Está a frente ou a frente?
Na expressão "à frente", a crase ocorre, já que se trata de locução (adverbial ou prepositiva) feminina. Exemplos: Estou à frente dos negócios da minha família. O atleta brasileiro chegou à frente dos demais.
Em cache
Como saber se a crase está correta?
5 dicas simples sobre o uso da crase
- Apenas antes de palavras femininas. …
- Em expressões que indiquem hora. …
- Antes de locuções adverbiais femininas que expressam ideia de tempo, lugar e modo. …
- Não ocorre antes de palavra masculina (na maioria das vezes) …
- Casos em que a crase é opcional.
Quando se coloca a crase?
Crase é a contração da preposição a com outro a, que pode ser artigo definido, pronome demonstrativo ou o a inicial dos pronomes aquela, aquele, aquilo. É indicada pelo acento grave. Como regra geral, só se usa crase antes de palavras femininas.
Pode usar crase antes de lugar?
Em se tratando de nome geográfico ou de lugar, ocorre crase quando se pode usar o macete vou a/volto da: vou à Bahia – volto da Bahia/ regressei à Itália – regressei da Itália.
Esteve à frente sinônimo?
Estar à frente: 1 encabeçar, abrir, coroar, encimar, estar à testa. Escreva textos incríveis em segundos com nossa nova ferramenta de Inteligência Artificial.
O que significa estar à frente?
Posição vantajosa em relação aos demais: o time está à frente no campeonato. Seguido o comando, à direção; avante. Etimologia (origem de à frente). A + a + frente.
Onde não se usa crase?
Regras de quando NÃO usar crase
antes de palavras masculinas; antes de verbos; antes de pronomes pessoais do caso reto (eu, tu, ele, nós, vós, eles) e do caso oblíquo (me, mim, comigo, te, ti, contigo, se, si, o, lhe); antes dos pronomes demonstrativos isso, esse, este, esta, essa.
Como não errar no uso da crase?
Uma das formas mais eficientes para testar se uma frase exige ou não o uso da crase é substituir o substantivo feminino por um substantivo masculino. Se utilizando um substantivo masculino temos como resultado a contração “AO” (preposição + artigo), significa que a crase é necessária com o substantivo feminino.
Tem crase na frente de verbo?
A crase não deve ser empregada junto a verbos. O fenômeno da crase existe quando há uma fusão (ou contração) entre a preposição "a" e o artigo definido feminino "a". Logo, se a palavra seguinte à preposição "a" for um verbo, o acento grave indicativo da crase não é admitido.
Quais os verbos que exigem crase?
A crase pode ser usada nas seguintes situações:
- antes de palavras femininas;
- quando acompanham verbos que indicam destino (ir, voltar, vir);
- nas locuções adverbiais, prepositivas e conjuntivas;
- antes dos pronomes demonstrativos aquilo, aquela, aquele;
- antes da locução "à moda de" quando ela estiver subentendida;
Onde não pode colocar crase?
Regras de quando NÃO usar crase
antes de palavras masculinas; antes de verbos; antes de pronomes pessoais do caso reto (eu, tu, ele, nós, vós, eles) e do caso oblíquo (me, mim, comigo, te, ti, contigo, se, si, o, lhe); antes dos pronomes demonstrativos isso, esse, este, esta, essa.
Foi a Bahia tem crase?
Vale sempre lembrar que a crase é um fenômeno caracterizado pela fusão da preposição “a” com o artigo “a” (a + a = à). Veja como aplicar a regra: Quem vai à Bahia, volta da Bahia – por isso indicamos a crase com o acento grave. Quem vai a Salvador, volta de Salvador – logo, não há crase.
Como escrever mais à frente?
Sendo assim, a palavra ADIANTE sempre deverá vir escrita de maneira junta, numa única palavra e, sem acento grave, dado que não existe crase nesse caso. Quanto ao significado, o advérbio 'adiante' indica uma posição em primeiro lugar ou mais à frente, na vanguarda ou dianteira.
O que é estar à frente do seu tempo?
Morar num futuro, que é pertença do presente [do nosso e dos outros]. Significa, ainda, Estender, "puxar as orelhas" do presente para a frente num processo gradativo e evolutivo.
Como se escreve seguindo em frente?
Neste caso, o certo é seguir em frente. Neste caso, trata-se de uma locução adverbial, que significa “adiante”. Essa locução ainda pode ser usada para indicar “posição frontal”, como neste outro exemplo: Na véspera do jogo, torcedores protestam em frente ao centro de treinamento.
Foi a escola ou foi a escola?
Em gramática, basicamente a crase se refere à fusão da preposição a com o artigo feminino a: Vou à escola. O verbo ir rege a preposição a, que se funde com o artigo exigido pelo substantivo feminino escola: Vou à (a+a) escola. A ocorrência de crase é marcada com o acento grave (`).
Quanto a não tem crase?
As duas formas podem estar corretas, dependendo da estrutura da frase. Quanto a é uma locução prepositiva que termina com a preposição a. Dependendo do termo seguinte, poderá ocorrer ou não contração com esse termo, ou seja, poderá ocorrer ou não crase: Quanto a isso, nada sei.
Foi a Itália tem crase?
Quando se referir a lugares, a dica é: adicione a preposição “para” à frase e veja se há necessidade do artigo “a”. Se tiver, utilize a crase. Transforme a frase Irei à Itália em Irei para a Itália.
Comentários