Como se preparar para o axexê?
Com uma navalha o Babalorixá ou ialorixá raspa o topo do crânio do falecido e retira o Oxu, juntamente com todos os pós colocado na sua iniciação, em seguida quebra-se um ovo, oferece um obi Obi ritual, pintando-o com efum, uáji, e ossum, coloca-se um novo oxu, um pombo é sacrificado, o sangue que escorre é recolhido …
Quanto tempo dura um axexê?
Rito fúnebre que se realiza no candomblé por ocasião da morte de pessoa importante na hierarquia religiosa. Inicia-se após o enterro, dura de três a sete dias e é acompanhado de cantos e danças – que têm como finalidade libertar da matéria a alma do morto.
O que acontece se não fizer o axexê?
“Sem Axexê, não há começo, não há exis tência. O Axexê é a origem, e ao mesmo tem po o morto…” (Santos, 1975). Assim, a concepção que a comunidade de candomblé tem da morte é que ela não significa a extinção total, ou aniquilamento. Morrer é uma transformação, uma mudança de plano de exis tência e de status.
Quem tem direito ao axexê?
O Axexê se constitui em um período de “obrigações”, de acordo com a estrutura do mito, que podem ser: de sete dias para os “mais velhos”, os egbomis; de três para iaôs, que não possuem as obrigações de sete anos de iniciados e de um dia para os iaôs, que não completaram as obrigações de três anos.
Como tirar a mão da mãe de santo da cabeça?
Quando uma pessoa é iniciada por um pai ou mãe-de-santo, passa a ter um vínculo espiritual, a mão da pessoa em sua cabeça, a mão que transmitiu o axé. Assim, quando o pai ou mãe-de-santo morre é necessário tirar a mão do morto, essa cerimónia é feita por outro pai ou mãe-de-santo escolhido pela pessoa.
O que um Egum pode fazer com uma pessoa?
A presença de Egum também poderá intensificar nossos vícios e fraquezas, ficamos desiquilibrados, se aquele obsessor tiver o vício de beber o encarnado sempre bebera além do que pode, poderá ficar violento e muitas outras coisas.
O que acontece quando um babalorixá morre?
No caso de falecimento de um pai (babalorixá) ou mãe (ialorixá) de santo, o velório é realizado dentro do barracão, e a celebração dura sete dias após o falecimento. Neste tempo as pessoas não consomem bebida alcoólica, e nem praticam relações sexuais. Para a religião, a morte não tem um peso, nem castigo, e nem fim.
O que é cobrança de santo?
Essas cobranças são caracterizadas por infortúnios ou acontecimentos desastrosos que acometem a vida do sujeito, com o objetivo de deixá-lo ciente de que os acontecimentos são fruto de uma cobrança do Divino, o qual se mostra desgostoso pelo rumo que a vida do médium está seguindo, compondo uma forma de pedir o retorno …
Por que não pode encostar na cabeça de macumbeiro?
pq? Por representar o ponto de contato entre a gente e o astral, o ori deve ser preservado, evitando-se que quaisquer pessoas não autorizadas o toquem.
O que fazer quando a mãe de santo morre na Umbanda?
Segundo os representantes da sociedade Axé Opô Afonjá, após sua morte, a mãe de santo necessita passar “pela realização das obrigações religiosas”, entre elas o axexê – cerimônia de desligamento do corpo físico de um iniciado no culto dos orixás para que se desvincule do plano material.
O quê obsessores mais odeiam?
Que você jamais perdoe, que sinta muita raiva e desejo de vingar-se das pessoas as quais lhe fizeram mal. Além disso, que você faça valer a sua palavra a qualquer preço, sem compaixão, sem paciência e sem respeito.
Como cuidar de um Egum?
=PERSEGUIÇÃO DE EGUN Acenda uma vela quando fizer sete horas que você colocou as pétalas de molho. Após completar as nove horas lave o rosto com a água das flores . Mantenha sempre os olhos abertos. Pegue as pétalas e a água e jogue no meio fio da rua.Se a vela estiver apagada jogue as sobras dela também.
Qual Orixá recebe os mortos?
Orixá Omulu. Twitter @Pjrakaama. É o responsável pela tRanslação da morte para o orum. Orixá da terra, é através dele que a terra recebe os corpos mortos.
Quem é o Orixá da morte?
O orixá da morte conhecido como Omulu é responsável por realizar a passagem das almas do plano terrestre para o plano espiritual quando as pessoas falecem. Isso faz de Omolu o Orixá encarregado da morte, da terra e do fogo. Omolu aparece em duas formas distintas, transitando entre duas forças distintas.
Comentários