Como são feitos os desenhos de um cordel?
Esses desenhos são feitos usando, principalmente, a técnica da xilogravura. Nesse método, as figuras são feitas a partir do entalhe de uma matriz de madeira, que recebe uma fina camada de tinta e depois é "carimbada" no papel, transferindo assim o desenho.
O que é o desenho de cordel?
O cordel é uma tradição que chegou ao Brasil por meio de Portugal e se caracteriza por um tipo de literatura que começou oralmente para disseminar notícias para aqueles que não tinham acesso a elas. O uso da técnica de xilogravura criou e propagou a literatura de cordel.
Em cache
Como fazer um cordel passo a passo?
Para que possamos produzir um folheto de cordel corretamente temos que aprender sobre:
- rima: pobre, rica, rara e, especialmente, sobre rima consoante ou soante;
- as estrofes mais usadas (quadra, sextilha, septilha ou setilha, décima);
- oração (a história com início, meio e fim);
Qual a técnica de cordel?
A técnica consiste em entalhar um desenho na madeira com auxílio de objeto cortante (goiva) e depois com um rolinho de borracha passado na tinta, passar sobre a madeira (matriz). Em seguida, a parte em que fica a gravura é colocada em contato com o papel.
Quais são as características de cordel?
Esse tipo de manifestação tem como principais características a oralidade e a presença de elementos da cultura brasileira. Sua principal função social é de informar, ao mesmo tempo que diverte os leitores. Oposta à literatura tradicional (impressa nos livros), a literatura de cordel é uma tradição literária regional.
Qual é a principal característica do cordel?
O cordel apresenta características regionais. O cordel apresenta elementos satíricos, o que garante a popularidade dos folhetos. Assim, é um texto com humor e ironia. Trata de fatos do cotidiano nordestino, mas também traz acontecimentos históricos.
Como se chama as imagens do cordel?
Ilustrações em xilogravuras: a xilogravura consiste na confecção de imagens e ilustrações utilizando madeira e papel. O estilo de ilustração utilizado na Europa no século XV com intuito de caracterizar baralhos e imagens sagradas, a xilogravura é uma das peculiaridades mais marcantes da literatura de cordel.
Quantas linhas tem que ter o cordel?
Os versos de cordel são escritos em sextilha, ou seja, têm estrofes de seis linhas cada. As rimas normalmente ocorrem entre as linhas 2, 4 e 6.
Quais são as rimas do cordel?
Cada estrofe é formada de seis versos e cada verso deve ter sete Sílabas Poéticas (Heptassílabos). Distribuição de Rimas: X A X A X A – (Os versos 1, 3 e 5 não precisam rimar. Os versos 2, 4 e 6 rimam entre si).
O que é um cordel de escola?
Memória — Segundo Francisco, o cordel é uma manifestação cultural que aborda a leitura, o canto, o aspecto rítmico compassado das declamações e a ilustração das capas, por meio de xilogravura, desenho, foto ou pintura.
Quais os principais temas de um cordel?
Temática: a literatura de cordel tende a abordar lendas, religiosidades e fatos históricos, mas suas temáticas são as mais diversas. Desde acontecimentos do cotidiano e a vida do povo sertanejo, até grandes romances e acontecimentos da história do Brasil.
Quais versos rimam no cordel?
Os versos de cordel são escritos em sextilha, ou seja, têm estrofes de seis linhas cada. As rimas normalmente ocorrem entre as linhas 2, 4 e 6.
Qual a estrutura de um poema de cordel?
Estilo muito popular na Literatura de Cordel. Um dos mais fáceis. Cada estrofe é formada de seis versos e cada verso deve ter sete Sílabas Poéticas (Heptassílabos). Distribuição de Rimas: X A X A X A – (Os versos 1, 3 e 5 não precisam rimar.
Quais são os poemas de cordel?
Confira esta seleção de poemas de cordel de temas variados e conheça um pouco sobre os seus autores.
- A seca do Ceará, de Leandro Gomes de Barros. …
- ABC do Nordeste, de Patativa do Assaré …
- Nas asas da leitura, de Costa Senna. …
- A greve dos bichos, de Severino Milanês da Silva. …
- A corrida da vida, de Bráulio Bessa.
Como são feitas as xilogravuras?
A Xilografia é uma antiga técnica de origem chinesa, ao que tudo indica tendo seu inicio no século II, onde o artesão grava na madeira a imagem que pretende reproduzir, utilizando-a como matriz e possibilitando a reprodução de diversas imagens idênticas sobre papel ou outro suporte adequado.
Quais são as partes do cordel?
Estrutura do cordel
– Quadra: estrofe de quatro versos (não é mais utilizada); – Sextilha: estrofe de seis versos (é a mais conhecida); – Septilha: estrofe de sete versos (é a mais rara);
O que é um cordel e como fazer?
É composta por poemas escritos em linguagem popular, ricos em rimas e na perfeição métrica dos seus versos. Originalmente, os poemas de cordel eram vendidos em feiras, onde ficavam à mostra da população pendurados em cordéis ou barbantes.
Como montar um cordel em sala de aula?
Apresente o gênero do cordel em sala de aula aos estudantes e escute-os com atenção; Crie uma sala temática para estimular as relações de pertencimento com o gênero. Você pode fazer isso, de forma simples, com um varal de cordéis; Na primeira aula, convide os alunos a andar pela sala.
Comentários