Como é feita a graxa?

Qual a matéria prima da graxa?

A graxa é uma substância viscosa gerada por meio da mistura de aditivos, óleos e espessantes à base de bário, sódio, lítio e cálcio, além dos chamados sabões metálicos. A mistura transforma-se em um composto, que tem como função lubrificar máquinas e equipamentos.

Quais são os três processos básicos de fabricação de uma graxa?

Lubrificação – Graxas

  • Aplicação de Graxa: – Onde o óleo não pode ser contido ou vaza com facilidade; …
  • Consistência: É a resistência oferecida por uma graxa à sua penetração. …
  • Ponto de gota: Indica a temperatura em que a graxa passa do estado sólido ou semi-sólido para o líquido. …
  • Bombeabilidade:

14 de set. de 2011

Como é a estrutura da graxa?

As graxas são compostos lubrificantes semi-sólidos constituídos por uma mistura de óleo, aditivos e agentes engrossadores chamados sabões metálicos, à base de alumínio, cálcio, sódio, lítio e bário. Elas são utilizadas onde o uso de óleos não é recomendado.

Qual a diferença do óleo para a graxa?

A graxa funciona bem em aplicações de rolamentos que operam em velocidades moderadas onde as temperaturas não são excessivamente altas. O óleo tem melhor desempenho sob alta velocidade, assim como aplicações de fricção extrema.

O que é sabão de lítio?

A graxa sabão lítio nada mais é do que uma espécie de massa de caráter lubrificante composta por óleo mineral ou óleo sintético, que foi emulsificada com o auxílio do sabão de lítio e também do ácido orgânico, que é uma substância muito resistente contra água. …

Quais as principais propriedades das graxas?

Algumas das propriedades que entram na caracterização e análise de uma graxa (e que inclusive podem receber uma mensuração técnica específica e normalização) são: consistência, viscosidade aparante, ponto de gota ou ponto de gotejamento, oxidação, separação do óleo, lavagem por água, coloração.

Quais são os tipos de graxa?

Os principais tipos de graxa são:

  • Graxa à base de Sódio (Na) Esta graxa normalmente é bastante fibrosa, não é resistente à água e tem uma ótima estabilidade estrutural. …
  • Graxa à base de Cálcio (Ca) …
  • Graxa à base de Lítio (Li) …
  • Graxas sintéticas. …
  • Então, qual graxa utilizar?

9 de abr. de 2018

Quais são os aditivos adicionados a graxa?

Aditivos para Graxa

  • Inibidores de oxidação: protegem contra a reação química da oxidação.
  • Inibidores de corrosão: protegem contra a reação química da corrosão.
  • Agentes da oleosidade: alteram o grau de oleosidade da graxa para melhor atender a lubrificação da peça.

Quais são as características específicas das graxas?

Algumas das propriedades que entram na caracterização e análise de uma graxa (e que inclusive podem receber uma mensuração técnica específica e normalização) são: consistência, viscosidade aparante, ponto de gota ou ponto de gotejamento, oxidação, separação do óleo, lavagem por água, coloração.

O que é consistência de uma graxa?

Consistência. Uma medida da rigidez da graxa. A consistência correta deve assegurar que a graxa permaneça no rolamento, sem gerar muito atrito. Ela é classificada de acordo com uma escala desenvolvida pelo NLGI (National Lubricating Grease Institute).

O que pode substituir a graxa?

Óleo pode ser melhor nesta aplicação uma vez que ele pode absorver e dissipar o calor, fluir sobre as superfícies lubrificadas e ser filtrado e recirculado. Normalmente uma graxa semi-fluida como uma com consistência NLGI #000 ou #00 é recomendada para pequenas caixas de engrenagens que frequentemente rodam até falhar.

O que pode ser usado no lugar de graxa?

A graxa é usada em diversas situações, como em equipamentos, com o objetivo de diminuir o atrito existente em rolamentos….Entre suas vantagens estão:

  • Estabilidade em temperaturas elevadas;
  • Resistência à água;
  • Grau elevado de aderência a superfícies metálicas.

9 de abr. de 2018

Para que serve a graxa de lítio?

Demonstra excelente lubrificação sob cargas pesadas e não é corrosivo. Além disso, sua excelente estabilidade de temperatura faz a sua escolha ser muito popular na indústria automotiva. Assim, a graxa de lítio é o lubrificante ideal para juntas homocinéticas em automóveis.

Para que serve o lítio na graxa?

Reduzir a fricção e o desgaste sob as mais diversas condições de operação. Proteger contra ferrugem e corrosão. Evitar que contaminantes penetrem nas partes lubrificadas. Permanecer onde se é necessária nas partidas e operações intermitentes.