O que é a gordura epidural?

O que quer dizer gordura epidural?

A lipomatose epidural consiste na deposição de gordura não encapsulada no espaço epidural da coluna vertebral. Trata-se de uma patologia rara podendo estar associada a níveis elevados de esteróides endógenos ou a corticoterapia prolongada.

O que significa gordura na coluna lombar?

O aumento da gordura corporal é um processo natural e progressivo com a idade. Propiciando a infiltração de gordura em locais ectópicos, como na musculatura esquelética e prejudica sua função. Na coluna vertebral, a região lombossacra possui maior afinidade para infiltração de gordura, relacionando-se a dores lombares.

Como tratar lipomatose epidural?

O tratamento mais utilizado nos casos de lipomatose epidural é o cirúrgico, através da laminectomia descompressiva ou a laminotomia associada à aspiração endoscópica da gordura. A escolha da técnica, assim como a recuperação do paciente, vão depender do nível, da localização e do tamanho da lesão.

O que é gordura na L5?

O sinal da interposição da gordura epidural entre a dura- máter e o processo espinhoso de L5 e o sinal do aumento do diâmetro ântero-posterior do canal vertebral no nível da espondilólise representam o mesmo mecanismo patológico, que é a subluxação vertebral e, portanto, o afastamento do processo espinhoso em relação …

Porque se formam lipomas?

Algumas correntes médicas defendem que a origem do lipoma pode estar correlacionada com um trauma sofrido na região do corpo em que se manifestou a lesão (lipoma pós-traumático). Essa hipótese ainda não foi suficientemente comprovada. Também não há consenso a respeito da relação entre obesidade e formação de lipomas.

O que é compressão sobre o saco dural?

A SCM se caracteriza pela compressão do saco dural e seu conteúdo – medula espinhal e/ou cauda equina – por massa tumoral extradural. Entretanto, pode ocorrer por tumoração primária ou secundária, mas, quando se trata da metástase, ocorre principalmente nos corpos vertebrais, onde há maior vascularização.

O que são nódulos de gordura?

Os lipomas são nódulos benignos constituídos por gordura, que se situam habitualmente debaixo da pele. Afetam cerca de 1 em cada 100 pessoas e podem desenvolver-se em diferentes partes do corpo. Na maioria dos casos não geram sintomas, mas podem ainda assim ser removidos.

Como eliminar nódulos de gordura no corpo?

Existem duas técnicas para a remoção do lipoma: a lipoaspiração e a extração. No caso da lipoaspiração, o nódulo é sugado com o auxílio de cânulas. Essa técnica deixa uma cicatriz menor, mas a lesão pode voltar se ela não for totalmente removida.

Como desfazer nódulos de gordura?

Assim, os lipomas são retirados por meio de cirurgia convencional ou através de lipoaspiração, dependendo do local do tumor. Em geral, a taxa de reincidência dos tumores é baixa, e normalmente só acontece após 2 anos da cirurgia.

O que quer dizer L5?

L5 – S1 não são simbolos, são abreviações. L= lombar número 5 e S= sacral 1, as quais são vertebras da nossa coluna.

O que é L5 na coluna?

Abaulamento discal difuso L5-S1 significa que há uma projeção do disco intervertebral da coluna nesse nível (L5-S1), que é um dos níveis mais inferiores da coluna vertebral. É uma forma de hérnia de disco.

O que fazer para diminuir lipoma?

Lipomas são geralmente removidos através de uma excisão simples, porém a lipo sucção é outra opção caso o lipoma seja macio e tenha tecido conectivo pequeno. A lipossução geralmente resulta em cicatriz menor, porém tem maior tendência a não remover o lipoma inteiramente.

Como eliminar lipoma?

A cirurgia para retirada dos lipomas é um procedimento simples e realizado com o paciente sob anestesia. O procedimento consiste em fazer uma incisão na pele, dissecar o tumor e realizar a sutura. Antes da cirurgia o paciente deve ter alguns cuidados, como estar em jejum absoluto, por exemplo.

Quais os sintomas de compressão medular?

Sintomas

  • Desconforto ou dor nas costas ou no pescoço.
  • Ligeira fraqueza muscular.
  • Formigamento ou outras alterações na sensibilidade.
  • Outras alterações na sensibilidade.
  • Nos homens, dificuldade para iniciar e manter uma ereção (disfunção erétil. leia mais )