O que é hipertextualidade exemplos?

Quais os tipos de hipertextualidade?

O hipertexto pode ser considerado uma forma de intertextualidade que, por sua vez, é um recurso linguístico que confere uma analogia entre no mínimo dois textos. Além dos hipertextos, outros tipos de intertextualidade são: paródia, paráfrase, epígrafe, alusão, pastiche, tradução e bricolagem.

Qual o significado de hipertextualidade?

2. Hipertextualidades. Características dos hipertextos; características de textos digitais que são compostos por outros textos ou blocos de textos, como imagens, vídeos, sons, entre outros.

Como se configura a hipertextualidade?

A hipertextualidade, de acordo com o texto, configurase como um novo modo de leitura e de organização da escrita. Logo no primeiro parágrafo do texto, essa informação pode ser encontrada, onde se lê “a redefinição dos papéis de autor e leitor e a revisão dos modelos tradicionais de leitura e de escrita”.

São características da hipertextualidade?

As características do hipertexto As principais características do hipertexto são as seguintes: intertextualidade, interatividade, velocidade, precisão, organização multilinear, transitoriedade, estrutura em rede, acessibilidade e dinamismo.

O que é Hipertextualização e Multimodalidades?

Atividade da Unidade 02 Hipertextualização e multimodalidades Hipertextualização e multimodalidades na Educação Por meio do Hipertexto foi criado um “novo conceito de leitura” que rompe a maneira tradicional de ler, onde o leitor tem a capacidade de escolher o caminho que deve seguir evitando a linearidade dos textos …

Onde a hipertextualidade se manifesta?

A hipertextualidade também pode ocorrer em textos como o dicionário, pois a disposição da palavra na página permitiria a quebra de sequência na leitura e o acesso ao texto conforme o interesse do leitor.

O que é hipertextualidade e multimodalidade?

b>O hipertextualidade é o quarto tipo de significado textual na teoria de Genette. … O hipotexto é um texto que pode ser identificado como a principal fonte de significado de um segundo texto (o hipertexto). A multimodalidade é uma teoria da comunicação e da semiótica social .

O que a hipertextualidade pode propiciar?

O hipertexto permite – ou, de certo modo, em alguns casos, até mesmo exige – a participação de diversos autores na sua construção, a redefinição dos papéis de autor e leitor e a revisão dos modelos tradicionais de leitura e de escrita.

Como usar o hipertexto na sala de aula?

O trabalho com hipertextos na sala de aula requer do aluno, como também do professor, habilidades de manuseio com o computador. Além da parte técnica, os envolvidos neste tipo de trabalho devem estar preparados e capacitados para enfrentar o mundo de informações que o hipertexto traz.

O que significa o hipertexto ser um texto elástico?

O termo hipertexto, entretanto, tem sua origem nos anos sessenta, com Theodor H. Nelson e seu projeto Xanadu. Ele também é inventor do conceito de texto elástico, ou strech text, que se expande e se contrai de acordo com a demanda de informações.

Quais são as cinco características do hipertexto?

Principais características do Hipertexto

  • Intertextualidade;
  • Velocidade;
  • Precisão;
  • Dinamismo;
  • Interatividade;
  • Acessibilidade;
  • Estrutura em rede;
  • Transitoriedade;

O que é Hipertextualização e Multimodalidades nos meios de comunicação?

Hipertextualização e multimodalidades nas redes sociais. No início do século XXI, com o uso da internet móvel como um dos principais instrumentos de comunicação, a multimodalidade textual e o hipertexto, especialmente, por meio das redes sociais, têm sido a leitura mais frequente no mundo.

Quais são as vantagens e desvantagens das mídias sociais?

As redes sociais possibilitam muitas atividades positivas e facilitam a vida de pessoas e instituições, elas criaram espaços para novos tipos de negócios, novos empregos, novas formas de comunicação. … Uma desvantagem que provavelmente todos nós sentimos com as redes sociais é a perda de concentração, e a procrastinação.

Quando foi criado o hipertexto?

A origem do termo hipertexto surgiu na década de 60, seu criador foi Theodor H. Nelson — filósofo, sociólogo e pioneiro da Tecnologia da Informação. Ele definiu o conceito de hipertexto como “escritas associadas não sequenciais, conexões possíveis de se seguir, oportunidades de leitura em diferentes direções”.