Onde fica o ducto parotídeo?
O ducto parotídeo, também denominado de “Ducto de Stenon”, é um ducto que transporta a saliva produzida pela glândula parótida até a cavidade bucal por onde é lançada na região da papila do ducto parotideo. Seu comprimento varia de 15 a 45 mm de comprimento, com diâmetro médio de 3mm.
Qual é a função da glândula parótida?
Esta glândula tem função de secretar conteúdo salivar através do ducto parótido afim de facilitar a mastigação e a deglutição e também de iniciar a digestão do alimento. Por volta de 25% do volume total de saliva é produzida pela glândula parótida.
Qual o trajeto e onde desemboca o ducto da glândula parótida em cães?
O ducto parotídeo está localizado na superfície mucosa da bochecha ao dorsalmente ao dente carniceiro superior (quarto pré-molar) (FOSSSUM, DUPREY, O’CONNOR, 2008). … O ducto sublingual maior desemboca juntamente com o ducto excretor da glândula mandibular, na carúncula sublingual (WIGGS e LOBPRISE, 1997).
Qual a função da glândula submandibular?
As glândulas submandibulares e as outras glândulas salivares são fundamentais para a digestão e a manutenção da saúde bucal. A saliva contém enzimas que começam a decompor os alimentos antes mesmo de chegarem ao estômago. Ela ainda umedece os alimentos para que deslizem facilmente pelo esôfago.
O que causa a inflamação das Parotidas?
Ele pode ser causado por bactérias ou vírus que se alojam nos ductos da saliva. A transmissão se faz por gotículas de saliva durante a fala, espirro, tosse ou pelo contato direto boca a boca.
Qual o trajeto percorrido pelo ducto da glândula parótida?
O ducto parotídeo (também conhecido como ducto de Stensen) drena a saliva para o interior da cavidade oral, próximo ao segundo dente molar, através da papila parotídea. Em seu curso ele cruza o masseter e perfura o bucinador.
Quais vasos sanguíneos e quais nervos atravessam a glândula parótida?
A glândula é atravessada pela artéria carótida externa e pelo nervo facial (VII par craniano) e suas ramificações. Lateralmente à glândula, passa a veia retromandibular.
O que é nódulo submandibular?
É o tumor mais frequente das glândulas parótidas, correspondendo a 90% dos tumores benignos de parótida e 50% de todos os tumores da glândula submandibular. Tem igual prevalência entre os sexos, tendo maior incidência a partir dos 40 anos de idade; em alguns raros casos, pode ser bilateral.
O que causa inflamação na glândula submandibular?
O inchaço da glândula submandibular geralmente é causado por pequenos cálculos que bloqueiam os ductos que levam a saliva para a cavidade bucal. De acordo com o Manual Merck, esses cálculos podem ser formados a partir dos sais presentes na saliva, principalmente se a pessoa estiver desidratada.
Porque as glândulas inflamam?
A sialoadenite é a inflamação das glândulas salivares que geralmente acontece por uma infecção por vírus ou bactérias, obstrução por má-formação ou presença de cálculos salivares, o que resulta em sintomas como dor na boca, vermelhidão e inchaço, especialmente na região por baixo da língua.
Como a parotidite é transmitida?
A parotidite infecciosa é transmitida de uma pessoa para outra através das secreções das vias aéreas, de modo semelhante a que ocorre com outras viroses respiratórias como a gripe ou resfriado. O vírus da caxumba é altamente contagioso, sendo facilmente transmitido para pessoas susceptíveis.
Qual nervo passa pela parótida?
Glândula Parótida
Função | Produção e secreção de saliva |
---|---|
Inervação | Sensitiva – Nervo auriculotemporal Parassimpática – Nervo glossofaríngeo, nervo petroso menor e nervo auriculotemporal Simpática – Plexo carotídeo externo |
Relevância clínica | Síndrome de Frey, tumores, caxumba (papeira), fístula parotídea |
Qual o nervo envolvido em lesões de glândula parótida?
O nervo facial, responsável por mover os músculos do nosso rosto, passa por dentro dessa glândula. Lesionar este nervo pode fazer com que o paciente sofra com paralisia facial – temporária, na maior parte das vezes. “Em muitos casos, o tumor da parótida se desenvolve junto ao nervo facial.
Onde fica a glândula submandibular?
As glândulas submandibulares consistem em duas glândulas do tamanho de uma noz, localizadas em ambos os lados da face, abaixo da mandíbula e à sua frente, na parte posterior da cavidade bucal.
Comentários