Qual o nome da esposa de Dom Pedro?
Leopoldina da Áustria
Pedro de Alcântara casou-se com Leopoldina da Áustria em 13 de maio de 1817. Sua esposa era filha do imperador austríaco Francisco I, e o casamento dos dois visava a assegurar um acordo muito importante tanto para Portugal quanto para a Áustria.
Como se chamava a segunda esposa de Dom Pedro I?
Amélie Auguste Eugénie Napoléone
Amélia Augusta Eugênia Napoleona (em francês: Amélie Auguste Eugénie Napoléone; Milão, 31 de julho de 1812 – Lisboa, 26 de janeiro de 1873) foi a segunda esposa do imperador D. Pedro I e Imperatriz Consorte do Império do Brasil de 1829 até 1834.
Como a imperatriz Teresa Cristina morreu?
28 de dezembro de 1889Teresa Cristina de Bourbon-Duas Sicílias / Data de falecimento
Quem foi pilar na história do Brasil?
Embora a personagem interpretada por Gabriela Medvedovski não tenha existido na vida real, sua inserção no folhetim é uma forma de homenagear a primeira médica formada no Brasil, Rita Lobato Velho. Ela nasceu em Rio Grande, no Rio Grande do Sul, e viveu toda sua infância no sul do país ao lado dos pais e de 13 irmãos.
Quem foi Leopoldina de Castro?
Leopoldina, nascida arquiduquesa da Áustria, princesa da Hungria e da Boêmia (etc.), foi a primeira esposa de Dom Pedro I e uma das construtoras da independência do País. Por seu casamento com D. Pedro, foi a primeira imperatriz do Brasil e, por dois meses, rainha de Portugal.
Quantas esposas teve D Pedro 1?
A vida pessoal de D. Pedro I foi tão agitada quanto o seu reinado. Ele se casou duas vezes e ficou conhecido por ser extremamente infiel e ter uma vida sexual bastante ativa.
Como foi o segundo casamento de Dom Pedro 1?
O matrimônio ficara imortalizado pelos olhos atentos de Jean-Baptiste Debret, em uma tela na qual vemos a noiva toda de branco, recebendo do consorte a aliança e do bispo, a benção. Era o início de uma nova fase na vida de D. Pedro I, bem como na do Império do Brasil.
Qual a história da imperatriz Teresa Cristina?
Nascida em 1822 em Nápoles, na Itália, Teresa Cristina era filha do rei Francisco I das Duas Sicílias e de Maria Isabel de Bourbon — uma das filhas de Carlota Joaquina. Por isso, ela era prima direta de Dom Pedro I e prima em primeiro grau e meio de seu marido, Dom Pedro II.
Onde está enterrada a imperatriz Teresa Cristina?
Catedral São Pedro de Alcântara, Petrópolis, Rio de Janeiro, BrasilTeresa Cristina de Bourbon-Duas Sicílias / Local de enterro
Quem foi Maria do Pilar Cavalcante Mendes?
Maria do Pilar Cavalcante Mendes voltou ao Brasil após se formar em medicina nos Estados Unidos. Os seus estudos foram proporcionados pelo Imperador Pedro II, o “mecenas” de tantos jovens talentos das artes e das ciências.
Quem foi Dra Maria do Pilar?
Maria do Pilar de Espanha (Maria del Pilar Isabel Francisca de Assis Berengária de Sebastiana Francisca Gabriela Cristina Caracciolo Saturnina; Madrid, 4 de junho de 1861 – Eskoriatza, 5 de agosto de 1879) foi infanta da Espanha, filha da rainha Isabel II de Espanha e do rei consorte, Francisco, Duque de Cádis.
Quem foi Leopoldina e qual papel desempenha no processo de independência do Brasil?
Maria Leopoldina foi uma arquiduquesa austríaca conhecida por ter sido a primeira imperatriz do Brasil. Criada em uma das mais tradicionais monarquias da Europa, Leopoldina casou-se com d. Pedro. Ficou marcada por ser uma das grandes influências para que ele declarasse a independência do Brasil.
Quem foi Leopoldina filha de Dom Pedro Segundo?
Leopoldina Teresa Francisca Carolina Micaela Gabriela Rafaela Gonzaga de Bragança (Rio de Janeiro, 13 de julho de 1847 — Viena, 7 de fevereiro de 1871) foi a segunda filha menina do imperador Dom Pedro II do Brasil e da imperatriz Teresa Cristina das Duas Sicílias.
Quantos filhos Dom Pedro segundo teve?
Isabel do Brasil
Leopoldina de Bragança e BourbonPedro Afonso de BragançaAfonso Pedro de Bragança
Pedro II do Brasil/Filhos
Comentários