Qual o nome correto do Criado-mudo?
Por ser um objeto inanimado e ter utilidade equivalente à de um mordomo, passou a ser chamado de criado–mudo. O móvel, agora, passará a ser chamado de “mesa de cabeceira” em todas as lojas físicas e no site da marca.
Como se escreve criados mudo?
[Brasil] Pequeno móvel em forma de armário que se coloca junto da cama e que serve para guardar ou ter sobre ela os objectos necessários. Plural: criados–mudos. Plural: criados–mudos.
Como escreve criado?
[Gramática] Criado também é forma derivada de criar, no particípio: eu não sabia que ele tinha criado todo o cenário da peça.
É errado falar criado mudo?
“Criado mudo, não. O termo correto é mesa de cabeceira”, apontava a Amazon em negrito, para depois explicar que criado–mudo é um termo “racista”, que “surgiu para chamar escravos que ficavam parados ao lado da cama”.
Qual a origem do nome criado mudo?
Criado–mudo: aquele móvel baixo que normalmente fica na cabeceira da cama tem esse nome porque, na época da escravidão, os escravos ficavam nesse mesmo lugar segurando as coisas para os “senhores” – sem fazer barulho para não atrapalhar.
O que pode substituir o criado mudo?
Conheça opções para substituir o criado mudo
- Tudo em um móvel só …
- Mesinhas laterais. …
- Cadeiras, pufes e banquinhos. …
- Objetos de decoração. …
- Prateleiras divertidas. …
- Penteadeira ou escritório.
14 de dez. de 2019
Como se escreve Criados-mudos no plural?
criados–mudos | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.
Qual é a justificativa para o plural da palavra criado mudo?
Quanto a criado–mudo, que em Portugal tem o nome de “mesinha-de-cabeceira”, é um substantivo formado por substantivo + adjectivo (criado+mudo), e segue também a regra de formação do plural destes compostos: vão ambos para o plural. Será, pois, criados–mudos o plural da palavra.
Qual é o plural de criado-mudo?
criados–mudos | Definição ou significado de criados–mudos no Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.
Qual a diferença entre cria e criado?
Do latim creatu-, «idem», particípio passado de creare, «criar»; Exemplo de uso da palavra Criado: A palavra “criado” caiu praticamente em desuso; é substituída, hoje, pela expressão “empregado doméstico”.
Porque não chama criado mudo?
Segundo a rede, é preciso abolir o termo porque, apesar de muitas pessoas não saberem, o nome do móvel remete ao período da escravidão no Brasil, quando alguns homens e mulheres passavam dia e noite imóveis ao lado da cama para atender aos “senhores”.
Como chama criado-mudo em Portugal?
Em Portugal, designamos por mesinha de cabeceira ou mesa de cabeceira.
O que pode ser usado como criado mudo?
Criados devem ser assim posicionados ao lado ou de cada lado – como um par – das camas. Eles devem combinar com o estilo dos outros móveis escolhidos para a ambientação do cômodo. No caso dos quartos amplos, com bastante espaço sobrando, pode-se adotar mesinhas de cabeceira com um design comum ou ousado, tanto faz.
Porque criado-mudo tem esse nome?
Criado–mudo: aquele móvel baixo que normalmente fica na cabeceira da cama tem esse nome porque, na época da escravidão, os escravos ficavam nesse mesmo lugar segurando as coisas para os “senhores” – sem fazer barulho para não atrapalhar.
Comentários