Qual o termo correto para surdo e mudo?
De fato, aprendemos a falar ouvindo as palavras ao nosso redor, porém, a expressão “mudo” tem outro sentido. Na medicina, o termo “surdo” é utilizado quando a pessoa com surdez é diagnosticada com surdez profunda, quando é leve ou moderada ainda persiste o termo Deficiente Auditivo.
Qual a forma correta de se referir aos surdos?
O fator preponderante para a escolha de um ou outro termo é a participação na comunidade surda. As pessoas que fazem parte da comunidade se identificam como surdas, enquanto as que não pertencem a ela são chamadas de deficientes auditivas.
Porque o termo Surdo-mudo é inadequado?
Pois saiba que essa nomenclatura é errada. A pessoa surda não é necessariamente muda. Dizer que todo surdo é mudo é um mito que, mesmo com o passar dos anos, permanece na sociedade. Você já deve ter ouvido ou mesmo usado a expressão “surdo–mudo” para designar uma pessoa que não ouve.
Pode ser mudo e não surdo?
Pessoa Muda é aquela que não faz uso do seu aparelho fonador (conjunto de órgãos e estruturas que produzem os sons de nossa fala) para fala ou qualquer outra manifestação vocal. O ponto é que a “Mudez” não está relacionada com a “surdez“. São minoria os surdos que também são Mudos.
Qual o termo correto para mudo?
Mudo: Se refere à pessoa que não fala ou perdeu a capacidade de falar, que não emite sons. Mudinho: Diminutivo da palavra “mudo”, mas soa pejorativa, não acha? Surdo: Se refere à pessoa que não ouve ou ouve pouco. Surdo-Mudo: São duas deficiências distintas.
É correto usar o termo surdo-mudo?
d) O termo “Surdo–Mudo” só deve ser aplicado às pessoas que apresentam perda auditiva a partir de 70 dB, enquanto que o termo “Surdo” só deve ser utilizado para designar as pessoas com deficiência auditiva a partir 50 dB.
Como se deve chamar o surdo?
Mudo: Se refere à pessoa que não fala ou perdeu a capacidade de falar, que não emite sons. Mudinho: Diminutivo da palavra “mudo”, mas soa pejorativa, não acha? Surdo: Se refere à pessoa que não ouve ou ouve pouco. Surdo-Mudo: São duas deficiências distintas.
É certo falar pessoa surda?
O Manual explica que “não é correto dizer que alguém é surdo-mudo. Muitas pessoas surdas não falam porque não aprenderam a falar”. Ensina que “quando quiser falar com uma pessoa surda, se ela não estiver prestando atenção em você, acene para ela ou toque, levemente, em seu braço”.
Por que o surdo não fala?
As pessoas surdas apresentam condições físicas e fisiológicas necessárias para falar. Algumas não falam porque não foram ensinadas, outras porque acham que a língua favorece a efetivação e a agilidade na comunicação, e outras ainda por opção.
Quando a pessoa é surda ela é muda?
O fato de uma pessoa ser surda não significa que ela seja muda. A mudez é uma outra deficiência, sem conexão com a surdez. Os surdos que também são mudos constituem uma minoria entre a população surda. O fato é que existe a total possibilidade de um surdo falar, através de terapia da fala.
Quem é mudo pode ouvir?
Em uma outra situação uma pessoa pode ouvir e ter algum problema nas cordas vocais que a deixou muda. Identificados os termos, o segredo é conhecer a pessoa primeiro, identificar a deficiência dela para então definir qual o termo correto. Lembre-se: surdo não é mudo!
O que leva uma pessoa a ser muda?
As principais causas de mudez são físicas, podem estar relacionadas com a garganta, cordas vocais, língua, boca, pulmões ou outros. A mudez é muitas vezes associada à surdez, isto porque os surdos de nascença, por nunca terem ouvido, dificilmente aprenderão a falar.
Qual o nome da deficiência do mudo?
Mudez ou afonia é uma deficiência que indica incapacidade total ou parcial de produzir fala.
O que é ser uma pessoa surda?
[…] considera-se pessoa surda aquela que, por ter perda auditiva, compreende e interage com o mundo por meio de experiências visuais, manifestando sua cultura principalmente pelo uso da Língua Brasileira de Sinais – Libras.
Comentários