Qual a comida de Omolu?
Doburu – é a comida ritual dos Orixás Obaluaiê e Omolu, é o milho de pipoca estourado em uma panela, em alguns lugares com óleo (dende), em outros com areia. Nesse último caso, é preciso peneirar a areia dessa pipoca depois de pronta.
O quê Obaluaê carrega nas mãos?
Obaluaiyê quer dizer rei e dono da terra sua veste é palha e esconde o segredo da vida e da morte. Usa o aze, capacete de palha da Costa, ou o filah, capuz de palha da Costa e carrega na mão o xaxará, feixe de fibra de palmeira, enfeitado com búzios.
Qual é o dia de Omolu?
16 de agosto
Mesmo tendo o 16 de agosto como dia maior de homenagens a São Lázaro/Omolu/Obaluaê costuma-se, na Bahia, lotar a igreja do mencionado santo na última e na primeira segunda-feira do ano.
O que servir na festa de Obaluaê?
Na cerimônia, são oferecidos muitos alimentos, como comidas à base de milho e feijão. Outro alimento feito com milho é o acaçá.
Qual é a oferenda de Omulu?
Oferenda para Omulu O Orixá que rege nossa passagem para o mundo espiritual deve ser agradado com velas brancas, vermelhas ou pretas, água pura, coco, vinho doce, mel, pipoca e sal grosso, em campo santo (cemitério) ou à beira-mar.
O que filho de Omolú não pode comer?
São quizilas comuns a todos os terreiros de candomblé: não comer caranguejo, peixe-de-pele, cajá, jaca, berinjela, alguns tipos de marisco, raia-pintada.
O quê Omolu carrega nas mãos?
Omolu Obaluaê tem o grande poder de causar uma epidemia, mas ao mesmo tempo de curar qualquer mal. Ele carrega sempre sua lança de madeira, seu Laguidibá e seu Xaxará para espantar as energias ruins e os eguns (espíritos errantes).
Qual a energia de Obaluaê?
Seu nome significa Rei e Senhor da Terra. Nas suas vestes há o símbolo da palha escondendo os mistérios da vida e da morte. Sua relação com a terra quente e seca também lhe faz ser associado ao calor do fogo e do Sol. Obaluayê irradia energias positivas, que transformam todo sentimento negativo em boas coisas.
Quem nasce em agosto é filho de que orixá?
Agosto é o mês de Omulu, o Orixá que veste um grande capuz de palha que cobre todo seu corpo. Omulu é filho de Nanã que enfeitiçou Oxalá para conseguir engravidar.
Qual é a diferença de Omolu e Obaluaê?
Obaluayê é o Rei e Senhor do elemento terra, da matéria ou do mundo material. É conhecido como o Rei das Almas do Ayê, o Senhor das Almas. Enquanto Omulu estanca, estabiliza, paralisa energias, Obaluayê é expansivo, irradiador, transmutador. A morte física, comumente ligada a Omulu é um bom exemplo.
O que Obaluae gosta?
Gostam de dar ordens e não levam desaforo para casa. São pessoas difíceis de lidar, mas que guardam em si grandes e puros sentimentos por aqueles que estão ao seu lado.
Qual oferenda para Obaluaê?
Obaluaê também carrega uma lança de madeira e seu Xaxará, um cetro feito de palha de dendezeiro enfeitado com búzios e contas. Com o seu Xaxará ele espanta os espíritos e energias ruins, além de expulsar as doenças e impurezas.
O que fazer para agradar omulu?
Oferenda para Omulu O Orixá que rege nossa passagem para o mundo espiritual deve ser agradado com velas brancas, vermelhas ou pretas, água pura, coco, vinho doce, mel, pipoca e sal grosso, em campo santo (cemitério) ou à beira-mar.
O quê Omolu não gosta?
Como o Sol e a verdade, ele poderia cegá-los. Por isso, devemos máximo respeito a esse Orixá, que representa melhor do que ninguém o mistério da Vida. Apesar de seu temperamento forte, nada que uma boa e simples oferenda de pipoca não acalme nesse guerreiro.
Comentários