O que fala o livro Os Sertões?

O que retrata a obra Os Sertões?

“Os Sertões” é uma das obras mais emblemáticas do escritor pré-modernista Euclides da Cunha (1866-1909), publicada em 1902. A obra regionalista narra os acontecimentos da sangrenta Guerra de Canudos, liderada por Antônio Conselheiro (1830-1897), que ocorreu no Interior da Bahia, durante 1896 e 1897.

Que tema Euclides da Cunha aborda em seu livro Os Sertões?

Os Sertões é um livro do escritor e jornalista brasileiro Euclides da Cunha, publicado em 1902. É considerado como o primeiro livro-reportagem brasileiro. Trata da Guerra de Canudos (1896-1897), ocorrida em Canudos, cidade do interior da Bahia.

Porque não pregar contra a República?

Por que não pregar contra a República? Pregava contra a República; é certo. O antagonismo era inevitável. Era um derivativo à exacerbação mística; uma variante forçada ao delírio religioso.

Por que recebe o título Os Sertões?

O título é em parte ilusório, porque a obra não se detem apenas na obra máxima da literatura brasileira, mas analisa também com profundidade a vida de Euclides da Cunha e os antecedentes que conduziram à elaboração do livro. … (Alberto Venancio Filho, na apresentação do livro).

Qual é o foco narrativo da obra Os sertões?

Narrador/foco narrativo A obra Os sertões, de Euclides da Cunha, possui narrador observador em terceira pessoa, isto é, conta a história a partir do ponto de vista de um observador dos acontecimentos, sem participar das ações.

Qual o propósito da luta em Canudos?

Os motivos que teriam levado à guerra ainda são objetos de discussão, havendo duas teses principais: a Euclidiana, interpretando Canudos como um foco de restauração monárquica; e a de Rui Facó, marxista, tendo como epicentro a luta pela abolição dos latifúndios, pelo direito à terra e contra a opressão.

Qual tema Euclides da Cunha?

Euclides da Cunha é autor da obra Os Sertões, na qual retrata o sertão baiano, o sertanejo e o conflito ocorrido em Canudos, em 1897, liderado por Antônio Conselheiro.

Que tipo social Euclides da Cunha aborda em Os sertões?

Euclides da Cunha afirmava que a formação étnica da sociedade brasileira bem como as condições de exclusão social tinham que ser tomadas como pano de fundo para explicar como o líder de Canudos tornou–se uma autoridade única e inconteste nos sertões da Bahia.

É antes de tudo um forte?

“O sertanejo é, antes de tudo, um forte. Não tem o raquitismo exaustivo dos mestiços neurastênicos do litoral. A sua aparência, entretanto, ao primeiro lance de vista, revela o contrário. Falta-lhe a plástica impecável, o desempeno, a estrutura corretíssima das organizações atléticas.

Por que o governo republicano investiu tão vigorosamente contra a população de Canudos?

A forte presença do positivismo (que era um movimento de ideias terminantemente ateu) no processo de instituição da República no Brasil, bem como a presença incisiva do Estado no cotidiano das pessoas por meio da regulamentação de tributos, exigência de documentos, etc., fez com que muitos indivíduos associassem-se a …

Por que a obra Os sertões é considerada Pré-modernista?

Os Sertões dá início ao que se chama de PréModernismo na literatura brasileira, revelando, às vezes com crueldade e certo pessimismo, o contraste cultural nos dois “Brasis”: o do sertão e o do litoral.

Por que o narrador considera Canudos Um exemplo?

a) Por que o narrador considera Canudos um exemplo único? Resposta: Porque o arraial resistiu até o esgotamento completo, não se rendeu.

Como é a linguagem do livro Os sertões de Euclides da Cunha?

PortuguêsOs Sertões / Idioma originalA língua portuguesa, também designada português, é uma língua indo-europeia românica flexiva ocidental originada no galego-português falado no Reino da Galiza e no norte de Portugal. Wikipédia

Que tipo de linguagem Euclides da Cunha utilizou na obra Os sertões?

O estilo de linguagem científica, poética e rebuscada do autor também chama atenção dos leitores. Alguns críticos literários e escritores consideram a linguagem de Os Sertões como um “Barroco Científico”. A obra também apresenta características de diversos tipos de textos: literário, científico e jornalístico.