Como são as roupas do reisado?

Quais os instrumentos musicais usados no reisado?

No Reisado existem vários instrumentos musicais como pandeiros, violões, reco-reco, cavaquinhos, acordeons e violas. Os brincantes trajam roupas de diferentes formas, coloridas e cheias de vida e alegria, com fitas, espelhinhos e chapéus de variadas formas e estilos.

Quais são as danças do reisado?

O Reisado, também chamado de Folia de Reis, é uma manifestação popular que celebra o nascimento do menino Jesus e rememora a visita do três reis magos a Belém. Em Santa Maria da Boa Vista, no sertão pernambucano, um grupo realiza esse festejo há várias décadas.

Quais são as características do reisado?

Uma das principais características do reisado são os trajes usados pelos participantes, em geral roupas muito coloridas, chapéus, fitas e espelhinhos. Outra característica diz respeito à estrutura da festa.

Como é a dança do reisado?

O Reisado é formado por um grupo de músicos, cantores e dançarinos que percorrem as ruas das cidades e até propriedades rurais, de porta em porta, anunciando a chegada do Messias, pedindo prendas e fazendo louvações aos donos das casas por onde passam.

O que significa o boi no reisado?

é um dos mais típicos folguedos populares e, em alguns casos, participa do Reisado. A variação de nomes decorre das peculiaridades regionais e depende também da variação de elementos que figuram nas apresentações. Sua origem é portuguesa. Em síntese, é uma apresentação da captura (roubo), morte e ressurreição do Boi.

Porque Folia de Reis usa máscara?

Segundo explicação dos próprios foliões, os mascarados representam o mal, sendo a concretização dos soldados de Herodes ou do próprio demônio. Com essa vinculação ao mal, os palhaços seriam impedidos de tocar a bandeira sagrada da Folia, nunca podendo ficar à sua frente no cortejo.

Qual a origem da dança Reisado?

O Reisado nasceu no Egito, como festa de adoração a Festa Sol Invencível. Os foliões fazem uma procissão, indo de casa em casa para receber presentes e dinheiro. Essa parte da festa foi integrada ao passar dos anos. Os católicos a explicam como sendo o período da andada dos reis até a visita para Jesus.

O que são danças de Chegança?

A Chegança é uma dança popular praticada na Região Nordeste do Brasil, que representa a luta entre cristãos e os mouros na península ibérica e parte da França. … Além do pandeiro, seu principal instrumento, os brincantes da Chegança também utilizam o apito e espadas para encenação.

Qual o objetivo do reisado?

O Reisado cearense é um folguedo que é feito em cortejos de brincantes representando a peregrinação dos Reis Magos e se desenvolve em forma de autos.

O que é reisado no Nordeste?

Trata-se de uma das festas folclóricas mais emblemáticas do país. O Reisado possui um caráter cultural e religioso, e ocorre no período de 24 de dezembro a 6 de janeiro (Dia de Reis ou Dia dos três Reis Magos). No Brasil, a festa é celebrada em diversas regiões do país.

Qual a origem do Boi de Reis?

Sua origem é portuguesa. Em síntese, é uma apresentação da captura (roubo), morte e ressurreição do Boi. Esta é uma manifestação típica de comunidades do Vale do Rio São Francisco e do Jequitinhonha. O Festival de Boi de Reis começa todos os anos no dia 1º de janeiro.

O que que é reisado?

Auto popular profano-religioso formado por grupos de músicos, cantores e dançadores, que vão de porta em porta, no período de 24 de dezembro a 6 de janeiro, anunciar a Chegada do Messias, homenagear os Três Reis Magos e fazer louvações aos donos das casas onde dançam.

O que a Palavra de Deus diz a respeito de Folia de Reis?

Se os três Reis Magos soubessem, voltassem pra anunciar pra ele ir lá adorar. Então, os Três Reis foram avisados também que não voltassem a Herodes porque a intenção de Herodes era de ir lá matar a criança. Então, daí, desse exemplo dos três Reis é que as folias se espelham. Eles têm que ir por um caminho só.

Qual a história da Folia de Reis?

O dia 6 de janeiro é o Dia dos Três Reis Magos, ou da Folia de Reis. Diz a tradição que, quando os três Reis Magos, Gaspar, Melchior (ou Belchior) e Baltazar, viram a Estrela de Belém no céu, foram ao encontro de Jesus, que havia nascido.