Que fim levou o delegado Fleury?
Fleury morreu em 1979, num suposto acidente em Ilhabela, no litoral de São Paulo, a bordo de seu iate. O delegado teria, após ingerir elevadas quantidades de álcool, caído ao passar de uma embarcação a outra. Nunca foi realizada uma necropsia de seu corpo.
Quem foi o delegado que prendeu Marighella?
Gagliasso interpreta o delegado Lúcio, um personagem fictício que representa o torturador Sérgio Paranhos Fleury, policial do Departamento de Ordem Política e Social (DOPS) que liderou a operação que culminou com a morte de Marighella, em 4 de novembro de 1969.
O que diz a Lei Fleury?
A lei Fleury dispunha que a prisão preventiva somente deveria ser determinada em caso de necessidade, o que é, na verdade, uma das bases do princípio da presunção da inocência…. O caso do delegado alterou a lei processual penal, em regime de urgência, e deu origem à lei 5.941 /73, conhecida como lei Fleury .
O que era o Dops na ditadura militar?
As Delegacias de Ordem Política e Social (DOPS) foram criadas nos Estados durante a década de 1920, vinculadas às Secretarias de Segurança Pública.
Quando morreu o delegado Fleury?
1 de maio de 1979Sérgio Fleury / Data de falecimento
Quantos tiros levou Marighella?
32 com cinco balas. Já de acordo com Mário Magalhães, Marighella estava desarmado. Ambos os autores narram que Marighella estava com cápsulas de cianeto de potássio.
Quem era o líder da ALN?
Joaquim Câmara Ferreira (o “Velho” ou “Toledo”), jornalista e ex-membro do PCB desde a década de quarenta, dirigiu a ALN a partir daí até a sua morte, em 23 de outubro de 1970, quando foi delatado por José Silva Tavares, o “Severino”, que teria sido torturado após ser preso.
Quando morreu o capitão Lamarca?
17 de setembro de 1971Carlos Lamarca / Data de falecimento
O que significa as siglas Dops e Doi-codi?
DOI–CODI é uma sigla utilizada para se referir aos Destacamentos de Operação Interna (DOI) e aos Centros de Operações e Defesa Interna (CODI), órgãos criados no contexto da ditadura militar que vigorou no Brasil entre os anos de 1964 e 1985.
Como era a tortura na ditadura militar?
Os torturadores aplicavam descargas elétricas violentas nas orelhas, no ânus, na vagina e no pênis dos torturados. O método envolvia fazer o preso sentar em um assento de madeira revisto com folha de zinco (cadeira-do-dragão) e coloca um balde de metal em sua cabeça (conetado a eletrodos).
Em que ano Marighella morreu?
4 de novembro de 1969Carlos Marighella / Data de falecimento
Como foi a morte de Lamarca?
17 de setembro de 1971Carlos Lamarca / Data de falecimento
Quando Marighella estreia no Brasil?
13 de junho de 2019 (Brasil)Marighella / Data de lançamento
Quem sobreviveu da ALN?
Iara, uma ex-militante da ALN que sobreviveu aos anos de chumbo, perdeu também, nas outras duas ações que serão tratadas na audiência, seus irmãos Alex de Paula Xavier Pereira (em janeiro de 1972) e Iuri Xavier Pereira (em junho de 1972). Foi ela que requereu à CNV e à CEV-SP a realização da audiência.
Comentários