Qual a forma correta de usar etc?
Primeiro, ele lembra que “etc.” sempre se escreve com ponto, mesmo que apareça no meio do texto. A forma correta é: “Comprei laranja, banana, etc. e depois fui ao cinema”. Essas três letrinhas – “etc.” – são a redução de uma expressão do latim, “et coetera”, que significa “e outras coisas”.
Tem que colocar vírgula antes do etc?
Assim como antes da conjunção “e”, somente em casos raros existirá uso de vírgula antes da locução latina abreviada “etc.”, de acordo com a tradição gramatical. O dicionário Aulete traz o seguinte registro, sem o uso da vírgula: Abreviatura de et cetera. … – Não se usa “etc.” acompanhado por reticências (etc….).
Como usar o etc no meio da frase?
O termo “etc.” é abreviatura da expressão latina et cetera, que significa “e outras coisas”. É empregado com o sentido de “e assim por diante”, “e o resto”, ou seja, para indicar que outras coisas devem ser subentendidas. Por exemplo: Guilherme foi ao mercado e comprou tomates, bananas, maçãs, etc.
Para que serve os 4 tipos de porquês?
Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.
Pode usar vírgula depois do etc?
O dicionário Aurélio, na versão eletrônica, por exemplo, cita o seguinte exemplo: “Comprou na feira legumes, verduras, frutas, etc.” … – Não se usa “etc.” acompanhado por reticências (etc….). Usa-se “etc.” ou reticências. Havendo dúvida, lembre-se de que “etc.”, tradicionalmente, não é precedido por vírgula.
Como usar etc em uma redação?
E um detalhe importante: para quem acha que as reticências são necessárias para usar com “etc”, dica: é mito. E mais: mas não use o “etc” na redação! A sigla empobrece o texto, substitua por “entre outros” e seus variados.
Por que exemplos?
“O ‘por que’ separado sempre pode embutir a palavra ‘razão’ ou a palavra ‘motivo’”, explica o professor. Isso vale para perguntas diretas – “Por que você não foi?” vira “Por que razão você não foi?” e “Por que você não pagou a conta?” vira “Por que motivo você não pagou a conta?”.
Como usar o porquê?
Regra dos porquês: quando empregar por que? Na regra dos porquês, deve ser usada a forma do por que quando tratar-se de perguntas, assim como pronome relativo. Dessa maneira, o emprego do por que, grafado assim com palavras separadas e sem acento, dá-se no começo das frases interrogativas diretas.
Onde devo usar vírgulas?
Como usar a vírgula corretamente nos seus textos
- Use vírgula nas enumerações. …
- Use vírgula antes das orações introduzidas por E, MAS, OU, NEM e POIS. …
- Use vírgula para assinalar o deslocamento de adjuntos e orações adverbiais. …
- Use vírgula para separar o aposto. …
- Para separar o vocativo.
O que colocar no lugar de etc?
Abreviatura da expressão latina et cetera: 1 de resto, e assim por diante, e o mais, e o restante, e outras coisas, e outras coisas mais, e outros.
É correto usar etc?
O termo “etc.” é a abreviação da locução latina “ét cétera”, que significa “e outras coisas”. … – Não se deve usar o conectivo “e” antes de “etc”; – Deve ser evitado o uso de “etc” para pessoas: “Estão presos Silva, José, Abreu etc.”; – Caso o termo “etc.” finalize uma frase, o ponto final não deve ser duplicado (etc..);
Pode usar etc em TCC?
Recomendo optar pela primeira pessoa, pois isso facilita a redação: “eu fiz”, “penso”, “considero”, “concluí” etc. conectivo “e” não se coloca vírgula. “Pois” deve SEMPRE ser precedido por vírgula, pois assim manda a regra.
Como usar os 4 porquês?
- Por que = Usado no início das perguntas.
- Por quê? = Usado no fim das perguntas.
- Porque = Usado nas respostas.
- O porquê = Usado como um substantivo.
22 de mai. de 2018
Porque por quê porque é por quê?
Porque: Escrito junto e sem acento, este “porque” é uma conjunção explicativa ou causal. Pode ser substituído por “pois”, “uma vez que”. Porquê: Escrito junto e com acento, este “porquê” se usa quando a sentença for substantivada e sinônima de “motivo” ou “razão”.
Comentários