Qual a diferença entre pinus taeda e Elliottii?
elliotti é menos tolerante a geadas e mais tolerante a solos com baixa drenagem do que P. taeda. No entanto, não apresenta desenvolvimento comercialmente atrativo em várias partes dessa região.
Como identificar o Pinus elliottii?
elliottii apresenta as seguintes características marcantes:
- Exsudação de resina mais abundante pelos cortes e ferimentos na madeira, ramos e acículas;
- Acículas mais densas, longas e de coloração mais escura;
- Cones pedunculados com escama sem espinho.
O que significa Elliottii?
Pinus elliottii é uma espécie de pinheiro, composta de duas variedades distintas: Pinus elliottii var. elliottii e Pinus elliottii var. densa, originária do Novo Mundo.
Para que serve Pinus elliottii?
O pinus elliotti é uma espécie nativa da Flórida, nos Estados Unidos, e se adaptou bem ao clima da região de Itapetininga (SP). … Mas, devido à versatilidade, o pinus se mostrou também uma ótima fonte de resina, uma pasta viscosa branca valorizada no mercado.
Qual a origem do Pinus elliottii?
Sendo uma espécie originária do sudeste dos Estados Unidos, a Elliottii se adaptou muito bem ao clima ameno dessas regiões. Além disso, ela se adapta bem a diversos tipos de solo, exigindo menos recursos naturais para crescer que outras árvores da mesma ordem.
Quais os tipos de pinus?
Tipos de pinus adequados a extração de resina
- Pinus Elliottii.
- Pinus Palustris.
- Pinus Kesiya.
- Pinus Caribaea.
- Pinus Sylvestris.
- Pinus Pinaster.
29 de jan. de 2021
Quanto vale 1 hectare de pinus?
35 m³/ha
O atual nível de produtividade está situado entre 25 a 35 m³/ha. ano, em função do tipo de solo e do manejo florestal utilizado.
Qual a origem do Pinus Elliottii?
Sendo uma espécie originária do sudeste dos Estados Unidos, a Elliottii se adaptou muito bem ao clima ameno dessas regiões. Além disso, ela se adapta bem a diversos tipos de solo, exigindo menos recursos naturais para crescer que outras árvores da mesma ordem.
Qual o nome científico do Pinus?
PinusPinheiro / Nome científico
Para que serve a madeira fornecida pela árvore?
A madeira delas também é muito útil para construir nossas casas, assoalhos, móveis, objetos de decoração, brinquedos, barcos, ferramentas, cercas e uma infinidade de objetos do nosso uso diário. É também da madeira das árvores que vem o carvão para as caldeiras e a celulose, matéria-prima para a fabricação de papel.
Como o pinus chegou ao Brasil?
O pinus é um tipo de madeira que faz parte da conscientização da necessidade de conservação da natureza, é uma madeira resultante do reflorestamento e foi trazida dos Estados Unidos para o Brasil nos anos 70, atualmente é cultivada no sul e sudeste.
Quem trouxe o pinus para o Brasil?
Os primeiros relatos referentes à introdução de espécies de Pinus no Brasil foram apresentados pelo naturalista sueco Alberto Löfgren em sua obra “Notas sobre as plantas exóticas introduzidas no Estado de São Paulo”, datada de 1906.
Qual a melhor qualidade de pinus?
O pinus chiapensis é a única do grupo de “pinus brancos” que conquistou boa adaptação em território brasileiro. Com ótima qualidade para aplicações que não exigem muita resistência física e coloração clara, ele é amplamente utilizado em acabamentos, artesanatos, embalagens finas e marcenaria.
Qual o tipo de madeira pinus?
Tipos de Pinus plantados no Brasil As espécies mais plantadas no Brasil são: Pinus taeda, Pinus elliotti (que toleram geadas), Pinus caribaea var. hondurensis, Pinus oocarpa e Pinus tecunumanii (estes toleram déficit hídrico), sendo a maior parte do plantio nos Estados da região Sul do país.
Comentários