O que é o trígono de hesselbach qual seu limite importância?

Quais são os limites do triângulo de hasselbach?

Triângulo de Hesselbach ou hérnias diretas Os limites são: borda medial-lateral do reto abdominal; vasos epigástricos laterais inferiores e ligamento inguinal (trato iliopúbico) inferiormente. É o local de ocorrência de hérnias diretas.

O que é triângulo de hesselbach?

Triângulo de Hasselbach é uma região triangular, limitada pelo ligamento inguinal, margem lateral da bainha do reto abdominal e vasos epigástricos inferiores. Corresponde à região de maior fraqueza da parede anterior do abdome e por isso mais propensa a herniação inguinal direta.

Quais os limites do canal inguinal?

Seus limites são, classicamente, o ligamento inguinal, látero-inferiormente, a linha vertical traçada do ponto médio da clavícula ao ponto médio do ligamento inguinal, medialmente e a linha que tangencia os tubérculos das cristas ilíacas, superiormente.

O que é Trigono inguinal?

O triângulo de Hesselbach, também conhecido como trígono inguinal ou fossa inguinal medial, está localizado na porção inferior do abdome, os vasos epigástricos inferiores funcionam como sua borda superolateral, a margem lateral do músculo reto abdominal como margem medial e o ligamento inguinal (trato iliopúbico) como …

Quais os limites do trígono femoral?

O trígono femoral é limitado por: ligamento inguinal (superiormente) músculo sartório (lateralmente) músculo adutor longo (medialmente)

O que é a manobra de Landivar?

A manobra de Landivar consiste na colocação da ponta dos dedos na parede abdominal sobre a região inguinal e pede-se ao paciente para repetir a manobra de Valsalva. A seguir, coloca-se a ponta de um dedo no canal inguinal, e a manobra de Valsalva é repetida.

Como se cura lá hérnia femoral?

O único tratamento efetivo é cirúrgico, que deve ser realizado no menor período de tempo possível, tendo em vista o alto risco de estrangulamento. O objetivo da cirurgia é a redução da hérnia, secção do saco herniário e fechamento do saco herniário para prevenir recidiva1.

Como diferenciar hérnia inguinal direta e indireta?

HÉRNIA INGUINAL DIRETA: Acontece devido a fraqueza da parede abdominal e é mais comum em idosos. Estas hérnias raramente causam complicações. HÉRNIA INGUINAL INDIRETA: É o tipo mais comum e ocorre no local de fraqueza causada pela passagem do testículo para a bolsa escrotal. Podem crescer e chegar até a bolsa escrotal.

Qual o limite superior do canal inguinal?

O limite superior do teto do canal inguinal é constituído pela junção das aponeuroses do músculo oblíquo externo, os arcos músculo-aponeuróticos dos músculos oblíquo interno e transverso abdominal e a fáscia transversal.

O que passa no canal inguinal feminino?

(Right inguinal canal visible at upper left.) O canal inguinal é a passagem no interior da parede abdominal anterior na qual transitam, nos homens, o cordão espermático e, nas mulheres, o ligamento redondo do útero.

Onde se localiza o ligamento inguinal?

O ligamento inguinal é uma fita que corre desde o tubérculo púbico do osso púbis até a espinha ilíaca ântero-superior do osso ílio. … Também é conhecido como ligamento de Poupart, porque Poupart deu sua importância para o reparo de hérnias. É o limite superior do triângulo femoral.

Onde se localiza a região inguinal?

Ela se estende desde a crista ilíaca anterossuperior até o tubérculo púbico, sendo composto pelo canal inguinal e outras estruturas que vão delimitá-lo, como o ligamento inguinal. Esse canal no homem é formado pela passagem do funículo espermático, responsável pela suspensão do testículo no escroto.

Quais são os limites do trígono femoral e qual o seu conteúdo?

(O trígono femoral é um espaço subfascial, cujo teto é a fáscia lata. O limite superior do trígono femoral é o ligamento inguinal, o limite lateral, a margem medial do músculo sartório e, medialmente, é limitado pela margem medial do músculo adutor longo.

O que compoe o trígono femoral?

No trígono encontramos o feixe vasculonervoso femoral, formado pelas seguintes estruturas: Veia femoral, Artéria femoral e. Nervo femoral.