Quando usar super?
Usa-se hífen com palavras iniciadas com prefixo “super” se o termo posterior começar com H ou R. Ex: Super-homem, super-herói, super-habilidade, super-requintado, super-real, super-resistente, etc. Nos demais casos, não há hífen.
Como escrever Super-homem no plural?
Indivíduo considerado superior à natureza humana; homem que tem qualidades ou poderes considerados superiores aos dos homens comuns. Plural: super–homens. Plural: super–homens.
Quando Super é separado?
O prefixo super– deve ser separado do segundo elemento por hífen somente nos casos em que este inicia por “r” ou “h”. Nos demais casos, o hífen não é usado. Acompanhe alguns exemplos de palavras com super-, este prefixo latino que tem o significado de posição superior, excesso.
Qual é a nova regra da ortografia?
O novo acordo ortográfico foi realizado em 2009, com prazo de adaptação até 2012, e visa uniformizar e aproximar a gramática entre os 9 países que têm a Língua Portuguesa como língua oficial. As mudanças consistem principalmente na acentuação, uso no hífen, uso do trema e no alfabeto, exemplificadas a seguir.
Por que Super-homem tem hífen?
Super–homem escreve-se com hífen, porque a palavra homem começa por h. … A regra é a seguinte: com os prefixos hiper- inter- e super-, quando o segundo elemento começa por qualquer letra que não seja r, não se utiliza o hífen.
Como se escreve a palavra super recomendo?
(O “super” é um prefixo que se liga ao adjetivo “maneiro” por justaposição.) – Eu super–recomendo este livro. (O “super” é um prefixo que se liga ao verbo “recomendar” (super-recomendar) por justaposição.)
Como que escreve p * * * *?
p*** – Dicionário Online Priberam de Português.
Para que serve os 4 tipos de porquês?
Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.
Qual foi a última reforma ortográfica?
As regras do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa são obrigatórias no Brasil a partir de hoje (1º). Em uso desde 2009, mudanças como o fim do trema e novas regras para o uso do hífen e de acentos diferenciais agora são oficiais com a entrada em vigor do acordo, adiada por três anos pelo governo brasileiro.
O que mudou afinal com o novo acordo ortográfico?
Entre as mudanças na língua portuguesa ocasionadas pela reforma ortográfica, podemos citar o fim do trema, alterações da forma de acentuar palavras com ditongos abertos e que sejam hiatos, supressão dos acentos diferenciais e dos acentos tônicos, novas regras para o emprego do hífen e inclusão das letras w, k e y ao …
Por que Homem Aranha tem hífen?
Stan Lee disse em seu twitter, em uma grande reclamação sobre erros ortográficos nos quadrinhos, que o Homem–Aranha, Spider-Man, tinha seu nome com hífen por um simples motivo: Não ficar semelhante ao Superman, o Super-Homem. Tecnicamente, na língua inglesa, não há nada que impeça o Spiderman de existir.
Por que ser humano não tem hífen?
Obrigado. Não se tem considerado «ser humano» como composto, nem mesmo antes da aplicação do Acordo Ortográfico de 1990, logo, não se usa hífen nesta expressão.
Quando tem hífen?
# Utilizamos o hífen quando o prefixo terminar em consoante e a segunda palavra começar com a mesma consoante. # Com o prefixo “-sub”, diante de palavras iniciadas por “r”, usa-se o hífen. # Diante dos prefixos “-além, -aquém, -bem, -ex, -pós, -recém, -sem, – vice” usa-se o hífen.
Como se usa o hífen?
O que é e quando usar o hífen?
- unir palavras compostas;
- juntar pronomes oblíquos e algumas formas verbais representadas por mesóclise e ênclise;
- separar as sílabas de um dado vocábulo;
- ligar algumas palavras precedidas de prefixos.
Comentários