Como é o nome da doença do sono?

Qual o nome da da doença do sono?

A Doença do Sono, ou Tripanossomíase Humana Africana, é uma infecção parasitária causada pelo Trypanosoma brucei e é transmitida pela picada da mosca tsé-tsé. A doença atinge áreas rurais de 36 países da África Subsaariana e não ocorre no Brasil, mas pode afetar pessoas que visitam estes países.

O que causa a doença do sono?

Embora a doença seja transmitida principalmente através da mordida de uma mosca tsé-tsé infectada, há outras maneiras pelas quais as pessoas são infectadas: – Infecção de mãe para filho: o trypanosoma pode atravessar a placenta e infectar o feto.

O que é cataplexia e narcolepsia?

A narcolepsia com cataplexia é uma patologia do sono caracterizada por sonolência excessiva durante o dia com sono incontrolável e cataplexia (perda do tónus muscular frequentemente desencadeada por emoções agradáveis).

Quais doenças que causam muito sono?

8 doenças que causam cansaço excessivo

  1. Diabetes. A diabetes causa cansaço frequente porque nela a glicose do sangue não chega a todas as células e por isso falta energia no corpo para realizar as tarefas do dia a dia. …
  2. Anemia. …
  3. Apneia do sono. …
  4. Depressão. …
  5. Fibromialgia. …
  6. Doenças cardíacas. …
  7. Infecções. …
  8. Alterações da tireoide.

4 de dez. de 2018

O que pode causar a paralisia do sono?

Cientificamente falando, defende-se a hipótese de que a paralisia do sono seja causada pela falta de sincronia entre mudanças na atividade cerebral e a atonia muscular na fase REM do sono, responsável pela paralisia temporária.

O que é cataplexia sintomas?

Potenciais sinais e sintomas da cataplexia Fraqueza súbita nos músculos da face. Fraqueza nos joelhos (que se curvam) Dificuldade súbita na fala. Problemas de visão (a pessoa vê desfocado ou a dobrar)

O que pode causar narcolepsia?

Ainda não se sabe exatamente quais são as causas da narcolepsia, sendo que são apontados como possíveis causadores da condição um desequilíbrio nas substâncias químicas do cérebro, fatores genéticos e até mesmo a baixa produção de hipocretina, uma substância responsável por nos manter acordados durante o dia.

O que pode ser excesso de sono?

O sono excessivo é um cansaço que tira a energia, fazendo com que a pessoa sinta a necessidade de dormir quase o dia todo. Além disso, com a sonolência e sem a oportunidade de dormir, pode ser que surjam sintomas de cansaço, estresse e irritabilidade.

O que pode ser sentir sonolência?

Quais são os sintomas da sonolência?

  • sono excessivo;
  • paralisia do sono: dificuldade de movimentar o corpo ao despertar do sono;
  • alucinações no início do sono;
  • cataplexia: perda súbita da força muscular, sem perda da consciência.
  • ansiedade;
  • depressão.

É possível morrer na paralisia do sono?

Embora possam surgir sintomas preocupantes, como falta de ar ou sensação de estar flutuando, a paralisia do sono não é perigosa, nem coloca em risco a vida. Durante os episódios, os músculos da respiração e todos os órgãos vitais continuam funcionando normalmente.

Qual o nome do demônio da paralisia do sono?

dab tsog
Referências culturais. Na cultura Hmong, paralisia do sono descreve uma experiência chamada “dab tsog” ou “demônio apertador”, da frase composta “dab” (demônio) e “tsog” (apertar, esmagar). Frequentemente, a vítima afirma enxergar uma figura pequena, não maior que uma criança, sentada em sua cabeça ou peito.

O que é uma pessoa sonâmbulo?

A pessoa que é sonâmbula pode parecer estar acordada porque se movimenta e está com os olhos abertos, no entanto, ela continua dormindo e não consegue controlar exatamente o que faz e normalmente, quando acorda não se lembra de nada do que aconteceu.

Como tratar lá catalepsia?

Não há cura para a catalepsia, pois não se trata de uma doença, mas sim de um fenômeno natural. Contudo, com medicamentos e adaptações no estilo de vida é possível controlar os sintomas.

Como saber se uma pessoa tem narcolepsia?

A narcolepsia caracteriza-se por sonolência diurna excessiva, geralmente com perda súbita de tônus muscular (cataplexia). Outros sintomas incluem paralisia do sono e alucinações hipnagógicas e hipnopômpicas. O diagnóstico se estabelece por polissonografia e teste de latência múltipla do sono.