O que é o Panóptico?

O que é panóptico para Foucault?

O panóptico nasce como uma arquitetura de maximização da eficiência do poder, na medida em que rege a economia de energia, de recursos humanos, além de aumentar as possibilidades acúmulo de saber sobre os indivíduos vigiados.

O que é panóptico filosofia?

Pan-óptico é um termo utilizado para designar uma penitenciária ideal, concebida pelo filósofo utilitarista e jurista inglês Jeremy Bentham em 1785, que permite a um único vigilante observar todos os prisioneiros, sem que estes possam saber se estão ou não sendo observados.

Qual o objetivo do panóptico?

Ai está a finalidade do Panóptico. O Panóptico organiza espaços que permitem ver, sem ser vistos, portanto, uma garantia de ordem. Assim, a vigilância torna-se permanente nos seus efeitos, mesmo que não fosse na sua ação. Mais importante do que vigiar o prisioneiro o tempo inteiro, era que o mesmo se soubesse vigiado.

O que é o projeto panóptico?

O Panóptico é um projeto do Centro de Estudo de Segurança e Cidadania – CESeC que monitora a adoção da tecnologia de reconhecimento facial pelas instituições de segurança pública do Brasil.

O que é biopolítica de Foucault?

No pensamento de Foucault por biopolítica se entende a maneira pela qual, a partir do século XVIII, se buscou racionalizar os problemas colocados para a prática governamental pelos fenômenos próprios de um conjunto de indivíduos enquanto população, entre outros cabe apontar, a saúde, a higiene, as taxas de natalidade, …

Como surgiu o conceito de panóptico?

A criação deste desenho deve-se a Jeremy Bentham, um filósofo britânico que imaginou uma cadeia em que todos os reclusos estivessem sob o campo de visão do vigilante, sem que os presos soubessem que a observação era feita em todo o momento.

Qual sua reflexão sobre o panóptico?

Nos dizeres de Michel Foucault, o panóptico tem um efeito importante: induzir no detento um estado consciente e permanente de visibilidade que assegura o funcionamento automático do poder. Fazer com que a vigilância seja permanente em seus efeitos, mesmo se é descontínua em sua ação[6].

O que vem a ser a biopolítica?

A Biopolítica é o conjunto de estratégias de gestão dos viventes, mecanismos biológicos que passam a fazer parte das estratégias políticas: higiene, alimentação, sexualidade, natalidade, longevidade. O objeto da biopolítica: toda a dinâmica da população, seu corpo, sua saúde, suas ideias, sua subjetividade, sua vida.

Qual o objetivo da biopolítica?

A biopolítica tem como seu objeto a população de homens viventes e os fenômenos naturais a ela subjacentes. Regula e intervém sobre taxas de natalidade, fluxos de migração, epidemias, longevidade.

Quem criou o panóptico?

Jeremy Bentham
Pan-óptico é um termo utilizado para designar uma penitenciária ideal, concebida pelo filósofo e jurista inglês Jeremy Bentham em 1785, que permite a um único vigilante observar todos os prisioneiros, sem que estes possam saber se estão ou não sendo observados.

Quem criou o panoptismo?

Jeremy Bentham criou o sistema Panóptico, após estudar o sistema carcerário, e percebeu que esse projeto poderia também ser usado em escolas e fábricas com o objetivo de que crianças e trabalhadores pudessem aprender e produzir mais, através deste sistema de vigilância O sistema Panóptico se espalhou por toda sociedade …

Qual a reflexão de Michel Foucault no livro Vigiar e Punir *?

Vigiar e Punir Reflete o motivo pelo qual as torturas deram lugar ao encarceramento das prisões, pretendendo que essa fosse a forma mais adequada de correção. O filósofo responde essa questão refletindo sobre o poder da monarquia (absoluto), o qual foi substituído pelo poder de um governo republicano.

O que o panoptismo defende e luta contra?

Olaya Fernández Guerrero – No contexto do panoptismo, o povo, ou melhor, a cidadania, perde parte da sua autonomia e liberdade de ação e transforma-se em uma coletividade administrada e vigiada, submetida a um regime de visibilidade em que todos, e cada um dos indivíduos, estão sujeitos à supervisão e são colocados sob …

O que é biopolítica Para Foucault?

No pensamento de Foucault por biopolítica se entende a maneira pela qual, a partir do século XVIII, se buscou racionalizar os problemas colocados para a prática governamental pelos fenômenos próprios de um conjunto de indivíduos enquanto população, entre outros cabe apontar, a saúde, a higiene, as taxas de natalidade, …