Quais são as linhas do espiritismo?

Quais são os tipos de Espiritismo?

A opção espírita engloba os kardecistas (2.262.401), adeptos de umbanda (397.431) e candomblé (127.582), seitas estas de origem afro, além de outras como xamanismo e santo daime com menor número de seguidores, seitas que pressupõem conhecimento e uso de forças sobrenaturais.

Quais os 5 pilares da Doutrina Espírita?

Os cinco pilares do espiritismo

  • Existência de Deus. Deus existe. …
  • Imortalidade da Alma. Antes de sermos seres humanos, filhos de nossos pais, somos, na verdade, espíritos, filhos de Deus. …
  • Pluralidade das Existências. …
  • Pluralidade dos Mundos Habitados. …
  • Comunicabilidade dos Espíritos.

Quais são os tipos de centros espíritas?

  • Associação Médico-Espírita do Brasil.
  • Associação Médico-Espírita Internacional.
  • Centro espírita.
  • Colégio Allan Kardec.
  • Confederação Espírita Pan-Americana.
  • Conselho Espírita Internacional.
  • Federação Espírita Brasileira.
  • Federação Espírita Portuguesa.

O que os espíritas seguem?

Quem segue a Doutrina Espírita, é denominado “‘Espírita ‘” e sua prática é denominado “‘Espiritismo‘”. Assim, ao seguirem os ensinamentos codificados por Allan Kardec nas obras Fundamentais denominam-se simplesmente “espíritas”, sem o complemento “kardecista” ou “Kardecismo”.

Qual a diferença entre espiritismo kardecista e umbanda?

o espiritismo não tem culto material e na umbanda ocorre; espiritismo rege por um corpo de doutrina homogênea, codificada por Allan Kardec, a umbanda não se rege por essa doutrina. espiritismo não tem sinais cabalísticos nem símbolos, a umbanda tem sinais, como os “pontos riscados”.

Qual a diferença entre espiritismo e espiritismo kardecista?

Embora o termo Kardecismo tenha se popularizado, dando a falsa impressão de que o Espiritismo é de autoria de Allan Kardec, é perfeitamente claro que não existe a necessidade de se chamar Espiritismo Kardecista, pois só existe um Espiritismo com base na Doutrina dos Espíritos.

Quais são os princípios da Doutrina espírita?

Dos chamados princípios fundamentais do Espiritismo, três se destacam: o da existência de Deus como o Criador de tudo o que o homem não fez; o da existência dos Espíritos como criaturas suas, e o princípio da natureza espiritual da alma humana, que constitui a individualidade consciente, permanente e imperecível do …

Quais são as bases da doutrina espírita?

O Espiritismo tem três preceitos fundamentais: o da evolução do espírito através da reencarnação, o da existência de vida em outros mundos e o da prática mediúnica como forma de comunicação entre os vivos e os mortos.

Como são os templos espíritas?

O Espiritismo não edifica templos, e não considera um centro espírita como casa de Deus. Essa ideia de santificação, de sacralização de um lugar, em detrimento de outros, é negativa, pois leva a criatura a ter dois comportamentos: um, respeitoso, para o templo, e outro liberado para o ambiente profano.

Qual a diferença entre centro de umbanda e centro espírita?

Pontos em que ocorre a diferença: o espiritismo não admite uso de imagens, já na umbanda tem imagens e altares; o espiritismo não tem culto material e na umbanda ocorre; espiritismo rege por um corpo de doutrina homogênea, codificada por Allan Kardec, a umbanda não se rege por essa doutrina.

Quem é espírita acredita em Deus?

Os espíritas também acreditam em Deus como inteligência suprema, autor das leis da natureza e criador do universo. Na visão deles, Jesus Cristo não é filho de Deus, e sim um espírito evoluído.

O que é ser uma pessoa espiritualista?

É uma corrente filosófica que crê em Deus e na alma, na imortalidade do ser, nos princípios morais e espirituais. Não se deve, porém, confundir Espiritualismo com Espiritismo, erro muito comum.

O que o kardecismo diz a respeito da umbanda?

O Espiritismo NÃO têm sinais cabalísticos nem símbolos; a Umbanda TEM sinais, “pontos riscados” etc. O ESPIRITISMO REGE-SE POR UM CORPO DE DOUTRINA HOMOGÊNEA, CODIFICADA POR ALLAN KARDEC; A UMBANDA NÃO SE REGE PELA DOUTRINA CODIFICADA POR ALLAN KARDEC.

Qual a diferença entre o espiritismo e umbanda?

Na perspectiva desses romances espíritas, a Umbanda traz a riqueza dos cultos afro-descendentes, acrescida de muitos outros elementos e práticas religiosas, para poder “falar a linguagem do povo”.