Jesus se denomina “maior que Jonas” e promete aos fariseus “o sinal de Jonas“, que é a sua ressurreição.
Qual a personalidade de Jonas?
Traços gerais da personalidade nome Jonas Inteligente e corajoso, sensível e intuitivo, tem um forte espírito inventivo mas também pode desenvolver uma personalidade desobediente, contestando ordens e regras que considere limitadoras. Relaciona-se positivamente com os outros, mas é impulsivo e inquieto.
O que Significa Jonas na Bíblia?
Jonas, na Bíblia Hebraica, é um profeta do norte do reino de Israel que viveu por volta do século VIII a.C. Ele é a figura central do livro de Jonas, no qual ele é chamado por Deus para viajar até Nínive e alertar seus moradores do iminente castigo divino.
Comentários