O que são as lâminas de Rexed?
Lâminas de Rexed: As lâminas I, II, III e IV de Rexed formam a maior parte da ponta dorsal e são os locais onde geralmente terminam as fibras exteroceptivas primárias. A lâmina I corresponde ao núcleo póstero- marginal e a II à substância gelatinosa.
Qual a função do corno lateral?
No segmento torácico da medula espinal, está presente o corno lateral, relacionado ao Sistema Nervoso Autônomo e à motricidade visceral. O corno posterior é ocupado pelos axônios dos neurônios sensoriais, neurônios de associação e células gliais. Funcionalmente, se relaciona à motricidade somática.
O que é o corno dorsal?
Corno dorsal: responsável pelas informações sensoriais. Zona intermédia: é o lugar onde se encontram os interneurônios que ligam uns neurônios aos outros, são neurônios de associação. Corno lateral: é encontrado somente no nível torácico e lombar.
O que é o filamento terminal?
O filamento terminal é formado por pia-máter, uma das membranas que formam as meninges. As meninges são três membranas encontradas envolvendo o sistema nervoso central. Elas recebem o nome de dura-máter, aracnoide e pia-máter.
Qual a função dos fascículos grácil e cuneiforme?
Estruturas: funículo posterior (fascículos grácil e cuneiforme). c. Função: propriocepção consciente, tato epicrítico, sensibilidade vibratória, estereognosia.
Quais são as Intumescências medulares?
As duas regiões dilatadas recebem o nome de intumescência cervical e lombar. Os nervos destinados aos membros superiores localizam-se na intumescência cervical, e os destinados aos membros inferiores, na intumescência lombar.
Para que servem os atos reflexos?
Os atos reflexos são respostas rápidas e involuntárias que ajudam a proteger nosso corpo.
O que são cornos da medula espinhal?
O corno anterior da medula é cada uma de duas formações de matéria cinzenta da medula espinhal situadas à frente do canal ependimário. As raízes anteriores, ou ventrais são motoras; a raiz posterior (dorsal) que possui em seu trajeto um engrossamento ou gânglio espinhal é sensitiva.
O que são cornos medulares?
A extremidade terminal da medula espinhal é afilada e recebe o nome de cone medular. Do cone medular até o cóccix, observa-se o chamado filamento terminal, que é formado pela pia-máter (meninge). Em corte transversal, é possível observar na medula espinhal duas regiões: a substância branca e a substância cinzenta.
O que é cone medular filamento terminal e cauda equina?
A medula se torna mais fina no final formando o cone medular. Abaixo da vértebra, envolvendo o cone e um filamento terminal, estão as meninges (saco dural) e raízes nervosas dos últimos nervos que juntos formam a cauda equina.
O que é o canal medular?
O canal medular (também conhecido como canal vertebral ou canal espinhal) é o espaço dentro das vértebras é onde passa a medula espinhal. Ele é um prolongamento da cavidade corporal humana dorsal e está encerrado dentro do forame vertebral.
Qual é a função do fascículo grácil?
Fascículo grácil: conduz impulsos nervosos provenientes dos membros inferiores e da metade inferior do tronco, relacionados a propriocepção consciente, tato epicrítico, sensibilidade vibratória e estereognosia.
Quais impulsos nervosos são conduzidos pelos fascículos grácil e cuneiforme?
Os impulsos nervosos conduzidos pelos fascículos grácil e cuneiforme estão relacionados com: 1 Propriocepção consciente ou sentido de posição e de movimento do corpo. 2 Tato discriminativo permite localizar e descrever características táteis de um objeto, ou discriminar dois pontos.
Quantas Intumescências existem na medula espinhal?
Forma e Estrutura da Medula A medula apresenta forma aproximada de um cilindro, achatada no sentido antero-posterior. Seu calibre não é uniforme, pois ela apresenta duas dilatações denominadas de intumescência cervical e intumescência lombar.
Comentários