Faz-se ou se faz?
Ambas as formulações são correctas, embora alguns professores prefiram o pronome reflexo junto do verbo principal: "Vou lavar-me", "deve fazer-se". A maioria dos especialistas defende, porém, que não pode haver aqui uma regra fixa, variando sempre a colocação do pronome conforme a eufonia e o ritmo da própria frase.
Faz-se chaves ou Fazem-se Chaves?
voz passiva sintética — o verbo (transitivo direto ou direto e indireto) concorda com o sujeito, que é sempre expresso: Faz-se chave. – Fazem-se chaves.
Faz-se necessárias medidas?
Resposta. O correto é fazem-se necessárias medidas (equivale a Medidas se fazem necessárias), pq o verbo fazer deve concordar em número com o sujeito (medidas).
Em cache
É necessário ou são necessários?
Quando há a presença de um artigo definido ou de outro elemento que determine o substantivo, é obrigatório que haja concordância em gênero e número entre esse substantivo e o adjetivo necessário. Podem assim ser usadas as expressões: é necessário, é necessária, são necessários e são necessárias.
Em cache
O que significa Faz-se?
verbo pronominal
Seguir a carreira de (ex.: fez-se advogada).
Faz-se A significado?
O que é Far-se-á: Deve ser feito.
Faz 100 dias ou fazem 100 dias?
Porém, quando o verbo “fazer” indica tempo decorrido ou temperatura, ele se torna invariável ou impessoal. Isso quer dizer que ele deve ser usado sempre no singular. Desse modo, o correto é dizer ou escrever “Faz cinco dias que não como carboidrato”, e não “Fazem cinco dias que não como carboidrato”.
Qual o correto Faz-se unhas ou Fazem-se unhas?
Ambas corretas! Fazem -se unhas= unhas são feitas.
Faz fazem Dias?
A forma verbal “faz” é usada quando o sujeito está no singular ou quando o verbo é impessoal. Já a forma verbal “fazem” é usada quando o sujeito está no plural.
Como saber se a regência nominal está correta?
Sempre que o termo regente for um substantivo, adjetivo ou advérbio (um nome), estamos falando de regência nominal. Nesse caso, é necessário o uso de preposição entre o termo regente e o termo regido.
Como substituir Faz-se?
Torna-se:
- torna-se, é, fica. …
- cria-se, concebe-se, forma-se, gera-se, constitui-se, elabora-se, institui-se, estabelece-se, implementa-se, produz-se, engendra-se, forja-se.
O que quer dizer se faz necessário?
1. Que é de necessidade. 2. Que não pode deixar de ser ou de se fazer.
O que substitui Faz-se?
Realiza-se: 3 realiza-se, exerce-se, executa-se, efetua-se, efetiva-se, empreende-se, pratica-se, comete-se, desempenha-se, presta-se, consuma-se, formaliza-se, calcula-se, perpetra-se.
Faz 7 anos ou fazem 7 anos?
Fazer, quando exprime tempo, é impessoal, ou seja, não tem sujeito. Portanto, deve-se manter na terceira pessoa do singular: Faz dois anos que nos conhecemos, Ontem fez quinze dias que aconteceu o acidente.
Faz 30 anos ou fazem 30 anos?
Enquanto o “faz” pode ser a forma conjugada do verbo a ser usada tanto como pessoal quanto como impessoal, o “fazem”, o verbo “fazer”, conjugado na 3ª pessoa do plural no indicativo, só pode ser usado como verbo pessoal. Ou seja, o “fazem” indica uma ação que duas ou mais pessoas toma.
Faz anos ou fazem anos?
Fazer, quando exprime tempo, é impessoal, ou seja, não tem sujeito. Portanto, deve-se manter na terceira pessoa do singular: Faz dois anos que nos conhecemos, Ontem fez quinze dias que aconteceu o acidente.
Faz falta ou fazem falta?
A palavra “faz” se refere à terceira pessoa do singular, no presente do indicativo, do verbo “fazer”. Portanto, dizemos ou escrevemos: “ela faz” ou “ele faz”. Já o termo “fazem” corresponde à terceira pessoa do plural do verbo “fazer”, no presente do indicativo, isto é, “eles fazem” ou “elas fazem”.
Quais são os erros de regência nominal?
Erro mais comum de regência nominal: Certeza que: Por exemplo: Nós temos certeza que seu amigo não esteve aqui hoje. OBS: Ainda que seja comum na Norma Culta — entre os grupos de pessoas mais escolarizadas —, “certeza que” não é a regência que a Norma Padrão prescreve.
Comentários