Qual a relação dos lisossomos com a doença silicose?
Por ser um cristal, a sílica perfura os lisossomos, liberando enzimas digestivas que acabam por destruir a célula. Essa situação pode levar à destruição de grandes áreas dos pulmões. Assim, a silicose é diretamente relacionada com a organela lisossomos. A silicose é a mais antiga e grave doença ocupacional conhecida.
O que a silicose afeta?
A silicose crônica causa uma fibrose progressiva dos alvéolos pulmonares, o que leva a dificuldades respiratórias e baixa oxigenação do sangue, provocando tontura, fraqueza e náuseas e, muitas vezes, incapacitando o trabalhador.
Como é caracterizada a silicose?
A silicose é uma forma de pneumoconiose causada pela inalação de finas partículas de sílica cristalina e caracterizada por inflamação e cicatrização em forma de lesões nodulares nos lóbulos superiores do pulmão. Provoca, na sua forma aguda, dificuldades respiratórias, febre e cianose.
Qual a relação da doença asbestose com os lisossomos?
Assim, o acúmulo dessas partículas no interior dos lisossomos provoca a perfuração dessas organelas, o que leva ao derramamento de enzimas e, consequentemente, à alteração do funcionamento das células dos pulmões. O Brasil é um dos maiores produtores, exportadores e consumidores de amianto do mundo.
Qual é a função dos lisossomos?
Os lisossomos são organelas citoplasmáticas, originadas no complexo de Golgi e têm a capacidade de degradar partículas. Presentes na maioria dos seres vivos eucariontes, os lisossomos estão envolvidos em outras atividades celulares como reparo de membrana e secreção.
Qual maior responsável pela ocorrência de silicose?
As principais atividades, com respectivos registros de prevalência de silicose são: indústria cerâmica: 3,9%, atividades em pedreiras: 3,0 a 16%, jateamento de areia na indústria naval: 23,6% , perfuração de poços no Nordeste: 17%.
Quais as principais fases da silicose?
A silicose em sua fase inicial é praticamente assintomática. Com a progressão, os sintomas predominantes são a dispnéia de esforço e a astenia. Nas fases mais avançadas da doença pode sobrevir insuficiência respiratória, com dispnéia aos mínimos esforços e até em repouso, bem como o cor pulmonale crônico.
Como é feito o diagnóstico da silicose?
O diagnóstico é feito quando alguém que trabalhou com sílica faz uma tomografia computadorizada (TC) torácica, que mostra padrões distintivos compatíveis com a doença. Uma radiografia torácica também pode ser feita para ajudar no diagnóstico de silicose.
O que é silicose?
A silicose é uma doença pulmonar causada pela inalação contínua e constante da sílica cristalina. Ao longo do tempo, a sílica se deposita nos pulmões e enrijece as estruturas ali presentes, que precisam ser flexíveis facilitando a entrada e saída de ar.
O que é silicose no trabalho?
CONTEXTO: Silicose é uma doença pulmonar ocupacional crônica, fibrogênica, de evolução lenta, caráter progressivo e irreversível, causada pela exposição à sílica livre.
Qual a relação da silicose e asbestose?
As Pneumoconioses mais importantes são aquelas causadas pela poeira de sílica, configurando a doença conhecida como Silicose, e aquelas causadas pelo asbesto, configurando a Asbestose. polimentos e limpezas de pedras etc. Os sintomas, normalmente, aparecem após períodos longos de exposição, cerca de 10 a 20 anos.
O que é a Bestose?
Asbestose: A doença é causada pela deposição de fibras de asbesto nos alvéolos pulmonares, o que reduz a capacidade de realizar trocas gasosas, além de promover a perda da elasticidade pulmonar e da capacidade respiratória.
Qual a principal função do ribossomo?
Os ribossomos são as estruturas responsáveis pelo processo de síntese proteica. Eles estão presentes em células procarióticas e eucarióticas, sendo encontrados em maior quantidade em células nas quais há uma intensa síntese de proteínas.
Qual a função dos lisossomos é que tipo de célula apresenta uma quantidade importante dessa organela?
Os lisossomos são organelas que apresentam em seu interior grande quantidade de enzimas digestivas. … Essa organela apresenta uma infinidade de enzimas capazes de digerir as mais variadas substâncias, entre elas podemos destacar as lipases, proteases, nucleases, fosfolipases e fosfatases.
Comentários