Quais são os tecidos dependentes de insulina?

Quais tecidos dependentes de insulina?

Os GLUT4 são os transportadores insulinadependente, mais abundante nas membranas celulares do músculo esquelético, cardíaco e tecido adiposo.

O que é o GLUT4?

GLUT4 é o chamado transportador de glicose insulino-sensível, cujo principal papel é proporcionar a captação de glicose insulino-mediada em tecidos adiposo e muscular, tecidos que expressam especificamente, mas não unicamente, a proteína GLUT4.

O que tem na insulina?

A insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas, e tem como função metabolizar a glicose (açúcar no sangue) para produção de energia. Ela atua como uma “chave”, abrindo as “fechaduras” das células do corpo, para que a glicose entre e seja usada para gerar energia.

Quem transporta a glicose?

A glicose, principal fonte de energia celular, é transportada na maioria das células por difusão facilitada, através de proteínas transportadoras presentes na membrana plasmática.

Em quais tecidos age a insulina expressando o GLUT4?

O GLUT4 é expresso no tecido muscular esquelético, cardíaco e adiposo branco e marrom. Tal qual o GLUT2, o GLUT4 apresenta elevado Km, sendo a única isoforma cuja translocação e inserção à membrana plasmática é induzida pela insulina.

Quais os órgãos e tecidos sensíveis à insulina que usam GLUT4?

Distribuição nos tecidos

  • Músculo Esquelético. O GLUT4 é o principal transportador de glicose presente no músculo esquelético, e é encontrado e armazenado no meio intracelular. …
  • Músculo Cardíaco. …
  • Tecido Adiposo.

Como o GLUT4 é ativado?

O GLUT4 é o principal transportador de glicose presente no músculo esquelético, no cardíaco e no tecido adiposo. O seu processo de translocação e inserção na membrana plasmática resulta da ativação de vias de sinalização que ocorre a partir da interação da insulina com seus receptores de membrana.

Como é produzido a insulina?

Nos mamíferos, a insulina é produzida nas células beta das ilhotas de Langerhans, no pâncreas. Esse processo acontece a partir da proinsulina e pela atuação de enzimas proteolíticas, denominadas de pro-hormônio convertases (PC1 e PC2).

Como é feita a produção de insulina?

1: A insulina humana é extraída de células pancreáticas e o gene da produção de insulina é isolado. 2: Um DNA plasmidial é extraído de uma bactéria e cortado com enzimas de restrição, formando um plasmídeo vetor. 3: O gene humano da produção de insulina é inserido no vetor plasmidial para formar o DNA recombinante.

Qual o tipo de transporte da glicose?

difusão facilitada
A glicose é uma molécula polar, insolúvel na membrana plasmática, e o seu transporte é realizado através de difusão facilitada, portanto a favor de seu gradiente de concentração, e dependente da presença de proteínas transportadoras (GLUTs) na superfície de todas as células.

O que é o co transporte?

O sódio ao ser transportado para fora da célula durante o transporte primário, concentra-se nesta região. … Outras substâncias podem se aproveitar desse gradiente de concentração e serem transportadas juntamente com o sódio. Quando forem transportadas na mesma direção, chama-se cotransporte ou simporte.

Onde está presente o GLUT4?

O GLUT4 encontra-se inserido na membrana de vesículas intracelulares, presentes na região perinuclear e no citoplasma das células. Essas vesículas, sob estímulo específico, deslocam-se para a membrana plasmática, onde se fundem.

Como é feito o transporte da glicose?

A glicose é uma molécula polar, insolúvel na membrana plasmática, e o seu transporte é realizado através de difusão facilitada, portanto a favor de seu gradiente de concentração, e dependente da presença de proteínas transportadoras (GLUTs) na superfície de todas as células.

Quem produz a insulina?

O açúcar entra nas células pela ação da insulina, hormônio que é produzido pelo pâncreas, sempre que o açúcar proveniente da alimentação entra na corrente sanguínea.