Quem foi Marat retratado por Jacques-louis?
Marat, apelidado de “amigo do povo” (l’ami du peuple), médico, filósofo, cientista e revolucionário radical, era portador de uma doença de pele, provavelmente uma dermatite seborreica, que o obrigava a ficar horas a fio dentro de uma banheira de cobre, tomando banhos curativos de enxofre.
Quem foi Jacques-Louis David explique a obra Morte de Marat?
Marat assassinado (Marat assassiné) ou A morte de Marat é uma tela de Jacques–Louis David pintada em 1793. Ela está exposta no Musées royaux des Beaux-Arts de Belgique em Bruxelas. A pintura mostra Jean-Paul Marat, revolucionário francês, assassinado em casa em 13 de julho por Charlotte Corday.
Como as características do neoclassicismo aparecem na obra A Morte de Marat de J David?
A Morte de Marat é uma perfeita obra a exemplificar as principais preocupações artísticas do período neoclássico. Todos os objetos pintados aparecem com uma função e objetivo concretos. Nada está ali por acaso. O fundo escuro e difuso visa evitar exatamente que a atenção seja desviada desses objetos principais.
Quais as características que marcam a obra de Jacques-Louis David?
Ao vislumbrar a arte antiga, David desenvolve sua própria linha neoclássica, com temas tirados de fontes antigas e baseados nas formas e no gestual da escultura romana. Entre suas obras principais está O Juramento dos Horácios, que ilustra o clima de auto-sacrifício da revolução.
O que estava escrito na carta de Marat?
Ela então mudou de estratégia: retornou ao hotel, escreveu e enviou a Marat uma carta em que prometia delatar um grupo girondino de Caen. Sempre com o certificado de batismo e a carta aos franceses costurados à roupa, Corday voltou à residência de Marat no início da noite.
Qual o nome do principal ativista da era do terror?
Robespierre
O Comitê de Salvação Pública era o órgão que conduzia a política do terror; sua figura de maior destaque foi Robespierre.
Que tipo de estratégia artística Jacques-louis David utilizou ao retratar A Morte de Marat e qual era o seu objetivo com isso?
A utilização de tons frios e tendencialmente escuros permitiu realçar alguns pormenores dos corpo morto recorrendo a subtis e simbólicas manchas avermelhadas, contribuindo igualmente para destacar a caixa de madeira onde David inscreveu a sua dedicatória.
Por que a pintura de Jacques-louis David foi tão importante para o momento da Revolução Francesa?
Nessas circunstâncias, os temas do dever, do patriotismo e da luta heroica pela liberdade, presentes no quadro de David, provocaram ressonâncias políticas, fazendo com que o público parisiense decifrasse nessa tela uma mensagem radicada no presente. A Revolução estava no ar.
Quais as características da arquitetura neoclássica?
Arquitetura neoclássica é um estilo arquitetônico que foi predominante no fim do século XVIII. Ele resgatou características da arquitetura greco-romana como as colunas, frontões, arcos romanos e balaústres. A arquitetura clássica impressiona com suas obras monumentais, simetria, colunas e detalhes, não é mesmo?
Quais as características do neoclassicismo?
Características: exaltação do passado artístico; influência do Classicismo; uso da proporção e perspectiva; racionalismo; temas da mitologia grega e romana; valorização da beleza estética e da perfeição das formas; … Principais artistas: Antonio Canova; Jacques-Louis David; Jean-Baptiste Debret.
Quais as características da obra do artista Jacques-Louis David e na sua opinião qual a obra mais significativa?
Seu estilo novo, de inspiração romana, destacava nesse quadro de grandes proporções a severidade moral; foi, portanto, especialmente admirado, sobretudo pelos filósofos que condenavam a superficialidade e a degradação da arte rococó francesa.
Qual o estilo de pintura de Jacques-Louis David?
NeoclassicismoJacques-Louis David / Período
O que nos diz o quadro de Jacques?
Este quadro de David celebra a arte, a vida e a moralidade da Roma antiga. A República romana estava em guerra e a disputa devia ser resolvida por um combate mortal entre três irmãos romanos, os Horácios, e três irmãos inimigos, os Curiácios.
Qual a descrição da Revolução Francesa feita por Marat?
Jean-Paul Marat (Boudry, 24 de maio de 1743 — Paris, 13 de julho de 1793) foi um médico, filósofo, teorista político e cientista mais conhecido como jornalista radical e político da Revolução Francesa….
Jean-Paul Marat | |
---|---|
Principais trabalhos | L’Ami du peuple |
Portal da Filosofia |
Comentários