Quais são os agentes alquilantes?

Quais são as drogas Alquilantes?

Exemplos de agentes alquilantes incluem: altretamina, bendamustina, busulfan, carboplatina, carmustine, clorambucil, cisplatina, ciclofosfamida, dacarbazina, ifosfamida, lomustina, mecloretamina, melfalano, oxaliplatina, temozolomida, tiotepa e trabectedina.

O que são agentes alquilantes e sua indicação?

Agentes alquilantes Incluem o grupo de drogas formado pelas platinas (carboplatina, cisplatina e oxaliplatina). As platinas são usadas no tratamento da maioria das neoplasias malignas, incluindo cânceres de cabeça e pescoço, pulmão, trato gastrointestinal e aparelho ginecológico.

Qual o mecanismo de ação dos agentes alquilantes?

Segundo Almeida et al (2005), os agentes alquilantes formam ligações cruzadas com os filamentos de DNA impedindo sua replicação e com isso destróem as células em repouso ou em processo de divisão ativa, e por conseqüência há a formação de citotoxicidade pela reação cruzada com a outra fita de DNA.

Qual ou quais são fármacos da classe dos agentes alquilantes?

Ciclofosfamida e ifosfamida, derivadas das mostardas nitrogenadas, são os agentes alquilantes mais empregados.

Quais são os medicamentos quimioterápicos?

Os medicamentos quimioterápicos frequentemente usados no tratamento do câncer de mama avançado incluem:

  • Taxanos (paclitaxel, docetaxel e paclitaxel).
  • Antraciclinas (doxorrubicina, doxorrubicina lipossômica peguilada e epirrubicina).
  • Agentes da platina (cisplatina, carboplatina).
  • Vinorelbina.
  • Capecitabina.
  • Gemcitabina.

O que são antineoplásicos Alquilantes?

6.1 Antineoplásicos Os fármacos utilizados na quimioterapia antineoplásica são comumente classificados pelo seu mecanismo de ação ou pela sua origem. Alquilantes exercem seus efeitos sobre a síntese de ácido desoxirribonucleico (ADN) e proteínas, ligando-se ao ADN e inibindo a abertura da dupla hélice.

Qual é a principal indicação do tratamento radioterápico?

A radioterapia tem como principal objetivo curar uma enfermidade que esteja presente ou evitar o seu reaparecimento após uma cirurgia. Além disso, pode ser utilizada para controlar sintomas, como sangramento e dores, causados pela presença de doença.

Qual é o mecanismo de ação desse agente Alquilante que levou ao desenvolvimento de carcinomas subsequentes nos pacientes que receberam tratamento para câncer?

Sua ação se resume no fato de que estes medicamentos têm o potencial de formarem ligação cruzada com o DNA impedindo sua replicação e conseqüentemente destroem as células em repouso ou em processo de divisão ativa, resultando em citotoxicidade.

Como age a Vimblastina?

COMO AGE. A Vimblastina bloqueia a divisão celular (bloqueia a mitose), agindo especificamente na fase M da divisão celular. Pode também interferir com o metabolismo de aminoácidos.

O que são medicamentos quimioterápicos?

Quimioterapia é um tratamento que utiliza medicamentos para destruir as células doentes que formam um tumor. Estes medicamentos se misturam com o sangue e são levados a todas as partes do corpo, destruindo as células doentes que estão formando o tumor e impedindo, também, que elas se espalhem pelo corpo.

Como são classificados os quimioterápicos?

Os quimioterápicos são classificados de acordo com a ação celular e estrutura química. Quanto à ação celular, eles podem ser ciclo celular-específicos, que atuam em uma fase específica da divisão celular, ou ciclo celular-inespecíficos, que atuam em mais de uma fase da divisão celular ou em todas as fases.

É um antineoplásico da classe dos agentes alquilantes?

A primeira classificação divide os antineoplásicos em seis grupos: Agentes Alquilantes – causam alterações nas cadeias do DNA, impedindo sua replicação. Fazem a alquilação dos ácidos nucleicos (DNA e RNA) e proteínas.

Quando é indicado radioterapia e quimioterapia?

A quimioterapia pode ser utilizada para complementar a radioterapia ou nos casos em que esta não pode ser aplicada. Quando o câncer já se espalhou para outras regiões do organismo ou em áreas onde a radiação não é tão eficaz.

Quando é necessário fazer radioterapia?

Quando é indicada A radioterapia é indicada para tratar ou controlar o crescimento de tumores benignos ou de câncer, podendo ser utilizada antes, durante ou após o tratamento com cirurgia ou quimioterapia.