Em que consiste a sabedoria de acordo com o estoicismo?

Qual a principal ideia do estoicismo?

O estoicismo propunha que os homens vivessem em harmonia com a natureza – o que, para eles, significava viver em harmonia consigo próprios, com a humanidade e com o universo. Para os estóicos, o universo era governado pela razão, ou logos, um princípio divino que permeava tudo.

Quem são os sábios para os estoicos?

O sábio é o resultado final de toda a filosofia estoica. Desta maneira, podemos dizer que o Sábio é aquele que compreende no tempo e no espaço, não fora dele. … Ele dá seu assentimento ao mundo e portanto sabe viver melhor nele.

Quais são as 4 virtudes Estoicas?

As 4 virtudes estoicas – coragem, justiça, autocontrole e sabedoria.

Como podemos ser felizes de acordo com o estoicismo?

O foco da filosofia estoica é a conquista da felicidade por meio da ataraxia, um ideal de tranquilidade em que é possível viver serenamente e com paz de espírito. Para os estoicos, o indivíduo apenas poderia conseguir essa felicidade através das suas próprias virtudes, ou seja, dos seus conhecimentos.

Quais são as principais características do estoicismo?

Características do estoicismo Indivíduo deve negar os sentimentos externos; O prazer é indiferente ao homem sábio; Universo governado por uma razão universal natural; Valorização da apatheia (indiferença);

Como ser uma pessoa estoica?

Seja humilde e aberto a novos conhecimentos. Aprenda com cada oportunidade, mas não tente ser um sabe-tudo. Ninguém aprende quando acha que já conheceu tudo o que podia conhecer. A sabedoria é uma das principais virtudes do Estoicismo, além de ser necessária para as pessoas admitirem que não são perfeitas.

Quais os principais pensadores do estoicismo?

Estoicismo Helenístico Romano – Tem como principais representantes os filósofos Panécio de Rodes, Posidônio de Apameia e Cícero. A stoá média, como também é chamada, já era mais eclética. Estoicismo Imperial Romano – Desenvolvida por filósofos como Sêneca, Epicteto e Marco Aurélio.

Como o estoicismo explica paixões tais como a raiva?

As paixões e sentimentos são, para os pensadores dessa corrente, vícios da alma. Os estóicos não fazem distinção entre amor, ódio, raiva ou compaixão, todos os sentimentos são considerados prejudiciais a racionalidade do indivíduo.

Quais são as 4 virtudes?

Entre as virtudes adquiridas pelo homem, estabelecem-se quatro, que são fundamentais, ou capitais, às quais estão subordinadas outras, que são acessórias, ou subordinadas. Desde a antiguidade, classificou-se como virtudes cardiais: a prudência, a justiça, a fortaleza e a temperança.

Quais são as 4 virtudes humanas?

O Catecismo da Igreja lembra que todas as virtudes humanas, que são muitas, giram à volta das quatro virtudes cardeais, que são as virtudes-eixo: prudência, justiça, fortaleza e temperança (nn. 1805-1809).

O que os estoicos propunham para chegar a felicidade?

O Estoicismo, baseado numa ética rigorosa de acordo com a leis da natureza, assegurava que o universo era governado por uma razão universal divina (Logos Divino). Dessa forma, para os estoicos, a felicidade era encontrada na dominação do homem ante suas paixões (considerada um vício da alma) em detrimento da razão.

Como o estoicismo nos ensina a viver?

O Estoicismo é uma escola de filosofia prática que ensina como viver uma boa vida ao focar naquilo que é possível controlar. As ideias Estoicas ajudam a reduzir a ansiedade, o estresse e a lidar com a insegurança e outros sentimentos negativos.

Quais são as principais características do epicurismo?

– A principal característica da filosofia epicurista é a busca da felicidade através dos prazeres sexuais, porém com equilíbrio. – Divisão dos prazeres em duas categorias: imediatos e duradouros. – Como a morte é vista com um empecilho para a conquista da felicidade, o indivíduo deve ser indiferente a ela.

Como aplicar o estoicismo na vida?

Sem mais delongas, apresento cinco maneiras de tornar o estoicismo uma prática diária:

  1. Visualize sua vida sem as coisas que você ama. …
  2. Memento Mori – meditar sobre a morte. …
  3. Definir objetivos internos e desvincular-se dos resultados. …
  4. Desconforto bem-vindo. …
  5. Perseguir vigorosamente o caráter e a virtude.

17 de mai. de 2018