O que aconteceu em 1922 no Brasil?

Que fato importante aconteceu no Brasil em 1922?

1922 – no Rio de Janeiro, ocorre o movimento tenentista conhecido como “Revolta dos 18 do Forte de Copacabana”.

O que aconteceu no ano de 1922?

27 de janeiro – Um terremoto de 5.1 na escala Richter atinge a cidade de Mogi-Guaçu, no estado de São Paulo. 11 de Fevereiro – Inicia a Semana de Arte Moderna em São Paulo. 28 de fevereiro – O Egito se torna independente. 1º de março – Ocorre a décima Eleição Presidencial do Brasil.

Qual foi a importância do ano 1922?

Para celebrar os cem anos da independência do Brasil, o governo de Epitácio Pessoa organizou a Exposição do Centenário, realizada no Rio de Janeiro entre setembro de 1922 e julho de 1923. Um sucesso, a exposição atraiu mais de três milhões de visitantes e vários expositores estrangeiros.

O que aconteceu no ano de 1920 aqui no Brasil?

Parte do País estava de mudança para as cidades, por conta da industrialização crescente. Além disso, as artes também estavam se transformando, com a Semana de Arte Moderna, em São Paulo. Na política, há o surgimento do Partido Comunista.

O que aconteceu em 1921 no Brasil?

19 de fevereiro: É fundado o jornal Folha de S. Paulo, em São Paulo; 20 de fevereiro: São realizadas as eleições para o Congresso Nacional do Brasil em todo o território nacional; 28 de julho: Durante a entrevista, Hermes da Fonseca declara ser candidato a presidente do Brasil.

O que aconteceu em 1922 na Europa?

Em 16 de abril de 1922, na Itália, foi assinado o Tratado de Rapallo entre a Alemanha e a União Soviética. Após a Primeira Guerra Mundial, os dois países se aproximavam econômica e politicamente.

O que aconteceu no Rio de Janeiro no ano de 1922?

Em 5 de julho de 1922, na capital do país, Rio de Janeiro, ocorreu a Revolta dos 18 do Forte de Copacabana, também conhecida como Revolta dos dezoito do Forte. Foi a primeira ação do movimento tenentista contra a República Velha.

O que aconteceu no ano de 1920?

Época de mudança de valores e de libertação da mulher, de festas grandiosas regadas a bebida alcoólica (apesar da Lei Seca que proibia a fabricação, a venda e o transporte de bebida alcoólica nos Estados Unidos), a década de 1920 ficou conhecida como “anos loucos”.

Que acontecimentos marcou 1920?

Em 1920 os Estados Unidos da América tornaram-se numa das maiores potências do mundo, tendo uma forte queda posteriormente, em 1929, com a quebra da Bolsa de Valores de Nova Iorque, deixando o fim da época de prosperidade conhecida como os “loucos anos 20”.

O que aconteceu no ano de 1921?

Ou, se preferir, faça uma busca no site do Banco de Dados da Folha….

21.fev.1921 O general Reza Khan ocupa Teerã e derruba o governo da Pérsia
27.nov.1926 Ocorre uma erupção do Vesúvio, na Itália

O que aconteceu em 1921 de importante?

História Política: 20/abr: A Colômbia e os Estados Unidos assinam o Tratado de Thomson-Urrutia, segundo o qual a Colômbia reconhece a independência do Panamá. … 29/dez: Os Estados Unidos, a Inglaterra, a França, a Itália e o Japão assinam, em Washington, um tratado de limitação do armamento naval.

O que aconteceu em 1922 na França?

A França, em 1922, vivia as catastróficas conseqüências da Primeira Guerra; sua economia estava fragilizada, com altos níveis de desemprego, e havia, politicamente, um clima de muita perturbação (Agulhon et al., 1993, pp. 35-50).

O que aconteceu nos anos 20?

Foi a era das inovações tecnológicas, da eletricidade, da modernização das fábricas, do rádio e do início do cinema falado, que criaram, principalmente nos Estados Unidos, um clima de prosperidade sem precedentes, constituindo um dos pilares do chamado “american way of life” (o estilo de vida americano).

Que mudanças ocorreram na década de 1920 no Brasil?

Além desses eventos, 1922 foi um ano um tanto conturbado, com a Revolta dos 18 do Forte de Copacabana, a Revolta de São Paulo 1924, a eleição de Artur Bernardes que governou em praticamente estado de sítio, e a fundação do Partido Comunista Brasileiro (PCB).