Como é o texto da Cigarra e a Formiga?

Como descrever a fábula A cigarra e a formiga?

Como é comum nas fábulas, esta história é protagonizada por dois animais que se comportam de forma bastante semelhante à dos humanos. Durante o verão, a Cigarra quer aproveitar o tempo bom e passa os dias cantando. Enquanto isso, a Formiga trabalha de forma diligente, reunindo alimentos para sobreviver no inverno.

Qual é o texto da cigarra e a formiga?

A Cigarra e a Formiga, de Esopo (traduzida por Ruth Rocha) A cigarra passou o verão cantando, enquanto a formiga juntava seus grãos. Quando chegou o inverno, a cigarra veio à casa da formiga para pedir que lhe desse o que comer. A formiga então perguntou a ela: — E o que é que você fez durante todo o verão?

Qual é a fábula da formiga?

As formigas, inicialmente, lhe negaram comida, mas a cigarra jurou estar arrependida. As formigas então lhe concederam a comida, certas de que a cigarra aprendera a lição. Essa fábula nos ensina que se deve poupar para enfrentar os piores momentos.

Quem são os personagens do texto A cigarra e a formiga?

Na fábula “A cigarra e a formiga” isso fica claro: a cigarra representa os irresponsáveis e a formiga os esforçados e trabalhadores.

Quais são as características marcantes da fábula?

Principais características de uma fábula A fábula é uma narrativa de caráter ficcional e que usa a alegoria para construir seus sentidos. Os animais, que são personagens, possuem características humanas, como a ganância, a preguiça, a inveja, a sabedoria, a astúcia etc.

Como trabalhar a fábula A Cigarra e a Formiga na educação infantil?

Trabalhe também com música. Apresente para a turma a música da cigarra e da formiga que pode ser encontrada nesse link A Cigarra e a Formiga“. Incentive as crianças a cantarem em grupo o refrão. Distribua massa de modelar para as crianças e peça para que cada criança crie uma escultura de seu personagem favorito.

Qual é a moral da história?

A moral da história é o que se depreende do texto. Está incluída na sua interpretação. Em termos de forma, se ela for apresentada por escrito está incluída na conclusão, que pode ser considerado um parágrafo final do texto.

Quais são as características de uma fábula?

A fábula é um texto basicamente ficcional cujos personagens, na maioria das vezes, são animais. Outra característica desse gênero é que quase sempre apresenta um ensinamento moral, fazendo alusão a comportamentos humanos por meio de construções metafóricas ou simbólicas.

O que é a moral da história?

Conjunto de regras e princípios que regem determinado grupo.

Quem são os personagens do texto a formiga?

Duas personagens principais participam da história: a narradora, estudante de direito, e sua prima, estudante de medicina. A leitura e a observação atenta das falas dessas personagens podem ser de grande valia para desenvolver a capacidade de análise e interpretação do texto.

Quais são os principais Fabulistas brasileiros?

Os grandes nomes das fabulas são Esopo, Fedro, La Fontaine e o brasileiro Monteiro Lobato que foi um dos mais influentes escritores brasileiros de todos os tempos. “O Sítio do Picapau Amarelo” é sua obra de maior destaque na literatura infantil.

Quais são as 5 características principais de uma fábula?

Características das fábulas:

  • Moral da história: Ao final da história, sempre existe uma “lição de moral”. …
  • Animais falantes: O elemento principal das fábulas é conter animais que falam. …
  • Textos curtos: …
  • Personagens tipo:

28 de fev. de 2020

Quais são as características?

Como as características pessoais, que são o conjunto das qualidades, defeitos e expressões das pessoas. São sinônimos de característica as palavras qualidade, elemento, aspecto, traço, natureza, atributo, caráter, peculiaridade, sinal, perfil, particularidade e propriedade.

Qual o objetivo da História A Cigarra e a Formiga na educação infantil?

As fábulas servem para para demonstrar principalmente às crianças alguma lição a ser aplicada no dia-a-dia. A fábula da Cigarra e a Formiga, por exemplo, ensina as crianças a se prepararem para o que pode acontecer. No caso, a cigarra não trabalhou para se manter no inverno.